Amigdalectomia: Cirurgia de retirada das amigdalas. Parte 2


Escrevi um post contando sobre a minha cirurgia de retirada das amigdalas, e teve uma repercussão bem maior do que eu esperava.  Você pode conferir a Parte 1 clicando neste link AQUI.
Como surgiram muitos comentários e perguntas sobre problemas na fala após a cirurgia, resolvi escrever este post contando a minha experiência nesse aspecto.
Já tenho pouco mais de 1 ano de cirurgia.
Uma dúvida muito frequente que aparece é se a voz volta ao normal e se a dicção tbm volta ao normal.
Nada mais natural do que acordar dessa bendita cirurgia e perceber que sua voz não é mais a mesma, e que você não consegue falar palavras fáceis como "coca-cola" sem parecer que tem uma batata dentro da sua boca.
E agora? Será que vou falar assim pra sempre????? AI MEU DEUS!
Rsrsrs
Bom, primeiramente, relaxem!
Se a cirurgia é recente, você precisa reaprender a beber, a comer, a falar, etc... A região da cirurgia afeta tudo isso.. então é preciso paciência pra voltar pra sua vida normal.
Se a cirurgia não é tão recente (até uns 5 meses) devo repetir: PACIÊNCIA!!!
As coisas vão melhorando bem devagar. Pra alguns é mais rápido, para outros é bem demorado.
Eu não conseguia falar algumas palavras, isso me deixava frustrada, triste, especialmente pq não foi logo depois da cirurgia, mas durante meses!... Pensei que ia falar daquele jeito pra sempre. Fui ao médico e tudo... Ele me pediu exatamente isso: Paciência.
Esperei uns bons 8 meses, mais ou menos, para voltar a ter a minha boa e velha dicção. Então se você está preocupado por estar falando como se tivesse uma batata dentro da boca, apenas tenha paciência e deixe o corpo se consertar sozinho rsrs, acredite, você vai poder falar até russo com perfeita dicção se esperar.
Quanto a voz.. quem faz essa cirurgia tem muita chance de ter a voz mudada. Geralmente a voz fica mais aguda. No meu caso, nem sei, acho que minha voz ficou mais limpa. Porque antes as amigdalas eram tão grandes que influenciavam no tom da minha voz e na minha fala sem que eu percebesse. Agora percebo que a fala é mais limpa. No entanto, sempre que encontro alguém que não vejo há tempos, escuto um "nossa, sua voz está diferente!"... E sinceramente eu não sei se ficou mais grave ou mais aguda.
Logo depois da cirurgia lembro que ficou mais grave. Depois da recuperação não sei. Mas nada a reclamar.
Quem trabalha com música deve ser muito criterioso ao decidir se vai se submeter à cirurgia ou não, pois há risco de mudança na voz. E nunca se sabe se vai ser para melhor ou para pior.
Cada corpo reage de uma maneira.. Por exemplo.. Até hoje não consigo gargarejar. Tenho um grande problema com isso, mas entendi o por quê.
Minhas amigdalas eram grandes demais... O "buraco" que ficou, consequentemente, também é grande. Então sobra um espaço que a musculatura não consegue fechar quando se contrai, daí o fato de não conseguir gargarejar.
Mas são pequenas coisas com as quais devemos nos habituar.
Tenho acompanhado os comentários de muitas pessoas que estão passando pelo pós..estão pensando em fazer.. ou ja fizeram há algum tempo.
É muito interessante saber como aconteceu com vocês, e esclarecer a quem precisa passar pela cirurgia como ela realmente é, e seus efeitos imediatos e também futuros.
Estou bem, até hoje não tive NENHUMA inflamação na garganta (só espirros), nada de dor de garganta inflamada, aquela coisa que era rotina na época de amigdalas gigantes.
Eu pego resfriados, mas não afeta minha garganta, só o nariz, uns espirros, sabe como é, rsrsrs.
Mas aquele sofrimento mensal de dores de garganta fortíssimas, pus, vermelhidão, antibióticos.. Estou livre!!!!  Eis o lado bom de todo o sofrimento!
Será assim com vcs também!
É o que desejo, e espero ter esclarecido algumas dúvidas!
Grande abraço a todos!

Comentários

  1. Olá Jess, tudo nem? Quero muito agradecer por compartilhar sua experiência. Eu queria te fazer uma pergunta. Já estou ficando preocupada.

    Dia 07.09 me submeti a esta cirurgia, eu tenho 30 anos. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

    Só que isto não está acontecendo. Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Já estou ficando preocupada! Mesmo porque isso incomoda muito e causa uma âDia 07.09 me submeti a cirurgia de retirada das amígdalas, uma amigdalectomia. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

    Isto não está acontecendo! Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Além da preocupação que isto está me causando, causa também desespero. Mesmo porque isso incomoda muito e dá uma ânsia de vômito constante!

    Sei que a sua se alongou também. Demorou muito para voltar? Por favor me dá uma luz! Meu médico está fora do país no momento e a espera dele voltar já está me enlouquecendo.

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz 4 dias que fiz a minha cirurgia e a minha também está alongada, também estou preocupada

      Excluir
    2. Faz 4 dias que fiz a minha cirurgia e a minha também está alongada, também estou preocupada

      Excluir
    3. Oi preciso preciso fazer essa cirurgia como eu faço! Eu não tenho plano de saúde.quais são os procedimentos?

      Excluir
    4. Oi preciso preciso fazer essa cirurgia como eu faço! Eu não tenho plano de saúde.quais são os procedimentos?

      Excluir
    5. Vou responder de forma empírica e mais pro óbvio que pro científico. Bom, as estruturas - amígdalas e uvula - são praticamente comunicantes, ou seja, elas fazem parte de um mesmo sistema, o que pode ter acontecido foi que ao retirar as amígdalas os pontos que ali foram realizados devem ter puxado um pouco a uvula para um dos lados, o que por lógica não atrapalharia em nada se é que ali já existiu algo bem maior e que foi completamente extirpado na cirurgia. O que aconselho é voltar aí seu otorrinolaringologista, mostrar o incômodo e refletir nas possíveis dicas para suprimir o incômodo. As vezes o fato de estar muito grande posso está te deixando nauseada justamente pq a uvula é muito sensível ao contato, por isso suas náuseas e vômitos.
      Ao amigo Rick , que pergunta o que se não tem adesão à nenhum plano de saúde e precisa fazer Amigdalectomia. Bom meu caro Rick, a escolha entre fazer a cirurgia ou não na vdd é do médico especialista otorrinolaringologista, ele avaliará se os riscos de se ter uma amígdala é maior que o risco em tirá-las num procedimento cirúrgico. Isso pq um procedimento cirúrgico sempre será um procedimento invasivo, com riscos, pós operatório incerto, nunk será igual ao de nenhuma pessoa. Mas, se vc já passou num otorrinolaringologista e as crises de amigdalites se repetem de forma constante, tipo: mais de 5 por ano e em todas elas vc quase sempre faz uso de antibióticos o aconselhável é realmente tirá-las. Sem plano de saúde tudo fica mais difícil, infelizmente vc terá que contar com a chamada paciência de Jo, esperar que o SUS do seu município lhe convoque para fazer tal procedimento. Não sei como funciona isso direito mas no meu caso cheguei a dar entrada para fazer pelo SUS, fui até chamado para fazer a cirurgia, só que descobri que teria de fazer mais outras 2 concomitantemente (septoplastia e retirada de cisto sinusal), dessa forma resolvi fazer tudo pelo plano e de uma vez só. No SUS, vc deve solicitar do otorrinolaringologista ou qlqr outro médico que lhe forneça um laudo atestando a necessidade de fazer o procedimento bem como o agravantes de deixa lãs sem tirar, isso servirá como porta de entrada para a fila de espera. As vezes depende muito da região onde vc mora, e do período climático do ano em que vc estará entrando na fila, pois existem épocas onde as crises e infecções aéreas superiores aumentam significamente (ex:no inverno)
      No mais é isso. Espero ter ajudado.
      Boa sorte

      Excluir
  2. Nossa! Que bagunça ficou o que eu escrevi! Não sei o que houve! Deve ser porque escrevi do celular. Vou postar novamente certinho. Desculpe o erro.

    --------------------

    Olá Jess, tudo nem? Quero muito agradecer por compartilhar sua experiência. Eu queria te fazer uma pergunta. Já estou ficando preocupada.

    Dia 07.09 me submeti a esta cirurgia, eu tenho 30 anos. Minha úvula depois de 3 dias de pós operatório ficou alongada. Após 2 semanas fui ao otorrino que me operou, que disse que era normal e que a úvula voltaria a ser como antes...

    Só que isto não está acontecendo. Hoje, dia 01.10 quase um mês de pós operatório a minha úvula continua estranha, alongada e mais para o lado direito da garganta, ao invés de estar no centro. Além da preocupação que isto está me causando, causa também desespero. Mesmo porque isso incomoda muito e dá uma ânsia de vômito constante!

    Sei que a sua se alongou também. Demorou muito para voltar? Por favor me dá uma luz! Meu médico está fora do país no momento e a espera dele voltar já está me enlouquecendo.

    Obrigada desde já!
    Kiki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem?Como VC esta hoje? Estou igualzinho a vc. Como resolveu seu problema?

      Excluir
  3. Oi Kiki, desculpe a demora para responder!!
    Espero que a úvula tenha melhorado! No meu caso eu tive uvulite, ela ficou muito roxa e alongada, quando mostrei para a minha médica ela me mandou tomar novamente os antibióticos que eu já tinha tomado.. Com o tempo passou, não demorou muito não, creio que no máximo 2 ou 3 semanas.
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  4. Olá ?? Qro agradecer também o seu depoimento, pois o mesmo tem ajudado muita gente. Meu nome é Cezar eu to no 5º dia pós amigdalectomia(somente, nada de nariz, pq n não precisou). Eu sei que cada caso é um caso e também sei que a dor eh subjetiva para cada pessoa. Do primeiro ao 4º dia foi muito tranquilo, dor somente ao engolir saliva, água e papinhas... a grande questão é que hoje no 5º dia acordei como se tivesse comido areia !! E olha que nos outros dias dormia que nem uma pedra de tão tranquilo ... oque vc acha J. Rohr ? eu tinha até parado de tomar remédio pra dor .. e fui obrigado a tomar tylex ... enfim, peço que vc me oriente cm seu relato, imagino que vc deve esta bem saturada com esse assunto , mas também vi que vc parece ser muito hospitaleira e gosta de ajudar as pessoas ! Muito obg e abraços !

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, desculpe a demora para responder. Gosto sim de ajudar as pessoas, pois eu mesma antes de me submeter à cirurgia pesquisei muito, fico feliz de saber que o meu relato sirva para orientar quem passa por isso.
    Olha, o pós-operatório é complicado e pode ocorrer vários desdobramentos. No meu caso: uvulite, dor intensa no ouvido, dor enorme na garganta. Creio que seu organismo está apenas reagindo à intervenção a que foi submetido, a dor e o desconforto (boca seca, saliva espessa, dificuldade pra falar, engolir, perda do paladar) são absolutamente normais, desde que nenhum outro quadro anormal (inchaço, roxo, febre, pus, sangramento) seja detectado.. Então o que eu posso dizer é pra você observar os sinais do seu corpo. Se houver qualquer alteração ou dor forte fora do normal, procure seu médico!! Não arrisque esperando demais, ok? Tudo de bom para você e melhoras!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jess,

    Estou passando para te agradecer por responder. ;)

    Obrigada! De verdade! Já estou 100%!!! Nunca mais tive problemas com a garganta depois da cirurgia! I que é um alívio para mim, pois a minha inflamava todo o mês, eu tomava antibióticos sempre e nenhum mais me fazia efeito! Tenso!

    Obrigada por tudo!
    Abraços!

    Kiki

    ResponderExcluir
  7. Olá,me chamo Layla, tenho 29 anos e também retirei as amidalas pois infeccionavam muito e com muita frequencia e nem os antibióticos estavam fazendo efeito!!! a cirurgia ocorreu bem graças a DEUS, mas quando o efeito da anestesia passou a dor era horrívelll, eu não podia abrir a boca, falar e engolir pq doía muuuito, não conseguia tomar um copo todo de agua e nem de nada...sem contar o ouvido que tbm doía muuito, essa dor insuportavel durou até quarto ou quinto dia que foi quando comecei a me alimentar melhor mas com muito esforço. Só no setimo dia que voltei a comer arroz e feijão normal. Operei dia 3, hj fazem 12 dias, ainda dói p engolir um pouquinho mas dá p levar...estou falando diferente tbm, percebo que minha voz tbm mudou um pouco mas espero melhorar disso tudo logo, não aguento mais...ahh emagreci muito tbm!!!

    ResponderExcluir
  8. Chamo-me Luis tenho 24 anos e ja vao 10 dias que fiz a cirurgia. Dores so tive nos 2 dias e depois nunca mais tive dores. Ganhei foi um edama na uvula o que ficou bastante inchada mas ja esta a voltar ao normal. Febre e sangramentos tambem nao tive. Comer como normalmente claro qie nos 3 dias so agua e gelado. De resto estou super bem. Eu pensava que ia morre de dores mas muito pelo contrario nem analgesicos precisei! A dor varia muito de pessoa para pessoa. Por isso nao digas que vai doer horrores porque a verdade pode nao doer nada.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Me chamo Laressa ,tenho 19 e tem 2 dias que fiz a remocao das amigdalas. Estou com uma dor insuportavel. A minha uvila esta alongada com uma outra ponta do lado esquerdo. Me ajudem. Obrigada.
    LARESSA

    ResponderExcluir
  10. Tu tens o mesmo problema da uvula que eu tive mas isso passa rapido. Quanto as dores toma xarope e nao comprimidos. As dores passa rapido come muito gelado ou gelatina quanto mais comeres mais rapido te curas.

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal, pelo que tenho observado nos comentários a uvulite acaba sendo bem recorrente no pós-operatório... Mas não é caso de desespero gente, procurem seus médicos, eles saberão o que fazer! E sim Anônimo, a dor é uma questão muito subjetiva, tem pessoas muito sortudas que sentem pouca dor ou resistem bem à dores fortes! rs Infelizmente a maioria massante sofre muito... Mas é por um bem maior! Espero que todos vocês melhorem logo!! Obrigada por deixarem suas histórias aqui, e me desculpem a demora para responder. Saúde a todos!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou Sabrina... Tenho tbm problemas de amigdalite, mas apenas uma é um pouco crescida, estou em processo de tratamento com otorrino e ele mencionou que a principal causa é alergia, já que respiro muito pela boca, o que causa essa amigdalite. Até agora ele não comentou nada sobre cirurgia, disse que eu apenas aguardasse o tratamento. Eu lendo seu post aqui, confesso que perdi as minhas forças , só imaginando a dor e o sofrimento. Mas graças a Deus você hoje está bem e o sofrimento valeu a pena. Espero não precisar me submeter a cirurgia, conheço pessoas que até chegou a perder a voz por conta da operação , isso comigo não pode acontecer de hipótese alguma pois canto... Gostei da descrição sobre sua cirurgia aqui, Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  13. ola boa noite eu fiz a cirurgia das amidalas tem 40 dias e ainda sinto a minha garganta estranha tem ves que parece que ela esta inchada sera que isso e normal gostaria de pedir a sua ajuda se isso aconteceu com vc tambem. quando eu fiz a sirurgia foi tudo bem a dor e insuportavel depois de 5 dias tive uma hemorragia de madrugada fui para o hospital e tive que ir para o centro sirurgico de novo foi horrivel mas agora gracas a deus ja esta tudo bem por favor me ajude a tirar essa duvida boa noite

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo... seu caso foi horrível.. Olha, não sou médica, por isso o máximo que eu posso fazer por você é aconselhar que você procure o seu otorrino. Eu também sentia que havia algo estranho, como um inchaço na região operada mesmo depois de uns 2 meses. Fui na minha médica e ela disse que não havia absolutamente nada de errado. Com o tempo passou, rs. Meu outro médico disse que essa cirurgia requer muita paciência para que o corpo se acostume com a nova forma.. afinal é uma intervenção "grande" para o organismo, que estava acostumado com as tonsilas ali. Espero que melhore logo! Se cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a cirugia quase 3 meses sinto muito desconforto principalmente do lado direito, dá um desespero...procurei meu médico disse q é questão de adaptação,e q oq deve está dando desconforto talvez seja a cicatrização, levei 2 pontos um de cada lado da úvula...pediu p repetir os exames laboratoriais comentou tmbm q talvez precise de um fono p poder ajudar na respiração...bom tem q ter paciência coisa q não tô tendo.

      Excluir
  15. Olá , boa noite! meu nome é Adriana,eu tinha muito medo de fazer essa cirurgia , mas o médico disse que no meu caso não tinha jeito , tinha que fazer,então resolvir fazer.Hoje está completando 19 dias que fiz,e confesso não está sendo nada fácil tive muita dor nos primeiros dias,depois do sétimo dia,me senti melhor, fui no médico que fez a mesma,e ele pediu pra eu voltar com 15 dias,então voltei,e me falou que estava cicatrizado o local da da cirurgia, só que só que no outro dia após ele ter falado,a dor que me encomodava do lado direito do ouvido,e com reflexo pra mandíbula ,ao invés de diminuir, só aumentou, agora não posso escovar os dentes, que dói,nem mastigar,engolir,nem falar um pouco mas alto,que dói demais, gostaria de saber se isso é normal se com você aconteceu isso também .Agradeço muito se poder me responder,pois estou preocupada.boa noite

    ResponderExcluir
  16. Adriana, eu senti muita dor no ouvido direito e na mandíbula, mas nos primeiros dias. Era praticamente impossível escovar os dentes. A complicação que eu tive foi a uvulite. Mas com o tempo de cirurgia que você tem eu já estava me recuperando da uvulite. Então são casos bem diferentes... Volte ao seu médico e fale sobre essa dor forte que você sente... Acho que a intensidade da dor deveria ter diminuído.. Se cuida!!

    ResponderExcluir
  17. Oi... estou no 3 dia de pós operatorio, junto com a remoção das amigdalas (as minhas sempre foram gigantes) aproveitei e corrigi o septo do nariz, nem preciso mencionar o quão desagradavel é sangrar o tempo todo pelo nariz! Não tenho dores, graças a Deus, só não aguento mais comer sorvete, milk shake, leite, suco e derivados kkkkk. Espero que minha voz mude (estou torcendo pra isso) se me der alguma dica de um cardapio diferente ficaria feliz hehehe!!! OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno me manda email para rodrigoamin@terra.com.br

      Excluir
  18. Bruno Rocha, pena ter visto seu comentário com tanto atraso! Eu tbm fiquei de saco cheio de comer só sorvete. Te indicaria uma transgressão à regra do sorvete, igual eu fiz, comi logo um feijão com abóbora, purê de batata e caldinho de carne! DOEU HORRORES, mas meu estômago agradeceu!
    Se cuida.

    ResponderExcluir
  19. Oi boa noite, meu nome é Luciano sempre tive problemas de garganta inflamada desde pequeno, tomei tanto antibióticos que tive que extrair vários dentes com seis anos de idade, hoje com 37 anos faz três dias que fiz as duas cirurgias. No nariz está bem suave a recuperação mas na garganta está muito dolorido e nos dois primeiros dias eu não sentia tanta dor.Mas percebi que quanto mais temperos e sal a sopa tiver mais ardente e dolorido fica ao me alimentar. Estava pensando em voltar ao médico já, mas após todas essas experiências aqui descrita fico mais tranquilo. Escovo os dentes desde o dia da cirurgia e não sinto dores. Muito obrigado um abraço á todos.

    ResponderExcluir
  20. Com cinco dias que tinha feito cirurgia começou a sangrar muito pela garganta pensei que fosse morrer. Me submeti a outra cirurgia e agora está horrível a dor nem água está descendo direito. Não vejo a hora de comer alimentos sólidos. Essa dor não passa é horrível. lucianomendes1919@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá. Impressionante os dois procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo. Pra operar o nariz, passa-se a respirar pela boca e ela estando também operada é evidente que a dor na garganta será extrema, pois viverá ressecada. Me submeti à correção de desvio de septo em outubro do ano passado e à amigdalectomia em junho deste ano. Minhas amígdalas tinham mais que o dobro do tamanho e, ao removê-las, o palato perdeu sustentação e a úvula ficou encostando na língua. O jeito foi passar por uma uvulopalatofaringoplastia no início deste mês, com a remoção da úvula e realinhamento do palato. Nada do outro mundo, inclusive é uma cirurgia muito feita para curar o ronco. Então me livrei de vários problemas, como respirar pela boca, que causa faringite e nao amigdalite, como citado pelo médico da Sabrina, me livrei da amigdalite, que é a infecção das amígdalas por bactérias e restos de alimentos, me livrei da rouquidão (espero), da má dicção e da rouquidão. Então tranquilizem-se, são cirurgias muito simples, mas que exigem TOTAL repouso. Quanto as dores interligadas na garganta e ouvido, são normais, devido aos nervos serem os mesmos. Rodrigo Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai irmão como tu está hoje? Estou com esse mesmo problema da uvula e to me sentindo mal gostaria de falar contigo.. Me manda por favor fvsousa94@yahoo.com.br

      Excluir
  22. Retirei as minhas amígdalas a dois dias e não consigo comer praticamente nada... Apenas sorvete e gelatina. Minha voz está bem grave, mas é que ainda esta recente. Sinto muuuitas dores, inclusive no ouvido e na mandíbula, alem de uma certa dificuldade para respirar quando deito. Com vocês foi assim? A dor melhorou depois de quantos dias?

    ResponderExcluir
  23. Olá muito bom esse post valeu mesmo,tenho 25 anos meu nome é guilherme fiz a cirurgia terça feira dia 19/08 e hj estou aqui com 7 dias de operado.a noite nos primeiros dias meu ouvido doia que eu quase chorava,sorvete e danone enjoei nos 2 primeiros dias nao quero ver nem mais a cor rrsrsrsrs hj minha mas fez um calddinho de feijao e consegui comer sentindo dores,minha preocupaçao esta sendo a uvula que ta mt grande espero que ela diminua no mais as dores estao passando lentamente mas sei que é por uma boa causa e tambem sonho todo noite em
    Comer uma pizza de 4 queijos com frango desfiado se Deus quiser proximo domingo vou conseguir comer.mas no geral minha cirurgia foi boa tirando o fato de na hora da cirugia eu surtar e nao querer fazer mais,depois o dr veio e me convenceu e consegui fazer bem,agora é esperar a recuperaçao e me ver livre das amigdalas gigantes e dos caseum horrorosos bem ta aqui meu relato e que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  24. Hoje tenho 1 mÊs e 3 dias de operada!!! Senti todas essas dores que falaram. Muita, muita mesmo e quando achava que ia melhorar, piorava. Eu não imaginava que sofreria tanto, pois estava acostumada com as dores das tantas amigdalites que tinha. Fiz desvio de septo também, incomoda quando está com o split, pois respirar não tem como, só pela boca. Retirei 6 dias depois, mas tive que aprender a respirar, pois me "afogava" com tanto ar. Hoje o nariz ainda está sensível, levemente dolorido, as vezes sai uns aliens e semana passada tive um pequeno sangramento. Continuo lavando com soro, maresis e avamys. Como quase normal, pois preciso de muito liquido pra engolir qualquer coisa, mas o problema que minha úvula deu edema e ainda não desinchou e isso incomoda muito, até na respiração. Já tomoei 4 antialérgicos e nada. Estou muito mau humorada com isso, mas o médico disse que a úvula é a mais preguiçosa na recuperação e pode levar até 60 dias para voltar ao normal. Se Deus quiser não levará isso tudo, porque é realmente muitooo incomodo. Aconteceu isso com alguém? Com quanto tempo a uvula voltou ao normal?!

    ResponderExcluir
  25. Hoje tenho 1 mÊs e 3 dias de operada!!! Senti todas essas dores que falaram. Muita, muita mesmo e quando achava que ia melhorar, piorava. Eu não imaginava que sofreria tanto, pois estava acostumada com as dores das tantas amigdalites que tinha. Fiz desvio de septo também, incomoda quando está com o split, pois respirar não tem como, só pela boca. Retirei 6 dias depois, mas tive que aprender a respirar, pois me "afogava" com tanto ar. Hoje o nariz ainda está sensível, levemente dolorido, as vezes sai uns aliens e semana passada tive um pequeno sangramento. Continuo lavando com soro, maresis e avamys. Como quase normal, pois preciso de muito liquido pra engolir qualquer coisa, mas o problema que minha úvula deu edema e ainda não desinchou e isso incomoda muito, até na respiração. Já tomoei 4 antialérgicos e nada. Estou muito mau humorada com isso, mas o médico disse que a úvula é a mais preguiçosa na recuperação e pode levar até 60 dias para voltar ao normal. Se Deus quiser não levará isso tudo, porque é realmente muitooo incomodo. Aconteceu isso com alguém? Com quanto tempo a uvula voltou ao normal?!

    ResponderExcluir
  26. @Kiki em quanto tempo sua uvula desinchou?
    @J. Rohr vc sabe até quanto tempo a uvula pode desinchar?

    ResponderExcluir
  27. Olá J.Rohr, me chamo Valdilene e meu filho também precisou fazer esse procedimento cirurgico. Dia 29\ 10\2014, meu filho Pedro retirou as amigdalas e também adenoide. Sofreu com as dorez coitado, só tem 6 anos mais precisou passar por isso. Alguns dias após a cirurgia estou notando que a voz dele mudou tá diferente, isso está me deixando preoculpada. É normal essa mudança? A voz volta ao normal?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  28. estou indo para o sexto dia da operação ...uvulo e septo ....sorvete é o que me acalma ...ja consigo comer papinhas mas o sorvete é o que me da alivio imediato ...li todos os posts e vejo que cada caso é um caso ...quase não tive sangramento nasal mas é importante limpar a área sempre pois saiu um liquido avermelhado e amarelo . dormir ainda é um suplicio pois a garganta doi muito . a posição para dormir é importante ...cabeça levantadaa ( no meu caso melhora ...forcei para fazer a respiração puxar pelo nariz e soltar pela boca mesmo com um" obni " dentro do nariz ...estou dormindo por etapas para não ressecar a boca ...

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Nossa, me identifiquei muito com os seus dois posts.
    Operei a amígdala e o nariz há uns 40 dias e sofri demais! Emagreci sete quilos, desmaiei de fraqueza...foi terrível. A recuperação da garganta foi bem tensa, mas hoje ja consigo comer quase tudo.
    Mas há uns três dias começou a doer um pouco mais novamente. Você sabe se é normal?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá galera, fiz minha operação ontem 28/11, operei desvio septo, amígdalas e adenoide primeiramente acordar da anestesia foi terrível estava com boca extremamente seca, cm nariz todo tapado e garganta seca parecendo que tinha saliva seca com sangue e tendo que respirar pela boca... mas vamos lá.. pular esta parte do hospital...
    no meu primeiro dia em casa me alimentando só de líquidos, é um pouco estranho a sensação parece que ficou um 'vão' na garganta é como se com amígdalas o liquido descia pelo meio da garganta certinho agora parece descer por todo lado com tanto espaço livre, neste momento a garganta nao me incomoda tanto mas o nariz tapado ta me levando ao desespero tenho que aguentar 48hrs pra retirar tampão do nariz, mas é isso meu primeiro dia o pior é nariz, não tenho sentido tanta dor na garganta como relatado, espero que nao piore

    ResponderExcluir
  31. Espero que todos tenham conseguido desfrutar da ceia de natal, e agora da festa de ano novo com essas gargantas "consertadas" aí!! ahahah Obrigada pelos comentários pessoal, é muito legal ver a experiencia de vocês nisso tudo! Valeu!!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oi, já tem alguns meses que sofro com a amigdalite mas só recentemente descobri o que era... Só esse ano já é a quarta vez que minhas amigdalas inflamam e essa vez esta sendo a pior... Faz cinco dias... Estou tomando antibiótico mas não vejo melhora. Não consigo comer nem beber nada, quero me livrar delas mas confesso que alguns relatos me assustaram... Não vou aguentar essa repetição, quero voltar a comer e cantar, uso muito a voz e esta sendo complicado continuar assim, essa coisa na minha garganta está muito feia!!! ;(

    ResponderExcluir
  34. Dell" , não tenha medo dos relatos. Se é uma cirurgia necessária vá. Mesmo se estiver com medo, Vá com medo mesmo. Não foi a minha intenção colocar medo nas pessoas, só achei injusto ninguem falar o que acontece depois e resolvi contar a minha experiência... Pra minha surpresa, muuuuuitas pessoas vieram contar as suas experiencias. E olha, a gente pode concluir mais ou menos o seguinte: 1) a maioria sofre muito durante o pós-operatório.
    2) a dor é relativa! Uma dor pode ser insuportável pra mim, suportável pra você.
    3) cada corpo reage de maneira diferente, dependendo de N fatores!! Não espere que a sua experiencia seja igual... seu corpo é único.
    4) Tem gente que nem sentiu tanta dor.
    5) NINGUÉM SE ARREPENDEU, rs
    e, finalmente.. e mais importante..
    6) TUDO PASSA!!!!
    Não deixe de fazer a cirurgia se ela for mesmo necessária. Qualquer cirurgia causa dor, não tem jeito.. é uma "agressão" ao nosso corpo. Mas é pro nosso bem. Força!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5) eu me arrependi :(

      Excluir
    2. A dor realmente é horrivel. Estou no 3 dia, mas nao me arrependo por conta dos beneficios que terei depois.
      O pos operatorio e bem chato mas como o j. Rohr disse "é uma cirurgia neh".
      Eu por enquanto estou comendo so gelatina, agua gelada, sorvete e sopa (so o caldo).
      Estou com muita dor na garganta e ouvido, mas sei sao so os primeiros dias.

      Excluir
  35. Boa Noite
    Tenho 30 anos e vou retirar as amigdalas daqui 10 dias, confesso que agora com a cirurgia se aproximando estou com um pouco de medo, minhas amigdalas inflamavam com muita frequencia, devido a noitadas e alcool mas hj em dia como eu comecei a cuidar mais da saude elas nao inflamam tanto assim, o problema agora é o excesso de saliva, minha duvida é essa:
    Alguem ai teve ou tem esse problema ??

    ResponderExcluir
  36. Olá. Tenho 29 anos e estou com 48h de cirurgia. Sempre fui muito forte pra dor, mas nesse momento acabei de tomar novalgina em gotas. A garganta está doendo mais que o primeiro dia, o ouvido direito está dolorido, a saliva está muito grossa. Ta tuso muito horrivel. Pra piorar nao sou muito chegada em comida doce (já cansei do danone e sorvete de creme) e também não tomo sopa nem caldinhos, o que dificulta uma dieta salgada.
    Minha lingua esta bastante dolorida do lado esquerdo e está inchada so desse lado. Minha úvula também está enorme e vermelha. Toda vez que engulo sinto uma certa ânsia de vômito, pois o mononylon (fio que da os pontos) está grande e roçando na úvula. Está sendo um pesadelo. Estou bastante preocupada tambem com a retirada dos pontos. Eles estao horríveis, com uma massa acinzentada por cima. Espero que nao piore mais as dores.

    ResponderExcluir
  37. Olá. Meu nome é Ana. Eu queria saber se alguns de vcs tiveram mt dificuldades pra abrir a boca, mover o maxilar. Porque eu mal consigo abrir a boca. Fora as dores horríveis de ouvido. Tava bem tranquilo até ontem, que foi o quinto dia. Meu médico me avisou que o quinto dia é o mais sofrido, que tudo dói e talvez haja uma piora. Mas estou mais preocupada mesmo é com a mandíbula, ela volta ao normal? Devo me preocupar? Ah, hoje é o sexto dia do pós operatório. Operei dia 28/10

    ResponderExcluir
  38. O que é considerado necessidade? Eu estou na minha terceira infecção de garganta esse ano e meu médico quer cortar as bichas fora! Já faz oito anos que ele insiste. Será que chegou mesmo a hora?

    ResponderExcluir
  39. Daniela, tem outro post sobre essa cirurgia (http://psjess.blogspot.com.br/2012/08/amigalectomia-cirurgia-de-retirada-das.html)
    E sim, a mandíbula pode doer por um tempo, comigo demorou mais de uma semana pra dor passar nessa região, é pq os médicos têm que manter a boca da gente bem aberta durante o procedimento, e depois fica dolorido ;( vai passar!!!! Melhoras! =*

    ResponderExcluir
  40. Anônimo, não sei se há um parâmetro médico para a real "necessidade". Acho que parte principalmente de você. Se as amigdalas e suas recorrrentes inflamações e infecçoes atrapalham a sua vida de modo que vc fique impedido de trabalhar, viajar, ou viver normalmente, aí enxergo a necessidade. Há casos também de risco, que só os médicos podem explicar. Pessoalmente, acho melhor tirar logo (quando vc precisa tomar muito antibiótico varias vezes ao ano) pra evitar a o uso de medicamentos periodicamente, pq acho nocivo mesmo. O importante é vc estar seguro de sua decisão e seguir em frente! Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Fiz segunda a cirurgia, hoje é quinta, primeiro dia doeu mt, nos outros com ajuda de remédio diminuiu a dor, tô tomando sorvete, Danone, papa, suco e água! O q mais me incomoda é o fato de fico tipo acumulando catarro com sangue e uma hora ele quer sair de todo jeito e tenho que cuspir, percebi minha uvula bem grande tb e incomoda até na hora de cuspir. Horrível esse coágulo de sangue com catarro, quarta q vem volto no cirurgião e espero estar melhor, a dor com os remédios tá até aturavel e tô conseguindo dormir tranquilo! Façam essas cirurgia não tenham medo, o que não existe é a gaeganta inflamando o tempo todo! E aí alguém com relato igual o meu até agora?

    ResponderExcluir
  42. Boa noite. Buscando relatos encontrei o seu . meu filho de apenas 2 anos fez essa cirurgia no dia 01/12. E eu estava muito preocupada Pq ele ainda come e bebe com muita dificuldade. Já fez o retorno e o médico disse que está tudo ótimo. Dizem que no adulto a recuperação é mais lenta. Estamos 8 dias aqui se operado e confesso que esperava dele estar melhor . O pior é que desde a cirurgia ele ficou com uma tosse esporádica.. quero saber se alguém ficou também.

    Ele não quer mais sorvete e nem gelatina.. Estou conseguindo fazer comer apenas Danone. Dói muito não poder fazer nada.

    Espero em Deus que traga qualidade de vida.. na verdade em pouco tempo já notei melhoras. Não ronca. E já passa longos períodos com a boca fechada.

    Quero saber com quanto tempo em média vc estava totalmente recuperada. Sem dor para comer. Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Obrigado pelos relatos.
    Devo fazer as cirurgias - nariz e garganta - em janeiro...

    ResponderExcluir
  44. Anônimo4/1/16 21:23

    Gente,me ajudem por favor.....meu filho de 5 anos oprerou amigdlas,adenoide e tmbem a uvula .campainha.Mas esta muito fanho,ja tem um mes que fez cirurgia.esta muito fanho sera que e por falta da uvula,campainha ????

    ResponderExcluir
  45. Estou no quinto dia tenho muitas dores de garganta e ouvido
    ....minha deglutição é terrivelmente dolorosa 😣

    ResponderExcluir
  46. Olá boa noite a todos! Eu estive a ler os relatos aqui da página e já vou no 10 dia do pós operatório as amigdalas e ainda não consigo comer coisas sólidas. Ando bastante desanimada pois hoje tive uma quebra de tenção, talvez por não comer tanto quanto deveria mas dói muito. Ainda por cima hoje o meu céu da boca ficou muito mas muito vermelho. Graças a Deus nada de sangramento mas estou preocupada com esta vermelhidão toda. Será que alguém me poderia ajudar? Obrigada pela partilha de experiências !

    ResponderExcluir
  47. Meu filho de 3 anos operou amígdalas e adenóides no di 20/01, e as vezes sinto que ele ainda ronca como se estivesse c o nariz entupido, está c a voz fininha e qnd toma líquido sai pelo nariz! Isto incomoda ele muito...

    ResponderExcluir
  48. Meu filho de 3 anos operou amígdalas e adenóides no di 20/01, e as vezes sinto que ele ainda ronca como se estivesse c o nariz entupido, está c a voz fininha e qnd toma líquido sai pelo nariz! Isto incomoda ele muito...

    ResponderExcluir
  49. Meu filho de 3 anos operou amígdalas e adenóides no di 20/01, e as vezes sinto que ele ainda ronca como se estivesse c o nariz entupido, está c a voz fininha e qnd toma líquido sai pelo nariz! Isto incomoda ele muito...

    ResponderExcluir
  50. Meu filho de 3 anos operou amígdalas e adenóides no di 20/01, e as vezes sinto que ele ainda ronca como se estivesse c o nariz entupido, está c a voz fininha e qnd toma líquido sai pelo nariz! Isto incomoda ele muito...

    ResponderExcluir
  51. Boa noite (bom mas ou menos pra mim), meu nome é saulo tenho 32 anos
    pra aqueles que estão em duvida de fazer a cirugia foi deixar minha opinião: "faça se realmente for necessário."
    Bom....
    Hoje está no 7 dia da minha cirugia ao qual fiz de:desvio septico, e retirada das amígdalas.
    Bom pela a cirugia no nariz tudo muito normal respiração super boa ,sem dor e sem sangrar , apenas nos 3 primeiros dia sangrava hj não, agora tô com muito secreção, mas as amígdalas hehehehehe bom essa eu não tenho palavras pra descrever como está sendo horrível a recuperação, na realidade ela nem dói se eu não mexer nela mas a comida.A única coisa que eu como sem reclamar sao: sorvete,suco de melão e suco de melancia.
    Todos os dias que acordo ela está muito dolorida e só vai melhorando durante o dia , chega uma hora que dá pra arriscar comer mas só depois da 15:00 horas, no 4 dia foi onde a dor se agravou mas passei o dia quase todo sem comer chegando perto de desmaiar, antes de fazer li site sobre a cirugia e via q em adultos poderíamos comer sólidos no 8 ou 12 dia , após a leitura dos comentários aqui estou muito frustrado sabendo que demorarei mas que o esperado pra volta a saberia uma carne assada ou uma galinha guisada.
    7 dia acredito que estou com afta , garganta seca pela manhã e dores ao se alimenta.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite (bom mas ou menos pra mim), meu nome é saulo tenho 32 anos
    pra aqueles que estão em duvida de fazer a cirugia foi deixar minha opinião: "faça se realmente for necessário."
    Bom....
    Hoje está no 7 dia da minha cirugia ao qual fiz de:desvio septico, e retirada das amígdalas.
    Bom pela a cirugia no nariz tudo muito normal respiração super boa ,sem dor e sem sangrar , apenas nos 3 primeiros dia sangrava hj não, agora tô com muito secreção, mas as amígdalas hehehehehe bom essa eu não tenho palavras pra descrever como está sendo horrível a recuperação, na realidade ela nem dói se eu não mexer nela mas a comida.A única coisa que eu como sem reclamar sao: sorvete,suco de melão e suco de melancia.
    Todos os dias que acordo ela está muito dolorida e só vai melhorando durante o dia , chega uma hora que dá pra arriscar comer mas só depois da 15:00 horas, no 4 dia foi onde a dor se agravou mas passei o dia quase todo sem comer chegando perto de desmaiar, antes de fazer li site sobre a cirugia e via q em adultos poderíamos comer sólidos no 8 ou 12 dia , após a leitura dos comentários aqui estou muito frustrado sabendo que demorarei mas que o esperado pra volta a saberia uma carne assada ou uma galinha guisada.
    7 dia acredito que estou com afta , garganta seca pela manhã e dores ao se alimenta.

    ResponderExcluir
  53. Hoje completo 10 dias de cirurgia. Nos 3 primeiros dias foi beem complicado, mas depois que liguei pra minha médica e ela me passou um remédio mais forte, consegui ficar tranquila, dores totalmente suportável. Tomava so sorvete, q era o que me aliava. Emagreci 3 kilos em 6 dias. Hoje ja como quase q normal, só não como mais pq fico c medo de machucar, a gente fica sem confiança rsrs Quem for fazer a cirurgia e tá como medo, meu Conselho é não olhar muito os comentários na internet, eu quase desisti pq tudo q lia era coisas horríveis. A dor é de pessoa pra pessoa, é claro q o pós é chatinho por conta de alimentação, mas dor se tomar os remédios direitinho, consegue levar bem. A minha uvula tbm inchou,ficou roxa... uma coisa horrorosa, mas minha médica tbm passou uma injeção de duoflam e em dois dias ela voltou ao normal. A única coisa q to triste é o meu paladar, acho q não tá normal, mas fé em Deus que vai voltar a ser como antes, pois ta muito recente ainda. Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. ola meu nome é Lu tenho 30 anos e operei minhas amidalas por causa dos caseos que me davam mal halito, fiz a cirurgia a 7 dias mas acordo todos os dias com um pouco de dor de ouvido e dorzinha na garganta. minha uvula inchou ficou com uma camada transparente em volta e grande, meu medico falou que eu tive uma reação alergica e suspendeu o ibuprofeno e so fiquei com o antibiotico ate amanha. A minha saliva parece uma gola e minha lingua por mais que raspe ta branca demais. Queria saber se alguem conseguiu se livrar do mau halito com essa cirurgia ?? E se alguem ficou com a uvula grande e gelatinosa tb??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiii Lu também fiz a cirurgia pelos casseum !!! Estou recém operada faz 14 horas !!! Minha língua parece um pão !!! Salivo bastante , o que mais me incomoda é a saliva que está em excesso e grossa , pra dormir foi um sufoco !!! Só consegui durmi quase sentada e com a cabeça bem erguida pra não acumular tanta saliva !!!!

      Excluir
  56. Oi Lu....é bem normal a uvula ficar assim,geralmente ela volta ao normal na cicatrização...e o mau halito passa não se preocupe.Melhoras.

    ResponderExcluir
  57. Hoje faz 1 semana que fiz a extração das amígdalas e vou confessar: que ódio que eu estou. To vivendo de uma sopa horrorosa, sorvete não quero nem olhar, tudo dói, não consigo nem beber água sem sentir dor. Se for fazer, faça apenas por necessidade, pois é a pior coisa que já me submeti. Eu sinto dores ao falar e quase não sai som, eu estou ficando LOUCA, eu sonho todos os dias com uma carne assada, pizza, macarrão, e só queria saber quando vou voltar a comer normalmente :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd...mas vai melhorar em mais uma semana :)

      Excluir
  58. Pessoal voltei só pra contar pra vcs qye depois de 1 mês e meio terei que refazer a cirurgia. ... ficou um pedaço de amígdala que o médico não cortou....vocês acreditam?
    Espero que seja mais tranqüilo desta vez.

    ResponderExcluir
  59. Boa noite pessoal, segue meu relato:
    Fiz a cirurgia de septo nasal e amigdalas hoje faz 09 dias, tenho 41 anos, nos 03 primeiros dias após o procedimento foi tudo normal (apesar de me sentir estranho devido a praticamente não poder falar, comer e beber), o pior foi a partir do 6º dia quando achava que estava acabando veio as dores maiores que tive que apelar para outro medicamento para a dor (a dipirona não foi suficiente) obs. R$ 100,00 frasco com 10 ml (levando em consideração que até então eu já tinha consumido 120 ml de dipirona), fui intercalando dipirona e esse tal de Tramal conforme as dores vinham. Hoje faço minhas refeições pastosas, como pães e tomo agua, mas ainda com dores. No 6º dia bateu aquele arrependimento de ter feito a cirurgia (das amigdalas, por que o de septo nasal tá tranquilo até agora) masagora vi que está valendo a pena. Abraços.

    ResponderExcluir
  60. Oiii, fiz a minha cirurgia dia 17 março, faz agora 4 dias, doi me imenso o ouvido esquerdo e o pescoço eem baixo no lado esquerdo também, as vezes só me apetece tommar um xanax e só acordar quando não tiver boa. Sonho com big tasty e batatas mass ta difícil... Isto é horrível, pelo menos para mim. Ainda por cima estou com um pouco de tosse, já aconteceu a alguém?? Doi muito!! Para quem vai ser operado dou um conselho: benuron desfeito em agua com açúcar! Alivia muito! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  61. Oiii, fiz a minha cirurgia dia 17 março, faz agora 4 dias, doi me imenso o ouvido esquerdo e o pescoço eem baixo no lado esquerdo também, as vezes só me apetece tommar um xanax e só acordar quando não tiver boa. Sonho com big tasty e batatas mass ta difícil... Isto é horrível, pelo menos para mim. Ainda por cima estou com um pouco de tosse, já aconteceu a alguém?? Doi muito!! Para quem vai ser operado dou um conselho: benuron desfeito em agua com açúcar! Alivia muito! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  62. Olá. Alguém de vocês pratica musculação? Tenho 23 anos e preciso fazer essa cirurgia. Como pratico musculação, tenho medo de levantar peso após a operação (mesmo passando um bom tempo), e a cirurgia abrir, sei lá. Morro de medo de isso acontecer. Alguém pode me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
  63. Olá fiz minha cirurgia do septo e amigdalas dia 22/03/2016. Os 6 primeiros dias foi horrível me arrependi demais em fazer,chorava e pensava que nunca maisia passar as dores. Fiquei 6 dias sem comer nada,pq doía muito e sentia enjoo so cheiro da comida,só pouquinhos de água conseguia engolir. No 7 dias estava com muita tontura tive que ir levar meu atestado na empresa e tive consulta com a cirurgião ela me passou um remédio para o estomago e aconselhou comprar um limpador de língua e fazer bochecho com água oxigenada e água,melhorou bastante porém não sinto gosto da comida até hoje 14dias após a cirurgia e é muito frustrante porque vc vai imaginando o gosto e não sente nada. Amanhã Volto ao trabalho estou super preocupada pois minha voz está fanha muito anasalada e eu trabalho com a voz sou teleoperadora se pegar mais um dia de atestado vou pra caixa. É não sei quanto tempo minha voz vai ficar assim. Mais alguem ficou com a voz anasalada? Conselho so faca se for muito critico dua situacao dói,encomoda a recuperação da minha parte não foi tranquila passei muita fome e dores,ouvido,garganta,nariz e no peito pra respirar...bocejar dói...pense bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelamor.. me conta. Estou no 12 dia e tudo tem gosto de borracha!


      Desespero total. Seu paladar voltou???

      Excluir
  64. Olá meu nome e Alessandra tenho 15 anos de idade estou achando que irei precisar fazer a cirúrgica o problema é que trabalho com minha voz eu canto . Estou com muito medo de mudar a minha voz

    ResponderExcluir
  65. Olá, a voz fica um pouco anasalada ou fonada nos primeiros dias, bem normal...depois de cicatrizado ela tende a voltar ao normal, não se preocupe. Boa recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty? Fiz a cirurgia e o médico também deixou um pedaço de amigdala. Como foi foi esse processo pra você? Pois esse pedaço dói mais que o resto. E doi muito na remoção desse pedaço,é preciso mais 14 dias de afastamento pra essa cirurgia de correçao?

      Excluir
  66. Fiz minha cirurgia há 08 dias, a dores se intensificaram a partir do 3° dia. Eu meio que sufoco se não dormir com a a cabeça mais alta. Mas realmente o que mais incomoda é a voz anasalada. Com qtos dias isso sumiu?

    ResponderExcluir
  67. Quero tirar a minha, mas é verdade que quando tira perdemos o paladar

    ResponderExcluir
  68. Quero tirar a minha, mas é verdade que quando tira perdemos o paladar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no 12 dia e desesperada pq não sinto sabor de NADA!

      Excluir
  69. Quantos dias precisa ficar de repouso após a cirurgia? Ainda não fiz, mas talvez terei que fazer. Realmente esses comentários dão medo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 dias repouso absoluto, 12 dias repouso relativo

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite,estou com 3 dias de pós operatório,e sinto mt dificuldade em falar ,além da minha uvula que está alongada , quando sua voz voltou ao normal ? E sua uvula ? Lembrando que não sinto dores ,somente pela manhã , que está ressecada.

    ResponderExcluir
  72. Olá! Dia 27 faz 1 mês que fiz minha cirurgia, porém, ainda não sinto totalmente o gosto dos alimentos. Isso aconteceu com vc? Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda eu fiz dia 24 de Novembro vou fazer um mês dia 24 de Dezembro e tbm não sinto o gosto dos alimentos quanto tempo dura pra voltar ao normal o paladar?

      Excluir
  73. Olá fiz minha cirugia de amigdala a 7 dias,até que não senti muita dor,mais o que me incomoda e que quando vou beber agua ela sobe no meu nariz e me afogo,aconteceu com algum de vcs?e tbm fica saindo uma secreção do nariz ou garganta sei lá que e, o tempo todo e misturado com sangue preto,a se eu não soltar não consigo dormir,não consigo comer nada sólido so caldos e é orrivel pq da muita vontade de comer arroz e outras coisas,minha cirurgia está ja meio amarela agora mais minha uvula ainda está inchada!!obrigada

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde J.Rohr...
    Meu nome é Paulo, tenho 31 anos...
    Me submeti a cirurgia de remoção das amígdalas, adenosina e desvio de septo.
    Confesso que a primeira semana de recuperação foi péssima, mas, assim como todos os demais, eu sobrevivi!
    Kkkkkkkk
    E eu hoje, Sinto-me mais tranquilo após ler o seu depoimento.
    Pois, trabalho com música, e, ontem na igreja, ao ministrar louvores, notei uma leve deficiência vocal, meio fanhosa, e sensação de pigarro.
    Inclusive, não sei se nem se já poderia estar cantando devido ter passado pela cirurgia a exatamente 19 dias.
    Apesar de aplicar muitas técnicas vocais, ainda sim, notei algumas deficiências, então, preferi não esforçar muito, com medo de possíveis agressões nas pregas vocais.
    E, tenho notado também, que, até pra beber água, noto um incômodo, sensação de estar me afogando.
    Pensei até em passar na fonoaudiologa pra tirar dúvidas, e em seguida, procurar novamente uma escola de música, pra me habituar.

    ResponderExcluir
  75. Olá , alguem sabe me informar quantos dias fica afastada do serviço, pois estou preocupada com o período , não posso ficar longe por muito tempo , e pra ajudar a minha cicatrização é bem demorada �� já estou quase desistindo da cirurgia e ficando com a garganta inflamada pra toda vida ( três vezes no mês ) . Preciso de ajuda estou desesperada . Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Olá , alguem sabe me informar quantos dias fica afastada do serviço, pois estou preocupada com o período , não posso ficar longe por muito tempo , e pra ajudar a minha cicatrização é bem demorada �� já estou quase desistindo da cirurgia e ficando com a garganta inflamada pra toda vida ( três vezes no mês ) . Preciso de ajuda estou desesperada . Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Olá meu nome é Reviane tenho 12 anos de idade.Faz três dias que eu fiz a cirurgia de retirada das amigdalas e estou preocupada com a minha alimentação , pois, eu não consigo engolir nada além de :milk-shake, gelatina e água. Gostaria de saber se o meu paladar mudará? E se vê tem alguma recomendação para que eu consiga comer melhor?

    ResponderExcluir
  78. Oi pessoal, desejo boa recuperação a todos pois hoje estou no sétimo dia pós amigdalectomia e sim é um sofrimento. Oorém hoje no sétimo dia já não estou sintindo dores a todos os momentos, mas sinto dor para comer então por opção estou comendo bem pouco mesmo e bebendo pouca água infelizmente. Bom, mas é dezembro mês de Cristo e o que são sete dias comendo pouco comparados com os 40 que ele ficou em jejum, certo? ;)
    Enfim, na verdade eu quero compartilhar com vocês o que comi até então.
    Depois do terceiro dia comi:
    1.Sorvete massa e de palito
    2. Banana bem amassada com um garfo até virar uma papinha
    3. Papinha leg da Nestlé para criança
    4. Pure de batata com requeijão misturado com bastante leite pra ficar bem mole.

    Ah, um medicamento que me ajudou muito com as dores foi o Strepsis, na verdade é uma pastilha que o farmacêutico me disse pra levar, é baratinha coisa de 8 reais e são santas pois realmente tiram a dor.
    Sim, também segui a risca com os antibióticos e analgésicos que o meu otorrinolaringologista me indicou mas juro que as pastilhas Strepsis são um milagre. Deixava uma na boca por 30 min e depois ia comer pois sabia que se não fosse com a anestesia das pastilhas depois não comeria e não beberia por nada.
    Enfim, fiquem com Deus e melhoras a todos.

    ResponderExcluir
  79. Oi gente,há 5 dias fiz a cirurgia das amígdalas e ainda não como nada além do danone para conseguir tomar o antibiótico que é horrível,água também somente para o remédio e minha voz mal sai,o que me preocupa muito.Mas algo que me está me incomodando demais é o excesso de saliva,e como para engolir doi muito (e pelo menos em mim o desgaste psicológico de não conseguir comer nada piora a dor em 10x),tenho que ficar cuspindo toda hora 😓 Alguém também ficou assim? Se sim,com quanto tempo voltou ao normal (a saliva,a voz e a comer tudo)? Obrigada pela ajuda !

    ResponderExcluir
  80. Olá Jess ��
    Fiz a minha cirugia dia 24/11/2016 faz hojé 25 dias é já não tenho dor e consigo comer normalmente a minha preocupação é o paladar quando é que volta ao normal

    ResponderExcluir
  81. EU fiz hj a cirurgia de desvio de septo+ uvulopalatofaringoplastia( retirando as amígdalas) hj 16.01.17 Gente como é que vcs conseguiram dormir? To aqui as 3 da manhã, não consegui dormir até agora respirando somente pela boca, sem contar que a garganta dói com a boca aberta, realmente essas primeiras 24h estão terríveis, tomara que melhore logo ��
    Meu amigo tô tendo dificuldade pfa dormir Tb, mais alguém teve? Alguém tem alguma dica?

    Cirurgia de Desvio de Septo – Septoplastia http://rinoplastiaonline.com/?p=189

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/6/17 23:20

      Eita já se passaram varios meses! Mas eu fiz do nariz e das amigdalas, faz 12 dias, tou parecendo um zumbi, não durmo mais nenhum dia, parece que meus olhos estão ressecados, vou deitar entro em cochilo 21:00hs acordo 21:20 achando que é madrugada e assim o tempo vai passando, eu olho pro relogio e consegui cochilas 10min.ate ficar completamente acordada a partir de 23:00

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Fiz de amígdalas e do nariz! Muito ruim, muita dor , insônia, perda de peso pela falta de alimento, por não conseguir comer nada, kilos de remédios. Tou mal , se soubesse que era assim não teria feito, o médico não me falou nada sobre o pós! É um trauma 😥😟

      Excluir
  82. Quero registrar o q aconteceu com meu filho de 5 anos, apos avaliação criteriosa do otorrino e muitos exames foi constatado q precisara de uma cirurgia para retirada de amídalas, ele tinha muitas infecções no ano e estava agora tendo apneia do sono por conta da obstrução das amidalas! Ok fizemos no particular ficou por volta de 5 mil reais tudo,. Assim q ele saiu do centro cirurgico foi o terror, eu sempre lia q em crianças era mais fácil ! ledo engano, foi tenso demais chorava, n conseguia falar direito muita dor, ja la mesmo foi dado antibiotico e remedio p dor sempre muito dificil adminstrar os remedios pois ele chorava muito,ok viemos pra casa hj fazem 6 dias q foi operado, tem sido um calvário so Deus sabe o q estamos passando, toma 4 remedios inclusive antibiotico, n come nada e liquido tb esta sendo dificl ele tomar nossa vida mudou pra PIOR.... n sei quais beneficiios virão mas hj eu digo o q estamos vivendo n desejo p pior inimigo ! ele esta mau.. n se alimenta esta abatido se queixa de dor mesmo tomando muitos remedios entro em contato com otorrino q diz q esta normal q é assim mesmo.... Mas n esta normal hj dia 6 ele tomou meio cepo de Ades, comeu 3 colheres de miojo e só..... agora ta dormindo... ta abatido pessimo mesmo, espero q isso passe q venha qualidade de vida prq desse jeito eu numca tinha visto meu filho..... meu email marcielle@gmail.com p quem estiver com mesmo problema me escreva...

    ResponderExcluir
  83. Olá, sofro de dores de garganta desde criança, hoje estou com 24 anos e nenhum remédio mais faz efeito, diminui a dor, mas não faz o efeito que fazia antigamente, sem contar que sinto dores no corpo muito forte quando minha garganta inflama. Já fui ao otorrino e o mesmo me encaminhou para a cirurgia (retirar as amigdalas), estou em pânico, morrendo de medo, além de nunca ter operado nada antes, vejo os pós operatórios e fico com muito medo não só da dor, mas também do paladar não voltar. Alguém pode me dizer com quanto tempo o paladar e a voz volta ao normal? Estou visando os benefícios, alguém se arrependeu de ter retirado as amigdalas? Vale a pena todo sacrifício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana fique tranquila é chato o pos mas com medicação certa e menos doloroso. Tenho Amidalite desde os 3 anos de idade fiz tratamento por 8 anos fiquei sem 2 anos e voltei a ter crises de 5 a 7 por ano sofria muito. Ainda estou em repouso de algumas atividades e não me arrependo a cirurgia é muito tranquila se vc operar em um lugar de confiança. Relaxa e faça tenho 24 anos tbm a recuperação pra nós mais velhos e mais demorada eu voltei a comer faz dois dias depois de 11 dias já as crianças que operaram no mesmo dia que eu no 4 dia já estava comendo. Só ter paciência 👏😊

      Excluir
  84. Obrigado pela ajuda no seu post, sou mae e meu pequeno acabou de fazer a cirurgia faz 5 dias, ele tem 10 anos e operou a amidulas e adenoide junto, reuperação muito dificil, perdeu 4kilos em 5 dias, como muito pouco, as sopas ja estou evitando dar pq ele disse q nao consegue, muito sorvete, milkshake, todinho,danones, so nao muito coisas com sal ou quente. Mas o sofrimento que ele tem de querer comer simplismente um arroz e feijao e nao poder dar, machuca muito, ele tem dificuldades para dormir e fica triste quase o dia todo. Espero que melhore e tenho Fe que foi uma batalia necessaria. Seu post ajudou tirar algumas duvidas e me orientou do que é normal e o que devo me preocupar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mamãe operei no mesmo dia dr 3 crianças e mantive o contato com elas até hoje a recuperação é algo muito difícil mas breve ele estará bom , febre, incômodo pra dormir, não conseguir comer, doer, cosseira, vomito sem sangue, dor no ouvido, dificuldade para respirar tudo isso é mega normal o que não é normal e sangue. O que me ajudou a voltar a comer foi a pastilha strepsis chupar uma pastilha uma hora antes de comer e se atentar no que comer pq ela adormesse a garganta e se vc forçar depois que passar o efeito ele vai sentir dor então procurar comer tudo mole purés arroz bem cozido feijão frango bem cozido e bem desfiado. Ele vai voltar a comer que é uma beleza 😊

      Excluir
  85. Bom dia pessoal, vi que tem bastante gente com dúvida ainda sobre várias coisas que não foram citadas é eu passei vamos lá... Fiz a cirurgia de retirada das Amídala em 13.01.2017 sim recente ainda estou me recuperando mas já voltei a comer graças a Deus. Sai do hospital fui comprar o tau do dipirona pra tomar de nada resolveu e uma for muito grande que sentia é o ouvido parecia que ia explodir entao comprei o tramal que tem a morfina e comecei a a tomar de 12 em 12 horas .então primeira vez no 3 dia de cirurgia não conseguia comer absolutamente nada nem sorvete pq doia mais o ouvido,vomitei em seguida mais duas vezes mas sem sangue algum, fui ao hospital tomei soro pois estava desnutrida com dramin para passar o enjoou voltei pra casa dopada dormi noite toda passei 3 dias com um Danone e realmente muito difícil pra comer beber e rtc, ai fui na farmácia e a farmacêutica me receitou uma pastilha citada acima strepsis que foi a salvação dá pátria as primeiras vezes vai arder bastante pq são balas cítricas afinal a Amidalite tbm é falta de vitamina c que é frutas ácidas depois dá pastilha comecei a comer pastosos isso a 10 dias depois dá cirurgia, emagreci 6 quilos 😥 hoje estou bem parei com os remédios desde sexta e estou comendo de tudo a garganta ainda dói mas não é nada que atrapalhe.

    Porem tenho uma dúvida estou tendo muita tosse até dar ancia por uma sensação de ter um pelo na garganta isso é normal ??

    Espero poder ter ajudado repousam é muito importante o repouso...

    ResponderExcluir
  86. Boa noite !
    No dia 14/02/2017 fiz a cirurgia das amigdalase hoje passado ja 3 meses tenho muita ancia de vomito ao falar e quando a garganta fica seca ja não sei o que fazer è muito estranho não consigo falar por muito tempo fico com ancia

    ResponderExcluir
  87. Anônimo9/6/17 22:12

    Olá! Esse assunto reende muito! Hoje fazem 12 dias que fiz cirurgia das amigdalas ( amigdalectomia das palatinas), pólipo antro coanal de kilian, sinusotomia esfenoidal, etmoidectomia intranasal e sinusectomia maxilar. Passei dois dias no hospital, quando cheguei em casa consegui dormir a primeira noite, depois não consrgui mais dormir nenhuma, as dores eram quase insuportáveis, no 9 dia senti tanta dor que tive que me agarrar a meu pai e chorei muito, dessa forma saiu muito sangue coalhado, não procurei o medico pq eles sempre dizem que é normal, voltei lá depois dos sete dias, falei das dores e ele passou um antibiotico mais forte e um antiinflamtorio juntamente com analgésico, comigo aconteceu assim: muita dor, insônia (até hoje), fraqueza perdi 5kg, mas o pior são as dores, hoje está com 12 dias e ainda nao consigo comer coisas solidas tipo arroz cozido normal, ele tem que ser bem mole. Tenho seriis problemas de constipaçao naturalmente, com a cirurgia piorou pq não é muito dificil comer laranja, iogurte, mamão, coisas que tem fibras. Então, pra mim não gostei e não faria a de amígdalas, as do nariz faria, mas das amígdalas já mais, até pq meu problema era só caseum ( eles saem com o tempo, mesmo que volte, mas saem, escovando os dentes tira mal cheiro) sabemos que cada pessoa é um caso, eu senti e ainda sinto tudo isso e já mais, se soubesse que era assim, faria. Pra mim foi assim, resumindo. 1dia ruim, 2dia ruim, 3 dia em diante pesadelo, mas com fé em Deus vai passar. Não estou desencorajando ninguém nem sendo pessimista, mas pense bem antes de fazer, ou então tenha absolutamente a certeza de que vc precisa fazer essa cirurgia.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo9/6/17 22:17

    "Não é fácil" comer aqueles alimentos que citei *

    ResponderExcluir
  89. Boa noite pessoal..
    Fiz minha cirurgia de amígdalas e desvio de septo tem quase 3 meses.
    O que aconteceu comigo foi praticamente igual a maioria, com apenas uma diferença...
    Meu paladar está diferente.
    Não sinto o gosto das comidas normalmente.
    Vou no médico daqui a uma semana perguntar se é normal.

    ResponderExcluir
  90. Olá
    Hoje tem 1 mes e 3 dias que fiz a retirada das Amígdalas.
    Nao sentir nenhuma dor, nao sangrou e nao doeu quase nada mesmo.
    Falo normalmente, e tudo!

    Quero saber com quantos meses eu ja posso voltar a cantar na igreja?

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo5/9/17 02:55

    Bom dia. Meu nome é Letícia e tenho 18 anos, venho sofrendo com problemas nas amígdalas desde menor, sempre com várias alergias e tomando antibióticos. Vários já perderam o efeito, então o último médico que fui pediu alguns exames para verificar se é necessário a remoção das amígdalas. Confesso que fiquei muito assustada com alguns comentários e aliviada com outros, porém ainda tenho algumas dúvidas como: a cirurgia toda é feita com a boca aberta? Eles abrem alguma parte da garganta? Quanto tempo dura a cirurgia mais ou menos? Após a cirurgia, com quantos dias eu vou poder voltar a falar?
    Agradeço muito se alguém puder me responder, estou com um pouco de medo kkkk

    ResponderExcluir
  93. Gente,por favor me ajudem! Estou muito nervosa! tem pouco mais de 2 meses que operei nariz e garganta e domingo acordei com uvula inchada e vermelha! doi e da tosse! é horrivel! alguem teve depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
  94. Tenho 4 dias que fiz a cirurgia posso comer atum de caixa onque vende no super mercado que e bem molinho não dar trabalho gostaria de saber pq tenho 4 dias que fiz

    ResponderExcluir
  95. Anônimo2/5/18 06:34

    Bom dia! Eu preciso muito de uma opinião e saber se com alguém também foi assim. Estou hoje com 17 dias de cirurgia, não tenho mais dor e durmo bem. O problema é que tenho muita dificuldade para engolir a comida e quando vou beber alguma coisa, quase toda vez eu afogo e sai pelo nariz. Me dá desespero por que agora fico com medo de beber água ou refrigerante, e quando arroto, sai pelo nariz também. Será que vou conseguir engolir normalmente algum dia? Estou agonizando de medo! Outra coisa, minha voz não mudou nada, mas eu não consigo falar algumas palavras com as letras B, S, F sem soar como fanhosa... A única coisa que consigo pensar é se vai melhorar. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc teve melhoras? Gostaria de saber como está porque já tenho 35 dias de operada e estou com o mesmo problema, issi me deixa muito triste.

      Excluir
  96. Tenho 5 dias pós retirada das amígdalas, e nesses 5 dias só sinto dores insuportáveis que não passam com analgésico e nenhum outro medicamento ... E quando foi dada a minha alta do hospital à enfermeira falou que eu já poderia comer de tudo normalmente, o que não aconteceu, dói muito, estou sem conseguir comer e até mesmo falar, alimentos líquidos saem pelo nariz e tudo o que me resta são dores horríveis o dia inteiro dores na garganta e também no ouvido principalmente ao acordar ... Sem contar que abrir a boca se tornou algo extremamente doloroso e difícil até mesmo para escovação... Espero que essa fase passe logo é muito horrível e perdi 5 quilos só nesse pequeno tempo! Esperar mais uns dias (semanas) pra que eu esteja melhor logo 😴 Dores que não desejo a ninguém!

    ResponderExcluir
  97. Oi gente, fazem 12 dias que fiz a cirurgia e assim como algumas pessoas acima, perdi o paladar! Alguém recuperou? Como foi o processo? Li acima uma menina que perdeu por 1 mês, voltou? Socorrroooo!!

    ResponderExcluir
  98. Tem 30 dias que fiz amigdalectomia e minha voz está totalmente fanha,porque? Quando isso vai acabar, pelo amor de Deus?

    ResponderExcluir
  99. Oii, quanto ao paladar? Hoje fazem 21 dias, sinto alguns gostos, em comidas bem temperadas, mas quanto à coisas mais suaves como arroz, sinto bem superficial. Já os doces o gosto é pouquíssimo e metálico, nada comparado à antes. Vou no médico hoje à tarde e vou pedir novas instruções para saber o que faço para recuperar mais rápido e aviso. Quanto à voz, a minha também mudou, um pouco fanha, um pouco "desafinada", mas penso que com o tempo a gente acostuma ou ela volta ao "normal", o pior é o paladar mesmo... triste e depressiva essa situação!

    ResponderExcluir
  100. Faz 9 Meses Que Eu Fiz Essa Cirurgia E Eu Tô Tendo Esses Problema Pra Falar , Vou Falar Algumas Palavras E Parece Que Eu Tô Com Um Ovo Na Boca Isso Tá Me Deixando Cada Vez Pior E Triste , Queria Saber Se Volta Realmente Normal Mesmo 😭😭😭

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde já fazem 2 meses que fiz cirurgia da uvulopalatofaringoplastia, amígdala e denoide .. porém não voltei sentir gosto das coisas normais, principalmente coisas doces .. ainda engasgo sozinha e parece que sempre tem secreção na minha garganta .. alguém sabe me dizer se é normal, quanto tempo ainda leva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmbm tô assim boca seca, secreção na garganta tmbm , não sinto muito gosto das coisas...Fiz essa cirugia quase 3 meses sinto muito desconforto tmbm principalmente do lado direito, dá um desespero...procurei meu médico disse q é questão de adaptação,e q oq deve está dando desconforto talvez seja a cicatrização, levei 2 pontos um de cada lado da úvula...pediu p repetir os exames laboratoriais comentou tmbm q talvez precise de um fono p poder ajudar na respiração...bom tem q ter paciência coisa q não tô tendo.
      Quero saber vc está melhor?

      Excluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê a sua opinião!