domingo, 8 de setembro de 2013

Amigdalectomia, cirurgia de retirada das amigdalas ou tonsilas - voz e dicção

Bom, devido a grande quantidade de pessoas que passam por essa cirurgia, e que vem aqui deixar as suas experiência e as suas dúvidas... Resolvi escrever este post.
Já tenho pouco mais de 1 ano de cirurgia.
Uma dúvida muito frequente que aparece é se a voz volta ao normal e se a dicção tbm volta ao normal.
Nada mais natural do que acordar dessa bendita cirurgia e perceber que sua voz não é mais a mesma, e que você não consegue falar palavras fáceis como "coca-cola" sem parecer que tem uma batata dentro da sua boca.
E agora? Será que vou falar assim pra sempre????? AI MEU DEUS!
Rsrsrs
Bom, primeiramente, relaxem!
Se a cirurgia é recente, você precisa reaprender a beber, a comer, a falar, etc... A região da cirurgia afeta tudo isso.. então é preciso paciência pra voltar pra sua vida normal.
Se a cirurgia não é tão recente (até uns 5 meses) devo repetir: PACIÊNCIA!!!
As coisas vão melhorando bem devagar. Pra alguns é mais rápido, para outros é bem demorado.
Eu não conseguia falar algumas palavras, isso me deixava frustrada, triste, especialmente pq não foi logo depois da cirurgia, mas durante meses!... Pensei que ia falar daquele jeito pra sempre. Fui ao médico e tudo... Ele me pediu exatamente isso: Paciência.
Esperei uns bons 8 meses, mais ou menos, para voltar a ter a minha boa e velha dicção. Então se você está preocupado por estar falando como se tivesse uma batata dentro da boca, apenas tenha paciência e deixe o corpo se consertar sozinho rsrs, acredite, você vai poder falar até russo com perfeita dicção se esperar.
Quanto a voz.. quem faz essa cirurgia tem muita chance de ter a voz mudada. Geralmente a voz fica mais aguda. No meu caso, nem sei, acho que minha voz ficou mais limpa. Porque antes as amigdalas eram tão grandes que influenciavam no tom da minha voz e na minha fala sem que eu percebesse. Agora percebo que a fala é mais limpa. No entanto, sempre que encontro alguém que não vejo há tempos, escuto um "nossa, sua voz está diferente!"... E sinceramente eu não sei se ficou mais grave ou mais aguda.
Logo depois da cirurgia lembro que ficou mais grave. Depois da recuperação não sei. Mas nada a reclamar.
Quem trabalha com música deve ser muito criterioso ao decidir se vai se submeter à cirurgia ou não, pois há risco de mudança na voz. E nunca se sabe se vai ser para melhor ou para pior.
Cada corpo reage de uma maneira.. Por exemplo.. Até hoje não consigo gargarejar. Tenho um grande problema com isso, mas entendi o por quê.
Minhas amigdalas eram grandes demais... O "buraco" que ficou, consequentemente, também é grande. Então sobra um espaço que a musculatura não consegue fechar quando se contrai, daí o fato de não conseguir gargarejar.
Mas são pequenas coisas com as quais devemos nos habituar.
Tenho acompanhado os comentários de muitas pessoas que estão passando pelo pós..estão pensando em fazer.. ou ja fizeram há algum tempo.
É muito interessante saber como aconteceu com vocês, e esclarecer a quem precisa passar pela cirurgia como ela realmente é, e seus efeitos imediatos e também futuros.
Estou bem, até hoje não tive NENHUMA inflamação na garganta (só espirros), nada de dor de garganta inflamada, aquela coisa que era rotina na época de amigdalas gigantes.
Eu pego resfriados, mas não afeta minha garganta, só o nariz, uns espirros, sabe como é, rsrsrs.
Mas aquele sofrimento mensal de dores de garganta fortíssimas, pus, vermelhidão, antibióticos.. Estou livre!!!!  Eis o lado bom de todo o sofrimento!
Será assim com vcs também!
É o que desejo, e espero ter esclarecido algumas dúvidas!
Grande abraço a todos!

26 comentários:

Kiki disse...

Olá Jess, tudo nem? Quero muito agradecer por compartilhar sua experiência. Eu queria te fazer uma pergunta. Já estou ficando preocupada.

Dia 07.09 me submeti a esta cirurgia, eu tenho 30 anos. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

Só que isto não está acontecendo. Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Já estou ficando preocupada! Mesmo porque isso incomoda muito e causa uma âDia 07.09 me submeti a cirurgia de retirada das amígdalas, uma amigdalectomia. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

Isto não está acontecendo! Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Além da preocupação que isto está me causando, causa também desespero. Mesmo porque isso incomoda muito e dá uma ânsia de vômito constante!

Sei que a sua se alongou também. Demorou muito para voltar? Por favor me dá uma luz! Meu médico está fora do país no momento e a espera dele voltar já está me enlouquecendo.

Obrigada desde já!

Kiki disse...

Nossa! Que bagunça ficou o que eu escrevi! Não sei o que houve! Deve ser porque escrevi do celular. Vou postar novamente certinho. Desculpe o erro.

--------------------

Olá Jess, tudo nem? Quero muito agradecer por compartilhar sua experiência. Eu queria te fazer uma pergunta. Já estou ficando preocupada.

Dia 07.09 me submeti a esta cirurgia, eu tenho 30 anos. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

Só que isto não está acontecendo. Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Além da preocupação que isto está me causando, causa também desespero. Mesmo porque isso incomoda muito e dá uma ânsia de vômito constante!

Sei que a sua se alongou também. Demorou muito para voltar? Por favor me dá uma luz! Meu médico está fora do país no momento e a espera dele voltar já está me enlouquecendo.

Obrigada desde já!
Kiki

J. Rohr disse...

Oi Kiki, desculpe a demora para responder!!
Espero que a úvula tenha melhorado! No meu caso eu tive uvulite, ela ficou muito roxa e alongada, quando mostrei para a minha médica ela me mandou tomar novamente os antibióticos que eu já tinha tomado.. Com o tempo passou, não demorou muito não, creio que no máximo 2 ou 3 semanas.
Se cuida!

Anônimo disse...

Olá ?? Qro agradecer também o seu depoimento, pois o mesmo tem ajudado muita gente. Meu nome é Cezar eu to no 5º dia pós amigdalectomia(somente, nada de nariz, pq n não precisou). Eu sei que cada caso é um caso e também sei que a dor eh subjetiva para cada pessoa. Do primeiro ao 4º dia foi muito tranquilo, dor somente ao engolir saliva, água e papinhas... a grande questão é que hoje no 5º dia acordei como se tivesse comido areia !! E olha que nos outros dias dormia que nem uma pedra de tão tranquilo ... oque vc acha J. Rohr ? eu tinha até parado de tomar remédio pra dor .. e fui obrigado a tomar tylex ... enfim, peço que vc me oriente cm seu relato, imagino que vc deve esta bem saturada com esse assunto , mas também vi que vc parece ser muito hospitaleira e gosta de ajudar as pessoas ! Muito obg e abraços !

J. Rohr disse...

Anônimo, desculpe a demora para responder. Gosto sim de ajudar as pessoas, pois eu mesma antes de me submeter à cirurgia pesquisei muito, fico feliz de saber que o meu relato sirva para orientar quem passa por isso.
Olha, o pós-operatório é complicado e pode ocorrer vários desdobramentos. No meu caso: uvulite, dor intensa no ouvido, dor enorme na garganta. Creio que seu organismo está apenas reagindo à intervenção a que foi submetido, a dor e o desconforto (boca seca, saliva espessa, dificuldade pra falar, engolir, perda do paladar) são absolutamente normais, desde que nenhum outro quadro anormal (inchaço, roxo, febre, pus, sangramento) seja detectado.. Então o que eu posso dizer é pra você observar os sinais do seu corpo. Se houver qualquer alteração ou dor forte fora do normal, procure seu médico!! Não arrisque esperando demais, ok? Tudo de bom para você e melhoras!!

Kiki disse...

Olá Jess,

Estou passando para te agradecer por responder. ;)

Obrigada! De verdade! Já estou 100%!!! Nunca mais tive problemas com a garganta depois da cirurgia! I que é um alívio para mim, pois a minha inflamava todo o mês, eu tomava antibióticos sempre e nenhum mais me fazia efeito! Tenso!

Obrigada por tudo!
Abraços!

Kiki

Anônimo disse...

Olá,me chamo Layla, tenho 29 anos e também retirei as amidalas pois infeccionavam muito e com muita frequencia e nem os antibióticos estavam fazendo efeito!!! a cirurgia ocorreu bem graças a DEUS, mas quando o efeito da anestesia passou a dor era horrívelll, eu não podia abrir a boca, falar e engolir pq doía muuuito, não conseguia tomar um copo todo de agua e nem de nada...sem contar o ouvido que tbm doía muuito, essa dor insuportavel durou até quarto ou quinto dia que foi quando comecei a me alimentar melhor mas com muito esforço. Só no setimo dia que voltei a comer arroz e feijão normal. Operei dia 3, hj fazem 12 dias, ainda dói p engolir um pouquinho mas dá p levar...estou falando diferente tbm, percebo que minha voz tbm mudou um pouco mas espero melhorar disso tudo logo, não aguento mais...ahh emagreci muito tbm!!!

Anônimo disse...

Chamo-me Luis tenho 24 anos e ja vao 10 dias que fiz a cirurgia. Dores so tive nos 2 dias e depois nunca mais tive dores. Ganhei foi um edama na uvula o que ficou bastante inchada mas ja esta a voltar ao normal. Febre e sangramentos tambem nao tive. Comer como normalmente claro qie nos 3 dias so agua e gelado. De resto estou super bem. Eu pensava que ia morre de dores mas muito pelo contrario nem analgesicos precisei! A dor varia muito de pessoa para pessoa. Por isso nao digas que vai doer horrores porque a verdade pode nao doer nada.

Anônimo disse...

Olá. Me chamo Laressa ,tenho 19 e tem 2 dias que fiz a remocao das amigdalas. Estou com uma dor insuportavel. A minha uvila esta alongada com uma outra ponta do lado esquerdo. Me ajudem. Obrigada.
LARESSA

Anônimo disse...

Tu tens o mesmo problema da uvula que eu tive mas isso passa rapido. Quanto as dores toma xarope e nao comprimidos. As dores passa rapido come muito gelado ou gelatina quanto mais comeres mais rapido te curas.

J. Rohr disse...

Oi pessoal, pelo que tenho observado nos comentários a uvulite acaba sendo bem recorrente no pós-operatório... Mas não é caso de desespero gente, procurem seus médicos, eles saberão o que fazer! E sim Anônimo, a dor é uma questão muito subjetiva, tem pessoas muito sortudas que sentem pouca dor ou resistem bem à dores fortes! rs Infelizmente a maioria massante sofre muito... Mas é por um bem maior! Espero que todos vocês melhorem logo!! Obrigada por deixarem suas histórias aqui, e me desculpem a demora para responder. Saúde a todos!!

Sabrina Paula disse...

Olá, sou Sabrina... Tenho tbm problemas de amigdalite, mas apenas uma é um pouco crescida, estou em processo de tratamento com otorrino e ele mencionou que a principal causa é alergia, já que respiro muito pela boca, o que causa essa amigdalite. Até agora ele não comentou nada sobre cirurgia, disse que eu apenas aguardasse o tratamento. Eu lendo seu post aqui, confesso que perdi as minhas forças , só imaginando a dor e o sofrimento. Mas graças a Deus você hoje está bem e o sofrimento valeu a pena. Espero não precisar me submeter a cirurgia, conheço pessoas que até chegou a perder a voz por conta da operação , isso comigo não pode acontecer de hipótese alguma pois canto... Gostei da descrição sobre sua cirurgia aqui, Deus a abençoe!

Anônimo disse...

ola boa noite eu fiz a cirurgia das amidalas tem 40 dias e ainda sinto a minha garganta estranha tem ves que parece que ela esta inchada sera que isso e normal gostaria de pedir a sua ajuda se isso aconteceu com vc tambem. quando eu fiz a sirurgia foi tudo bem a dor e insuportavel depois de 5 dias tive uma hemorragia de madrugada fui para o hospital e tive que ir para o centro sirurgico de novo foi horrivel mas agora gracas a deus ja esta tudo bem por favor me ajude a tirar essa duvida boa noite

J. Rohr disse...

Olá Anônimo... seu caso foi horrível.. Olha, não sou médica, por isso o máximo que eu posso fazer por você é aconselhar que você procure o seu otorrino. Eu também sentia que havia algo estranho, como um inchaço na região operada mesmo depois de uns 2 meses. Fui na minha médica e ela disse que não havia absolutamente nada de errado. Com o tempo passou, rs. Meu outro médico disse que essa cirurgia requer muita paciência para que o corpo se acostume com a nova forma.. afinal é uma intervenção "grande" para o organismo, que estava acostumado com as tonsilas ali. Espero que melhore logo! Se cuida!

Anônimo disse...

Olá , boa noite! meu nome é Adriana,eu tinha muito medo de fazer essa cirurgia , mas o médico disse que no meu caso não tinha jeito , tinha que fazer,então resolvir fazer.Hoje está completando 19 dias que fiz,e confesso não está sendo nada fácil tive muita dor nos primeiros dias,depois do sétimo dia,me senti melhor, fui no médico que fez a mesma,e ele pediu pra eu voltar com 15 dias,então voltei,e me falou que estava cicatrizado o local da da cirurgia, só que só que no outro dia após ele ter falado,a dor que me encomodava do lado direito do ouvido,e com reflexo pra mandíbula ,ao invés de diminuir, só aumentou, agora não posso escovar os dentes, que dói,nem mastigar,engolir,nem falar um pouco mas alto,que dói demais, gostaria de saber se isso é normal se com você aconteceu isso também .Agradeço muito se poder me responder,pois estou preocupada.boa noite

J. Rohr disse...

Adriana, eu senti muita dor no ouvido direito e na mandíbula, mas nos primeiros dias. Era praticamente impossível escovar os dentes. A complicação que eu tive foi a uvulite. Mas com o tempo de cirurgia que você tem eu já estava me recuperando da uvulite. Então são casos bem diferentes... Volte ao seu médico e fale sobre essa dor forte que você sente... Acho que a intensidade da dor deveria ter diminuído.. Se cuida!!

Bruno Rocha disse...

Oi... estou no 3 dia de pós operatorio, junto com a remoção das amigdalas (as minhas sempre foram gigantes) aproveitei e corrigi o septo do nariz, nem preciso mencionar o quão desagradavel é sangrar o tempo todo pelo nariz! Não tenho dores, graças a Deus, só não aguento mais comer sorvete, milk shake, leite, suco e derivados kkkkk. Espero que minha voz mude (estou torcendo pra isso) se me der alguma dica de um cardapio diferente ficaria feliz hehehe!!! OBRIGADO!

J. Rohr disse...

Bruno Rocha, pena ter visto seu comentário com tanto atraso! Eu tbm fiquei de saco cheio de comer só sorvete. Te indicaria uma transgressão à regra do sorvete, igual eu fiz, comi logo um feijão com abóbora, purê de batata e caldinho de carne! DOEU HORRORES, mas meu estômago agradeceu!
Se cuida.

Anônimo disse...

Oi boa noite, meu nome é Luciano sempre tive problemas de garganta inflamada desde pequeno, tomei tanto antibióticos que tive que extrair vários dentes com seis anos de idade, hoje com 37 anos faz três dias que fiz as duas cirurgias. No nariz está bem suave a recuperação mas na garganta está muito dolorido e nos dois primeiros dias eu não sentia tanta dor.Mas percebi que quanto mais temperos e sal a sopa tiver mais ardente e dolorido fica ao me alimentar. Estava pensando em voltar ao médico já, mas após todas essas experiências aqui descrita fico mais tranquilo. Escovo os dentes desde o dia da cirurgia e não sinto dores. Muito obrigado um abraço á todos.

Anônimo disse...

Com cinco dias que tinha feito cirurgia começou a sangrar muito pela garganta pensei que fosse morrer. Me submeti a outra cirurgia e agora está horrível a dor nem água está descendo direito. Não vejo a hora de comer alimentos sólidos. Essa dor não passa é horrível. lucianomendes1919@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá. Impressionante os dois procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo. Pra operar o nariz, passa-se a respirar pela boca e ela estando também operada é evidente que a dor na garganta será extrema, pois viverá ressecada. Me submeti à correção de desvio de septo em outubro do ano passado e à amigdalectomia em junho deste ano. Minhas amígdalas tinham mais que o dobro do tamanho e, ao removê-las, o palato perdeu sustentação e a úvula ficou encostando na língua. O jeito foi passar por uma uvulopalatofaringoplastia no início deste mês, com a remoção da úvula e realinhamento do palato. Nada do outro mundo, inclusive é uma cirurgia muito feita para curar o ronco. Então me livrei de vários problemas, como respirar pela boca, que causa faringite e nao amigdalite, como citado pelo médico da Sabrina, me livrei da amigdalite, que é a infecção das amígdalas por bactérias e restos de alimentos, me livrei da rouquidão (espero), da má dicção e da rouquidão. Então tranquilizem-se, são cirurgias muito simples, mas que exigem TOTAL repouso. Quanto as dores interligadas na garganta e ouvido, são normais, devido aos nervos serem os mesmos. Rodrigo Soares

Anônimo disse...

Retirei as minhas amígdalas a dois dias e não consigo comer praticamente nada... Apenas sorvete e gelatina. Minha voz está bem grave, mas é que ainda esta recente. Sinto muuuitas dores, inclusive no ouvido e na mandíbula, alem de uma certa dificuldade para respirar quando deito. Com vocês foi assim? A dor melhorou depois de quantos dias?

Anônimo disse...

Olá muito bom esse post valeu mesmo,tenho 25 anos meu nome é guilherme fiz a cirurgia terça feira dia 19/08 e hj estou aqui com 7 dias de operado.a noite nos primeiros dias meu ouvido doia que eu quase chorava,sorvete e danone enjoei nos 2 primeiros dias nao quero ver nem mais a cor rrsrsrsrs hj minha mas fez um calddinho de feijao e consegui comer sentindo dores,minha preocupaçao esta sendo a uvula que ta mt grande espero que ela diminua no mais as dores estao passando lentamente mas sei que é por uma boa causa e tambem sonho todo noite em
Comer uma pizza de 4 queijos com frango desfiado se Deus quiser proximo domingo vou conseguir comer.mas no geral minha cirurgia foi boa tirando o fato de na hora da cirugia eu surtar e nao querer fazer mais,depois o dr veio e me convenceu e consegui fazer bem,agora é esperar a recuperaçao e me ver livre das amigdalas gigantes e dos caseum horrorosos bem ta aqui meu relato e que Deus abençoe a todos

Anônimo disse...

Hoje tenho 1 mÊs e 3 dias de operada!!! Senti todas essas dores que falaram. Muita, muita mesmo e quando achava que ia melhorar, piorava. Eu não imaginava que sofreria tanto, pois estava acostumada com as dores das tantas amigdalites que tinha. Fiz desvio de septo também, incomoda quando está com o split, pois respirar não tem como, só pela boca. Retirei 6 dias depois, mas tive que aprender a respirar, pois me "afogava" com tanto ar. Hoje o nariz ainda está sensível, levemente dolorido, as vezes sai uns aliens e semana passada tive um pequeno sangramento. Continuo lavando com soro, maresis e avamys. Como quase normal, pois preciso de muito liquido pra engolir qualquer coisa, mas o problema que minha úvula deu edema e ainda não desinchou e isso incomoda muito, até na respiração. Já tomoei 4 antialérgicos e nada. Estou muito mau humorada com isso, mas o médico disse que a úvula é a mais preguiçosa na recuperação e pode levar até 60 dias para voltar ao normal. Se Deus quiser não levará isso tudo, porque é realmente muitooo incomodo. Aconteceu isso com alguém? Com quanto tempo a uvula voltou ao normal?!

Anônimo disse...

Hoje tenho 1 mÊs e 3 dias de operada!!! Senti todas essas dores que falaram. Muita, muita mesmo e quando achava que ia melhorar, piorava. Eu não imaginava que sofreria tanto, pois estava acostumada com as dores das tantas amigdalites que tinha. Fiz desvio de septo também, incomoda quando está com o split, pois respirar não tem como, só pela boca. Retirei 6 dias depois, mas tive que aprender a respirar, pois me "afogava" com tanto ar. Hoje o nariz ainda está sensível, levemente dolorido, as vezes sai uns aliens e semana passada tive um pequeno sangramento. Continuo lavando com soro, maresis e avamys. Como quase normal, pois preciso de muito liquido pra engolir qualquer coisa, mas o problema que minha úvula deu edema e ainda não desinchou e isso incomoda muito, até na respiração. Já tomoei 4 antialérgicos e nada. Estou muito mau humorada com isso, mas o médico disse que a úvula é a mais preguiçosa na recuperação e pode levar até 60 dias para voltar ao normal. Se Deus quiser não levará isso tudo, porque é realmente muitooo incomodo. Aconteceu isso com alguém? Com quanto tempo a uvula voltou ao normal?!

Anônimo disse...

@Kiki em quanto tempo sua uvula desinchou?
@J. Rohr vc sabe até quanto tempo a uvula pode desinchar?