Amigdalectomia: Cirurgia de retirada das amigdalas - Parte 1


Olá, tudo bom?
Hoje resolvi fazer postar sobre a cirurgia de retirada das amigdalas, que tanta gente precisa fazer, mas tem medo. 
E não é a toa que resolvi escrever sobre isso. Faz 1 mês e 6 dias que passei por essa cirurgia, e, assim como eu fiquei nervosa na fase pré-operatória, creio que muitas pessoas também estão muito ansiosas, receosas do que é essa cirurgia. E especialmente como se desenvolve o pós-operatório!
Vou contar aqui como foi a minha história, sinta-se convidado a contar a sua, se passou por isso!

PARTE 2 dessa história (problemas na fala após a cirurgia) - você confere clicando AQUI.

Desde sempre tive amigdalas enormes. Assim, as dores de garganta, gripes, resfriados e amigdalites eram terrivelmente frequentes. Lembro de quando ia ao otorrino e ele dizia que a melhor saída era a cirurgia. Mas meus pais não queriam me submeter a um procedimento cirúrgico. Fiz um tratamento com remédios que não me lembro o que eram exatamente. Mas foi um tratamento de 3 meses. Um mês tomando todos os dias um comprimido, outro mês sem tomar, e no 3º tomava a ultima cartela.
Esse estranho tratamento melhorou um pouco a minha vida por um tempo. Mas por pouco tempo. Sempre fui uma garota gripada. Sempre com problemas de saúde.
Em 2009 ou 2010, não tenho certeza, comecei a me viciar em Adnax, um descongestionante nasal bem forte. Meu nariz ficou irritadíssimo e ferido. Tive que ir a um otorrino novamente. Ele tratou meu nariz e mandou que eu parasse de usar adnax imediatamente. Passei uma noite sem respirar, mas depois consegui me livrar desse vício maldito rs. Mas o problema eu ainda não conhecia. As sequelas.
Além das amigdalas enormes, por causa do uso contínuo do adnax, houve o que eles chamam de hipertrofia. É quando os cornetos não voltam mais ao seus tamanhos normais, ficando maiores a cada vez que se usa um descongestionante.
Aguentei a barra até o início deste ano, quando realmente ficou insustentável aguentar as gripes que viviam me perseguindo. Era ficar no ar condicionado, era passar um vento frio, qualquer coisinha, era o suficiente para que eu desenvolvesse as amigdalites. E isso acontecia aproximadamente uma vez por mês. Estudar e trabalhar ficou complicado..Entrando e saindo de ambientes com ar condicionado não tinha como!
Decidi tomar coragem e enfrentar a tal cirurgia. 
Cheguei ao consultório da médica convicta de que eu sabia exatamente qual seria a cirurgia, então entrei dizendo "preciso retirar as amigdalas!".
Ao examinar as tais problemáticas, a doutora concordou de imediato com a minha exclamação. Mas também pediu para dar uma olhadela no meu nariz. E tcharã!! Surpresa!
Depois de um exame mais detalhado (uma tomografia de seios da face), recebi a notícia de que além de retirar as benditas amigdalas, deveria retirar mil coisas do nariz. Desvio de septo, carne, pólipo... Enfim, estava tudo uma grande bagunça!
Mas estava determinada a resolver estes problemas e então fui em frente.
Fiz todos os exames e marquei a cirurgia. Seriam dois médicos. Um para as amigdalas e outro para cuidar do nariz. Tudo bem, ok.
O dia da cirurgia foi chegando e senti que comecei a ficar muito ansiosa, muito nervosa, pois morro de medo de cirurgias. Simplesmente prefiro passar sem elas rs.
No tal dia marcado, talvez por causa do nervosismo, amanheci espirrando. Por causa disso preferiram marcar outra data. 
Uma semana depois, lá estava eu novamente para ser operada.
Tive uma crise de desespero no centro cirúrgico, mas todos foram muito atenciosos comigo, logo a médica chegou e me acalmou, e pra ser sincera, não me lembro nem como foi a anestesia!
Só me lembro de ter acordado numa maca, ouvindo as vozes das enfermeiras. Olhei para o lado e vi que tinha outro paciente dopado ao meu lado rsrs Percebi então que ali era o lugar que os pacientes ficavam para acordarem bem da cirurgia, antes de irem para o quarto ficar com a família.
Na mesma hora em que acordei, senti a incrível diferença na respiração. 
A última coisa que me lembro antes de ser anestesiada, era alguém me dizendo que seria bom evitar dar aquela primeira respirada pelo nariz quando acordasse da anestesia. Pois estaria tudo sensível, inchado, talvez congestionado e com maior risco de sangramento.
Mas quem é que lembra disso quando acorda de uma anestesia geral?
Pois eu dei aquela respirada pelo nariz mesmo! E olha... nunca respirei tão bem! Mesmo com tudo inchado eu senti a diferença na mesma hora. 
Nariz... Maravilha!
Garganta.... ehr... com a garganta foi um pouco diferente.
Assim como senti a melhora da respiração imediatamente ao acordar, também senti a região da garganta. DOENDO demais. E uns fios cutucando a parte de trás da minha língua, e meus ouvidos estavam muito doloridos.. meu Deus! Como isso doeu!
Não é pra desanimar ou colocar um medo básico em quem vai passar por isso, mas é melhor saber o que acontece de verdade do que se surpreender depois e não ter nem como se defender!!
Os médicos tem mania de dizer que é uma cirurgia muito simples e que o pós-operatório é fácil, tranquilo. Em crianças, é. Concordo. As crianças se recuperam muito rápido!
Mas eu digo que o tempo dado pelos médicos para um adulto começar a melhorar  (10 dias mais ou menos) não é suficiente nem de longe!
Fui levada para o quarto e depois de algum tempo voltando à consciência completamente, comecei a distinguir certas coisas na minha boca, como os pontos cutucando minha língua, a saliva espessa, a boca toda dolorida.
Não conseguia falar, beber água, nem tomar sorvete. Qualquer movimento da boca causava ânsia de vômito por causa do atrito dos pontos com a língua. Mas tentava toda hora comer um pouco, pois a alimentação é importantíssima nessa fase.
Voltei pra casa no mesmo dia, à noite. E dormi feito um anjo. 
No dia seguinte também não conseguia comer, e tomar os remédios era uma luta. Misturava com o sorvete, mas o cheiro das coisas ficou tão forte, que eu sentia nojo de tudo. Nem o sorvete me descia. Os remédios então? Eca! 
Tomava analgésicos, sprays, antibióticos e até corticóide.
Lá pro 4º dia de operada, eu entendi o significado da dor. A dor era tão forte que nenhum remédio adiantava. Tão forte que meus ouvidos pareciam duas bombas. Era como se tivessem ateado fogo ali. A garganta doía tanto, que eu chorei a noite inteira. Precisei tomar um calmante forte pra tentar dormir.
Quanto a alimentação... Foi bem complicado. Eu não conseguia tomar sorvete, porque eu sentia cheiro de remédio só de olhar pra qualquer sorvete. Sentia uma vontade ENORME de comer alguma coisa sólida. Mas não podia. Também me foi recomendado comer só mingau e sorvete nos primeiros 2 dias. Mas não aguentei e comi um prato de feijão bem temperado! 
Ah... só eu sei o quanto ardeu esse feijão!!!!!!!!!!!!
Em alguns dias eu conseguia comer um pouco de polenta com feijão e abóbora amassada. 
Outros dias nem água descia.
É uma sensação muito estranha. Você perde todo o controle sobre a deglutição. Não sabe direito como mexer a língua, a comida não desce direito, ou desce demais. Tem que tomar cuidado pra não engasgar.
Ah, perdi um pouco a sensibilidade na língua nos 2 primeiros dias, mas voltou ao normal logo.
Do meu nariz saía sangue e placas de sangue. Mas não havia dor alguma. Tudo na mais perfeita paz.
Mas, com toda a sinceridade..
Eu pensei que ia morrer de tanta dor.
Emagreci 4 quilos em uma semana. Comer é doloroso demais!!
O tempo vai passando e quando você pensa que o próximo dia será melhor, piora.
A saliva fica muito grossa, porque quase não dá pra beber água.
E A BOCA?
Fiquei com a boca ferida e inchada. Minha mandíbula estava muito dolorida. Abrir a boca causava dor em tudo. Muita dor. Minha boca ficou inchada, duas ínguas se formaram, devido ao equipamento de manter a boca bem aberta durante a cirurgia, e a dor para abrir a boca, pelo deslocamento da mandíbula. Uma semana foi o tempo que levou para essas feridas sararem (com exceção da dor na mandíbula).
Para a minha alegria (só que não), desenvolvi uma uvulite (inflamação na úvula, aquela "campanhia" que fica pendurada lá na garganta). Foi uma coisa horrorosa, tive que tomar os antibióticos tudo de novo e uma bela de uma injeção no bumbum, fora o fato de ter ganho mais uma dor pra minha coleção. Enfim...
Depois de DUAS semanas, comecei a comer coisas mais sólidas, claro, sempre bebendo algo para ajudar a descer, pois comida seca não desce!
Hoje, depois de 1 mês e 6 dias, como quase normalmente. 
Engordei os meus quilinhos de volta, porque a vontade de comer de tudo é incontrolável depois de tanto tempo comendo papinhas.
O meu problema é que não consigo falar muito bem ainda. Fiquei um pouco fanhosa e tenho um pouco de dificuldade de pronunciar certas sílabas. Dizer "coca-cola" é uma lástima! Palavras com "F" e "S" também saem um pouco estranhas! rs
Estou na esperança de isso ser reversível. Me sinto ridícula falando desse jeito!
Ainda é difícil controlar todos os movimentos da língua e boca para não engasgar com água, por exemplo, ao escovar os dentes. A água simplesmente escorre goela abaixo! Pouco a pouco as coisas vão melhorando. Mas é necessário aprender a comer, a beber, gargarejar... Tudo de novo! 
Ainda hoje não consigo comer coisas secas como bolos e biscoitos. Para isso, preciso sempre "empurrar" a comida com um suco.
A afobação é grande. A mastigação diminui e é preciso se reeducar à mesa. Agora com a passagem liberada + a vontade louca de comer faz com que a má digestão venha à galope!
É tudo uma questão de paciência...
No geral, há uma grande melhora na vida. A respiração é maravilhosa! Não existe mais aquelas amigdalas ocupando aquele espaço na boca! Sem amigdalite, sem rinite, sem nada!
Mas a adaptação é bem complicada. Precisa de muita paciência, mas muita paciência mesmo!
A quem vai fazer essa cirurgia, só digo o seguinte... Coragem! A vida melhora muito! Mas pra isso, o preço é alto, a dor é forte e o desafio é grande!! Não é mole não! Mas vale a pena, apesar de tudo.

Coragem moçada!!!!!


Relembrando: fiz um novo post sobre problemas com fala após a cirurgia é só clicar AQUI para acessar! Melhoras pessoal!

Comentários

  1. Que a sua melhora, venha repleta de alegria e realizações para tudo que sonha. Tudo de bom amor ^^

    ResponderExcluir
  2. caramba ,olha se tivesse lido seu testemunho nao sei se teria feito a cirurgia!
    fiz as mesmas coisas que voce, adenoide,amigdalas, septo e cornetos!

    nariz ta tranquilo fora as borras de sangue que surgem as vzes, e a garganta ttem dias que doi sim,mais nao da forma que vc descreveu, gracas a deus eu n estou sentindo muita dor! uma colega fez a uns meses atras e foi como.vc, sofreu demais! aqui o maior sofrimento eh ficar sem comer :(
    hoje.estou no setimo dia de recuperacao e aparentemente me sinto melhor! unica coisa q comecou a me incomodar sao os benditos pontos na garganta!


    beijao e se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Rafa, os pontos na garganta são realmente tenebrosos!! rsrsrs
    Mas espero que já esteja bem melhor da cirurgia!

    =))

    ResponderExcluir
  4. Operei de amigdalas e adenoide, é normal nao conseguir respirar pelo nariz deitado de peito pra cima ??

    ResponderExcluir
  5. Faz 2 dias q operei das amigdalas e da adenoide. O sangramento gracas a Deus parou no dia seguinte mais vou te falar a garganta parece q cada dia q passa piora, comer sopas frias nao e facil nao e sorvete enjoa rs. Se soubesse q era ruim assim operar das amigdalas nao tinha feito viu, pra durmir nao e facil dps das proxs 48 hrs mais to firme na fé sei que Deus vai fazer sarar em breve. Espero q a senhora esteja melhor tambem, pq so quem fez essa cirurgia sabe como e ruim o pos operatorio. Deixo aqui meu email para trocarmos experiencias e dicas tiago.tm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  6. Olá eu fui operada no passado dia 25 de março.. e a minha recuperação esta também a ser horrível..~Só ontem é que consegui comer um pouco de sopa e começou me logo a arder a garganta..custa muito mesmo e se eu soubesse que ia custar tanto eu não aceitava ser operada..tenho muito fome de comida mesmo! Não consigo dormir uma noite seguida.. nem lavar os dentes só os da frente..e com muito custo..as dores de ouvido são horríveis..para nao falar do bocejar ate isso me doí..só espero poder voltar a comer normalmente e sem dores..

    ResponderExcluir
  7. Essa cirurgia é horrível mesmo, prezo pela rápida recuperação de todos vocês..
    Mal conseguia abrir a boca para beber, e escovar os dentes era praticamente impossível, pois a mandíbula doía demais. Estou recuperada e raramente fico resfriada ou gripada. Minha respiração melhorou 100%. O único problema é que não me adaptei com a falta das amigdalas, pois elas ocupavam um espaço grande ali na boca rs Também me parece que o canal nasal não fechou direito (as vezes sai comida pelo nariz, eca kkk), mas já que resolvemos fazer essa cirurgia, temos que carregar a cruz né! A questão é ver se os benefícios são maiores que os malefícios.
    Melhoras a todos!

    ResponderExcluir
  8. Encontrar esse post foi um acalento na minha vida!
    Desde quinta estou operada. Septo e amigdalas. O septo nem me lembro que foi operado!
    Mas a garganta! Jesus! Quanta dor! Estou desesperada!
    Parece que nao vai passar nunca!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/5/13 05:05

    Ola a todos,

    Gente me sinto fraca e com sono, tenho fome sim mas arrisco, como um paozinho dai depois e so aguentar a dor se contorcendo rsrs. Operei no dia 30 de abril 2013, o pior mesmo e nao dormir ou entao acordar de hora em hora com a boca em chamas e ainda ter qus passar o dia assim meio grogue ne. Amanha vou tirar o silicone do nariz finalmente ao menos isso. Pra mim o pior dia foi o da operacao pois tinha um tampao no nariz e nao respirava era tudo pela boca , fiquei tao angustiada que acordei o outro dia chorando pois ja nao aguentava mais repirar comer e engolir pela boca , olha gente procurem um bom medico pois eu optei de fazer isso pela qualidade de vida, pois dormia mal e vivia com sono, irritada sem concentracAo nem pra ler, agora vou esperar uns dias volto aqui e conto pra vcs ok. Fiquem com Deus, ele sabe todas as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me submeter a essas mesmas cirurgias amanhã...
      Que medooo!

      Excluir
  10. Anonimo.
    Esse tipo de cirurgia já está ultrapassado! É um sofrimento desnecessário. Há muitos médicos que não usam mais tampão... Fiz a minha cirurgia no ano passado e não precisei de tampão no nariz nem nada, já acordei com ele livre. Só ficou saindo borras de sangue, mas não atrapalhava em nada. Imagino a angústia que deve estar sentindo... Melhoras!!

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa eu digo , é a pior cirurgia que ja fiz.Hj é o segundo dia pós cirurgia e Nao consigo engolir nada , nem saliva.Estou irritadíssima pq tenho fome e nao consigo comer.Se pudesse voltar no tempo , nao faria nem amarrada essa cirurgia.Morro de sede e quando tento beber água , sinto ânsia de vomito.
    Eu era feliz e nao sabia....

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz uma amigdalectomia no dia 29 de Abril e ainda tenho muita dificuldade em comer. Tenho o "sininho" muito inchado o que me faz engasgar com a comida. Também ainda falo fanhoso.... Alguem sabe se isto ainda vai demorar a passar? Tenho tanta fome....

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite... Eu acabei de fazer esta amigdalectomia no dia 7 de maio de 2013, e estou ainda na fase da recuperação, todo este processo que nossa amiga ai passou tenho vivenciado, dores insuportáveis, de manhã acordo sem poder abrir a boca e a noite estou com a boca bem seca e não estou conseguindo produzir saliva... de tão seca que fica minha boca, não consigo ingerir líquido algum, fala é um dilema, as vezes sai as palavras bem... outras vezes a língua trava, minha médica diz que em 15 dias tudo isso passará, será? ando preocupada... estas dores me mata...

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos novamente. Resumindo todo este processo, os primeiros 15 dias são um horror, a partir daqui e sempre a recuperar... Faz hoje 30 dias apos a minha amigdalectomia e ainda nao como nem falo a 100%. Anda tenho problemas ao engolir, os músculos ainda nao estão totalmente recuperados... Mas acredito que com o tempo chego lá uma vez que noto melhoras a cada dia que passa.

    ResponderExcluir
  15. Olá, bem resolvi compartilhar com vcs minha experiência tbm!
    Fiz a cirurgia dia 18/05/2013 das amigdalas e desvio septo, as 8 da manha fui p centro cirurgico,e a anestesia geral?? super tranquila, qdo começou a aplicar um medicamento pre anestesia ja apaguei..acordei com uma enfermeira perguntando se eu estava com dor e q que ja havia acabado minha cirurgia, terminou por volta as 10hrs e fui pro quarto 12:00(ate a hr d ir p quarto fiquei na sala de recuperação). Gente DOR varia mto de pessoa p pessoa, não se desespere antes da hr, EU NÃO TIVE DOR!, claro q sim um desconforto na garganta, tomei os medicamentos(todos liquidos) na hr certinha, so q msm sem dor segui a risca as orientações do pos operatorio, comida pastosa ate o 3 dia, hj estou no 12º é estranho e tenho um pouco d medo(medo d machucar) ainda d comer arroz e feijao, prefiro comidas com caldinhos, entao dai-me sopa q por sinal adooroo.
    Pra vc q vai fazer a cirurgia, fique tranquilo, dará tudo certo e espero q tbm não tenha dor assim como Eu!Aah no nariz, é uma maravilha rsrs n usei tampao e nem aqles "canudinhos", a unica recomendação do dr. foi lavar com soro em 1 em 1 hr.

    Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até me senti aliviada com esse comentário, vou fazer essas duas cirurgias amanhã!

      Excluir
  16. Gente, fiz questão de vir aqui dar o meu depoimento sobre minha cirurgia de desvio de septo + retirada das amigdalas, pq antes da cirurgia estive nesse blog e quase desisti.
    Depois da minha médica me acalmar, resolvi fazer e posso dizer q pra mim está tudo bem tranquilo. Fiz a cirurgia faz 2 dias e estou super bem. Uma leve dor na garganta e nada mais.
    Desde o primeiro dia, ainda no hospital consegui comer normalmente (sopa, gelatina, danone, etc) e falar. A enfermeira de tempos e tempos vinha aplicar alguma medicação na minha veia e mesmo agora q estou em casa, estou tomando remédios de hora em hora (amoxicilina, toragesic, traumell, prelone, dipirona e tylenol), mas a dor eu quase não sinto. Também não vomitei sangue e nem deixei de sentir o sabor dos alimentos.
    Portanto, essa questão de dor é muito relativa e vai de pessoa pra pessoa. Eu sempre me considerei uma pessoa forte pra dor, tenho algumas tatuagens, já fiz depilação a laser, arranquei dente, implantei dente...rs...talvez seja por isso. Então, não se assustem, pq eu quase desisti da cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida vc teve sorte de ter um médico que passou dois analgésicos fortíssimos. Pq o meu, só passou paracetamol.

      Excluir
    2. Ola, é vdd!!! O dr me deu Toragesic somente mas deu conta...achei que fosse doer muito mais...ele já me avisou que eu ia ter uma melhora dentro de uma semana e que depois, pelo processo de cicatrização, ia começar a doer de novo...dito e.feito...já ta doendo até o ouvido.. Paciência!!! Hehe o nariz esta ótimo já tirei com uma semana o silicone que ele coloca e foi tranquilo retirar, até a limpeza no nariz foi tranquilo! Podem fazer sem medo...as melhoras sao tremendas e com seu medico de confiança!

      Excluir
    3. Eu fiz esse cirurgia 4 dias no 1 e no 2 dia foi muito dolorido. Mais graças a Deus não vomitei agora estou tento muita tosse e isso esta ferindo minha garganta não sei se é normal. Mais minha preocupação maior é que dia 25 tenho um evento pra cantar e estou com muito medo de não poder cantar ou como vcs disseram umas palavras não saírem direito o vcs acham me ajude por favor.

      Excluir
  17. estou no sexto dia de recuperação, amígdalas septo e adenoide,a 4 sem dormir direito, boca seca cansaço dores insuportáveis até para beber água, cochilo 5 minutos e acordo com se tivesse comido terra, doí de mais não consigo engolir nem sopa gelada direito sem contar que não me sustenta, só de digitar aqui ja tomei dois copos de água, uma coisa eu digo se soubesse que era assim jamais teria feito. Obs o nariz nem parece que mexeu pois não doí nada só sai sangue na hora de limpar

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/6/13 16:01

    Olá pessoal, bom após ler todos os depoimentos aqui, resolvi deixar o meu também! Fiz a cirurgia de retirada das amígdalas dia 27/05/13, foi bem tranquilo as primeiras horas pós operatório, porém no segundo dia começou as fortes dores, estava tomando apenas novalgina e um antibiótico, mas ainda sim sentia dores muito forte, liguei para meu médico e ele disse para eu tomar Tylex, esse remédio foi péssimo, a dor não passou e vomitei muito a noite inteira passei mal, muita tonteira. Dia seguinte liguei novamente para o médico, ele me receitou um antiflamatório que me deu um alívio durante o dia, tomava um comprimido por dia, porém a noite me contorcia de dores na garganta e ouvido, estava fraca, pois só estava me alimentando de sopas, sorvete e gelatina ( isso quando eu conseguia engolir). No quinto dia de cirurgia, tive um sangramento na garganta, tive que ser internada para ser observada, pois se tivesse outro sangramento, teria que voltar para o bloco cirúrgico e avaliar o que estava causando o sangramento. Fiquei internada por 24 horas, vários medicamentos estavam sendo aplicados diretamente na veia, foram as 24 horas mais tranquilas que tive ( com menos dor). Enfim, hoje estou completando o sexto dia de cirurgia ainda não estou falando bem ( muito pouco, estou sussurrando) a minha saliva é grossa e não consigo engolir ela, tenho fortes dores no ouvido ainda e garganta, a garganta está bem inflamada com uma secreção amarela, que tem um gosto péssimo! Estou muito impaciente, torcendo para eu me recuperar o quanto antes, pois estou fraca e emagreci muito. Minha experiência com essa cirurgia não foi muito positiva, mas espero que ao recuperar, volte tudo ao normal ( a voz, sentir o gosto dos alimentos...) estou desesperada ainda.... Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos, hoje faz quatro dias que fiz a retirada das amígdalas a cirurgia não doi o difícil é o pós operatório e não poder conversar mais vale a pena sim pois acordei respiração ótima e a dor e suportável. Boa sorte ...

      Excluir
  19. Se eu tivesse lido esses comentarios, também não sei se teria operado. Fiz a cirurgia no dia 08 de junho de 2013, foi tudo bem, acabou 11:30 a cirurgia e 12:00 ja estava no quarto, falando com dificuldade, mas bem. Quase na hora de ter alta resolvi levantar para ir ao banheiro, afsss deu vomito, muito vomito, me medicaram e passou. As 18 hs fui para a casa. No dia seguinte ja não falava, não comia e não bebia nada, dor insuportável, nada corta. Domingo a noite me deu tosse, e dai sangou a garganta, fiquei sentada desesperada, tomei sorvete na marra para estancar o sangue, parou. Hoje estou no 3 dia pós cirurgico e sinto muitaaa dor, não durmo direito, acordo com a garganta seca e com vontade de tossir. Nossa espero que cicatrize logo, pois sinto fome, mas a dor e tanta que é melhor ficar sem comer...minha experiencia também não esta boa ainda, vou voltar depois para contar e valeu a pena.

    ResponderExcluir
  20. Fiz minha cirurgia de nariz e garganta no dia 6/6/2013. Correu tudo bem, mas logo que fui para o quarto, tive dificuldade para engolir, respirar, como se fosse uma falta de ar....Hoje, estou no sexto dia, nariz está ok, sem dor, mas a garganta ainda dói bastante. Tem dias que dói mais o lado direito e outro, o esquerdo, parecem que combinam para doer um lado mais de cada vez. Estou esperançoso para ficar 100% recuperado logo. Boa sorte para todos. Ah! Mas vale ressaltar que o fato de estar já respirando melhor, vale a pena.

    ResponderExcluir
  21. Fiz amidalectomia, hoje estou no terceiro dia de cirurgia, estou abase de remedios (toragesic, tramadol e azitrimicina),estou bem, ja consigo comer algumas coisas como arroz,pao tpo bisnaguinha,enfim alimentos que nao sejam asperos.Mas quando o efeito do remedio esta passando a dor comeca a aparecer.Mas o resultado vale a pena.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/7/13 22:41

    Fiz dia 5 de julho a cirurgia para retirar só as amígdalas... acordei da anestesia super bem, nem as enfermeiras acreditavam como estava lúcida e falante.. no hospital não senti quase dor, hoje, um dia depois em casa sinto bastante, mas nada que dipirona não cure... Realmente varia de pessoa para pessoa... como ODEIO sopa, comi até um egg sponge (pãozinho beeeeeeeeeem molinho) molhado no suco sem problema nenhum, ou assim espero hehehehe

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal..
    Estou um pouco preocupado com a minha
    filha de 7 anos. Ela fez a cirurgia para remoção de amigdalas e adenoide no dia 1 de julho . Faz 14 dias. A recuperação foi relativamente boa. Minha filhinha reclamou muito pouco de dor e as vezes que isso ocorreu lhe demos uma pequena dose de tylenol para crianças e tudo bem. Se alimentou bem com sopas,caldo de feijão,gelatinas,iogurtes e em uma semana já estava comendo polenta frita.
    O que acho estranho é que a voz fanhosa ainda não desapareceu. Fomos ao médico que lhe operou e ela disse que isso se resolve com o tempo. Acho estranho,pois esse sintoma normalmente desaparece em alguns dias apenas. Será que tem alguem aqui com experiêcia similar.
    Agradeço e forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  24. Jonas,eu que escrevi sobre a cirurgia, passei por ela. Fiquei fanhosa por alguns meses. Realmente dá um medo de não sarar nunca, rs. Mas a voz volta ao normal sim, só que precisa ter paciência, o processo é demorado. Pra eu voltar a falar normalmente demorou uns 6 meses, pra você ter ideia. Vai ficar tudo bem com a sua filha, viu? Faz parte :)

    ResponderExcluir
  25. Eu fiz essa cirugia dia 08/07/2013,foi super tranquila a cirugia,apesar de nao estar com a minha familia por perto pq estou na Italia estava super confiante,e deu tudo certto, acabada a cirugia voltei pro quarto acordei um pouco sonolenta mais nao sentia nenhuma dor,consegui tomar sorvete 3horas depois, fiquei internada tres dias no hospital, tudo bem nao sentia dor nenhuma, so a garganta que incomodava um pouco pra descer os alimentos ainda que solidos e a saliva, ai meu marido foi me buscar no hospital viemos pra casa, ai a coisa mudou de figura, vieram dores horriveis nao sei quem doia mais se era o nariz ou a garganta, nossa queria morrer, sumir pra nao sentir aquilo,tomava remedio passava o efeito comecava tudo de novo, nao conseguia comer mesmo com muita fome,nossa foi o dia mais dificil pra mim,nao conseguia dormir de tanta dor, ate que depois de chorar muito, o remedio me deu uma boa aliviada e consegui dormir, foi maravilhoso,os dias seguintes foram com menos dor mais elas estava ali sempre presentes,depois de retirar o tampao melhorei muito, nem lembro que operei o nariz,e hj com uma semana que operei a minha garganta continua aqui fazendo a parte dela doendo,hj bem menos,mais e incrivel so para durante o efeito do remedio depois volta tudo de novo, espero que melhore logo,pois comer pra mim virou um sacrificio.

    ResponderExcluir
  26. fiz a cirurgia das das amidolas e desvio de septo e corneto e outras mais ,dia 06/07/2013 antes de ir para sala de cirurgia o anestesista me deu um comprimido lingual para eu ir me acalmando, fui para sala de cirurgia umas 8:40 e assim que chequei na sala o anestesista me deu medicação na veia ai não vi mais nada,quando acordei estava com uma sensação de falta de ar,então o Dr me falou que era normal pq eu estava respirando por tubo,depois me levaram para o quarto ,me deram medicação pra dor e me colocaram no oxigênio pois estava com sensação de falta de ar chequei umas 12:50 no quarto.foi muito ruim os primeiros momentos depois da cirurgia,estava doendo muito a garganta o nariz nada sentia só repirava pela boca,so consegui comer na janta ,muito pouco,sopa e agua era muito ruim pra beber.veio sucos ,sorvetes ,vitamina mas nada disso me dada vontade de comer so de pensar na dor de engolir e sentir dor e os pontos,foi muito ruim pra eu durmir mesmo com medicação.passei a noite no hospital e não queria sair com medo,mais no dia seguinte 07/07 o medico me deu alta ,pq ele falou que não era bom ficar no hospital por causa de infecção.meu medo era como iria conseguir engolir os remédios já que era tão difícil tomar agua.assim que sai da cirurgia já consegui falar.o problema era em engolir.no dia 11/07 fui ao consultório do meu medido e ele tirou a gelatina que estava no meu nariz ou seja o curativo.logo nunca tinha respirado tão bem,mais a garganta ainda doía muito ,mais dores suportáveis hoje dia 16/07 já consigo comer arroz ,caldinho de feijão e carne picadinha,mais as dores fortes já passaram ,o que esta me incomodando muito é a
    UVULA que esta muito inchada ,grande e quando me dar tosse vai pra frente da língua me impedindo de respirar,será que é normal,alquém passou por isso?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo! Corre pro médico, pode ser UVULITE! Inflamação na úvula, eu tive. Ela ficou enorme, e muito roxa e dolorida, precisei tomar antibióticos de novo! Melhoras

    ResponderExcluir
  28. Boa noite,
    Fiz essa cirurgia a 14 dias, e concordo com tudo que disse, é uma dor terrivel no inicio, fiquei 3 dias sem comer nada nem conseguir beber água,hoje consigo comer bem pouco pois preciso de ajuda de liquido para conseguir descer o alimento e liquido mesmo quase nao bebo pq sai pelo nariz, ou tenhoque inclimar muito a cabeça para conseguir beber, e minha voz esta horrivel, parece que estou com uma batata quente na boca, com mta dificuldade de falar, quanto tempo sua voz levou para voltar ao normal? Ou melhor sua voz voltou ao normal? Estou muito preocupada com isso pois trabalho com a voz e estou ficando desesperada.
    Se poder me ajudar agradeço.

    Obg,
    Thais

    ResponderExcluir
  29. Fiz a cirurgia a 22 dias, retirei as amigdalas e fiz turbinoplastia ( cirurgia de rinite). Me vi em alguns pontos que vc citou...tipo: sentir os pontos encostando na língua, dificuldade pra engolir, sentir dor nos ouvidos, quando eu faia força para engolir parecia que tinha uma bomba nos ouvidos, não aguentava nem olhar pra sorvete, muuuito medo de engasgar, e tbm emagreci 4kg em 1 semana rs. Mas a minha recuperação foi relativamente boa, não tive febre, nem vômitos, só na noite e que passei no hospital que tive náuseas mas foi logo aplicada uma medicação na veia e tudo passou. Comecei a sofrer mesmo quando fui pra ksa, era mto sofrido tomar antibiótico de 8/8 h e dipirona de 6/6h..não descia! e por causa da cirurgia no nariz tudo que era mto líquido (até água) voltava por ele. Mas fiz o repouso direitinho, só comecei a falar no 4º dia, e não arrisquei comer nada que pudesse prejudicar a cicatrização, nos 7 primeiros dias foi tudo gelado ou frio e bemmm molinho. Recomendo a quem queira fazer, realmente precisa de mta coragem, a gnt sofre, mas a vida melhora MUITO! o resultado é perfeito, descongestionantes nasais e amigdalite NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  30. Eu estou passando a mesma dor na garganta é uma dor que da vontade chorar, nunca senti uma dor assim e tudo que li é verdade , dói mt e eu não durmo eu cochilo '

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, dps de todos esses comentários, eu que ja operei 3x de sinusectomua, desvio de septo e polipo nasal, estou prestes a fazer cirurgia de amigdalectomia, estou com muito medo. Meu caso médico falou que tenho as amígdalas pequenas, so que elas tem muitos buraquinhos, entao junta caseos, as vezes tenho halitose e sinto como se tivesse algo preso na garganta e nao sai, alguém ai ja teve isso antes de operar? Quem tem amigdalite senti ardência na garganta e na língua?

    ResponderExcluir
  34. Eu tinha isso, as minhas amigdalas eram muito grandes e cheias de buracos, então formava aquela coisa nojenta e parecia que tinha algo dentro delas que não saía rsrs. Mas ardência eu não sentia.. Eu sentia uma dor forte mesmo, não ardência. Aliás, ponto positivo para a cirurgia, é que depois de tanto tempo nunca mais minha garganta inflamou ;) SÓ faça se for realmente necessário, ou se souber que vai aguentar de boa o pós operatório! Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Ai galera paz...eu fiz a cirurgia dia 06 de agosto.. e ate hj sinto mta dor pra engolir tem hora que melhora e depois piora e ainda não fala direito e normal?????

    Tiago

    ResponderExcluir
  36. Anônimo1/9/13 20:06

    Olá pessoal, boa noite. Fiz a cirurgia dia 27 de agosto. Retirei as amigdalas e fiz uma raspagem no nariz para facilitar a respiração. bom a cirurgia do nariz posso falar que parece que nem fiz, não senti nada , somente uma diferença notória ao respirar e respirar bem melhor. Hoje por eu ter chorado, o nariz está escorrendo secreção como se tivesse gripada, e mesmo assim somente do lado esquerdo. Agora quanto as amigdalas, nossa!! A recuperação não é só chata como dolorosa. Não consigo mais nem ouvir a palavra: sorvete, gelatina e derivados de leite... minha nossa está sendo uma tortura. Ainda não estou conseguindo falar direito e nem abrir a boca por completo. Parece que a mandíbula não responde aos movimentos para abrir. Sinto dor ao engolir e hoje estou no 6°dia pós cirúrgico. Quanto tempo levarei ainda pra conseguir comer um tradicional arroz com feijão, macarrão e carnezinha desfiada?? Quanto tempo leva pra falar normalmente sem doer?? Me ajudem, pois até bocejos doem tudo... não sei mais o que fazer!!!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo2/9/13 20:09

    Fiz a amigdalectomia dia 20, hoje tem 13 dias. Primeiros 2 dias tudo beleza, até sai de casa, mas a partir do terceiro dia a coisa ficou feia. Não sabia que existia dor assim. passei 5 noites sem dormir, acordava com a garganta queimando seca, nas crises de dor, doia garganta, cabeça, ouvido e mandibula. Passei uns 3 dias sem comer nada, esforçava pra engolir uma gelatina e meio copo dagua. Fui no médico no 7 dia e ele me mandou pro pronto socorro pra tomar soro e analgesico. Tomei 4 ampola na veia e continuei sentindo dores. A dor é algo inacreditável. Somente a partir do 9 dia melhorei, e agora está sendo rápida a melhora. Ja consigo comer algumas coisas sólidas, como macarrão e peixe, e tomar água (como beber agua é bom!). Só estou tomando um antibiótico pra sinusite. Pra quem for fazer essa cirurgia já vou avisando, não faça agora no periodo de seca, pois agrava a dor, e ponha na sua cabeça que pelo menos uns 4 dias você vai sentir dor de morrer, mas não desanime. Ainda sinto um pouco de dor ao engolir (suportável), mas pelo menos agora sou uma pessoa normal de novo, apesar de ter perdido 5kg. Minhas amigdalas eram pequenas, mas formavam caseos de vez em quando e vivia irritada.

    ResponderExcluir
  38. Amanhã será o grande dia? Desejem-me sucesso na cirurgia de retirada das amígdalas?

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Amanhã seria meu grande dia também, mas eu acho que não vou mais retirar as amigdalas... Somente o desvio do septo!

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3/9/13 17:51

    Pessoal, fiz a cirurgia há 7 dias e hoje está particularmente difícil. Tenho uma sensação péssima ao engolir, parece que a comida (líquida, é claro) fica agarrada na garganta ou entra no canal errado! Será que isso é normal? Será que volta ao normal? E com quanto tempo a gente consegue comer um pãozinho com café? rsrs estou sonhando com isso. Abraços a todos e força para atravessar essa fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma a cirurgia as amígdalas dia 23/2 e agora passados 3 dias eu não suporto tanta dor... Não consigo falar.,nem comer, e para tomar medicação é um caso sério..Quando tenho fome e tenho por alguma coisa a boca do tipo gelados ou sumos.. Até me agonia. Nesta fase não consigo comer nada de jeito... Só espero que isto passe e que seja como voçes dizem.... Que vai passar tudo. Porque bem preciso .😢

      Excluir
  42. Anônimo4/9/13 02:25

    Boa noite, estou a 7 dias pos cirurgia tambem mas a dor ainda é muito intensa, fora os enjôos de nao conseguir ver danones, sorvetes na frente.. apesar da dor consegue-se comer pao caseiro porque é bem molinho, mas com cuidado, de pouquinho em pouquinho para nao se atrapalhar na hora de engolir... Hoje tive que entrar com antibiótico porque o local onde removeu as amígdalas estava bem inflamado, além de aftas para ajudar a piorar a situação. Espero que com o medicamento melhore porque estou exausta de controlar a ente com tanta dor, além de fraqueza já que comer algo decente já virou artigo de luxo Rsrsrsrs... Melhoras rápidas para todos nos. Abs,

    ResponderExcluir
  43. Olá, fiz a cirurgia de amigdalectomia ontem a noite, Graças a Deus estou bem, por enquanto as dores dentro do esperado, afinal passar por cirurgia não é nada bom, mas às vezes não encontramos alternativas que resolvam o problema e aí somos obrigados a encarar. Negócio é seguir o repouso corretamente. Abs a todos e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  44. Leise Martins5/9/13 21:28

    O segredo é seguir direitinho o que o médico te falar Marcio Greick, fica quietinho, não tenta falar, só quando vc se sentir seguro mesmo, não coma nada quente nem que contenha pedaços, ou algo duro...assim sua recuperação vai ser sucesso, como a minha tbm foi!

    Tenha uma ótima recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leise! Pode deixar que vou seguir direitinho.

      Excluir
  45. Pessoal faz 9 dias que tirei as amigdalas, e realmente é sofrido, fico impressionados pois parece que cada dia que passa piora. Perdi 6 kg, voce tem duas opcoes, ficar com fome ou comer e ficar com dor, cheguei a conclusao que a fome é muito melhor., gente a ador de ouvido esta me matando, nao consigo comer gelado, quente, doce ou salgado. Estou me tornando um expert em gelatinas! Brincadeiras a parte, posso garantir que é muito sofrido.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  46. Estou no terceiro dia do pós operatório da retirada das amígdalas e to sentindo muita dor ao engolir e nos ouvidos. Parece que a cada dia que passa as dores aumentam mais. Bom, li as postagens e vi que é normal. O que me deixa mais aliviada. Agora é só esperar os dias passarem.

    ResponderExcluir
  47. Estou no terceiro dia do pós operatório da retirada das amígdalas e to sentindo muita dor ao engolir e nos ouvidos. Parece que a cada dia que passa as dores aumentam mais. Bom, li as postagens e vi que é normal. O que me deixa mais aliviada. Agora é só esperar os dias passarem.

    ResponderExcluir
  48. Bah que fiasco, mulher, hehehe. Eu que sou homem, 31, não sofri tanto assim, e olha que os homens não tem a proteção hormonal como a mulher. Mas tenho que concordar contigo, a dor na garganta é horrível... o nariz pfff não faz nem cosquinha perto da dor na garganta, no final da língua, por la... a partir do 4° ou 5° dia, qdo passa a anestesia, olha, a gente tenta comer um treco que não sabe que é meio acido (banana, alguns sucos, pure de batatas) e ARDE E DOI mooooitoo!!! Eu queria gritar, chorar, xingar até a quinta geração do badanha e doía tb. Mas olha, valeu tudo a pena. Hoje não tenho mais Apneia (era grave, nem CPAP resolvia bem), não tenho cansaço, não tenho mais Deficit de Atenção, não sou mais um zumbi durante o dia (apesar de eles estarem na moda agora :p). Era isso, parabéns pelo blog, me ajudou qdo precisei.

    ResponderExcluir
  49. Concordo muito com você. Sempre tive dores de gargantas horríveis e mensais.Até que resolvi fazer a cirurgia. Sabia que seria dolorida, mas não imaginava o que me esperava. Fiz a cirurgia e quando voltei da anestesia começou o sofrimento, não conseguia comer absolutamente nada, até gelatina e sorvete doía. Dormir então?? Acho que mais ou menos uma semana sem dormir direito, acordava com dores insuportáveis, garganta seca, fora que tinha que dormir quase sentada.Falar?Era melhor nem tentar... A partir do terceiro dia fui obrigada a tomar sorvete, gelatina beber água mas qta dor..e assim foram por mais ou menos dez dias. Hj faz 20 dias e ainda falo um pouco diferente, não sinto meu paladar como antes, tenho dificuldade para beber líquidos. Sei que a dor depende muito de pessoa para pessoa, mas eu sofri bastante e acho que se soubesse o quanto seria difícil, acho que não teria encarado. O que posso dizer a quem vai operar é ..tenha coragem...passa mas é uma recuperação lenta...

    ResponderExcluir
  50. Concordo muito com você. Sempre tive dores de gargantas horríveis e mensais.Até que resolvi fazer a cirurgia. Sabia que seria dolorida, mas não imaginava o que me esperava. Fiz a cirurgia e quando voltei da anestesia começou o sofrimento, não conseguia comer absolutamente nada, até gelatina e sorvete doía. Dormir então?? Acho que mais ou menos uma semana sem dormir direito, acordava com dores insuportáveis, garganta seca, fora que tinha que dormir quase sentada.Falar?Era melhor nem tentar... A partir do terceiro dia fui obrigada a tomar sorvete, gelatina beber água mas qta dor..e assim foram por mais ou menos dez dias. Hj faz 20 dias e ainda falo um pouco diferente, não sinto meu paladar como antes, tenho dificuldade para beber líquidos. Sei que a dor depende muito de pessoa para pessoa, mas eu sofri bastante e acho que se soubesse o quanto seria difícil, acho que não teria encarado. O que posso dizer a quem vai operar é ..tenha coragem...passa mas é uma recuperação lenta...

    ResponderExcluir
  51. Gente fiz essa cirurgia ano passado, e por incrível que pareça não senti nada de dor e não precisei tomar nenhum remédio! HAHAHA
    Só era difícil para comer, mas isso fo até bom pq perdi uns quilinhos kkkk!

    ResponderExcluir
  52. Tenho 30 anos e fiz a cirurgia a 6 dias. Nos dois primeiros dias realmente senti muita dor, mas depois ficou suportável a dor. Estou sentindo falta de comer arroz e feijão, rs! Não me arrependo de ter retirado a amídala, talvez meu caso seja uma exceção em relação a dor intensa no longo prazo.
    Resolvi relatar o meu caso pq antes da cirurgia li muito sobre as dores e me deixou com muito medo. Então se alguém for fazer eu recomendo.
    Joici

    ResponderExcluir
  53. karen fernanda26/9/13 22:57

    Oi primeiramente parabens pelo blog, qdo li fiquei mais tranquila.
    Bom, eu operei as amigdalas e desvio de septo.
    O nariz nem parece que mexeu, ja a garganta, meu Deus que DOR.
    Meu filho operou as amigdalas e a adenoide a tres anos atras e ele tinha 3 anos, foi tudo bem inclusive a recuperaçao, super tranquila nem pare cia que tinha operado.
    Entao decidi tres anos depois operar as amigdas porque elas eram muito grande e eu tinha mal halito por causa delas.
    O dia chegou e resumindo um pouco, nao teve nada a ver com a cirurgia do meu filho, faz 9 dias que eu operei e eu tenho que dizer que doi mais doi muito.
    Os dois primeiros dias agente pensa que a dor nao é tanta, mas depois disso só piora. No terceiro dia eu tive afta no final da lingua ds dois lados e tive aftas na (campainha) que dor. Fiquei tres dias sem comer, apenas engoli um poquinho de gelatinha, mas queimava tanto que eu tinha vontade de chorar, e logo deixava de lado ( era melhor ficar com fome do que sentir aquela dor toda).
    Senti uma pequena melhora no setimo dia mesmo assim hoje faz nove dias que eu operei e ainda no consigo comer quase nada, tudo que desce é com muito sacrificio.
    Maa tem uma coisa que me assusta muito, por mais que eu nao esteja comendo muitas coisas eu estou preocupada porque nao consigo sentir o GOSTO de nada. Nao tenho mais paladar, nao tenho mesmo. Acho que isso nao é normal.
    Bom é isso estou me recuperando a passos lentos. Mas espero que isso acabe logo.
    Pra quem vai operar eu desejo boa sorte e muita paciencia porque vc vai precisar.

    ResponderExcluir
  54. Karen Fernanda, obrigada por compartilhar a sua experiencia.
    Olha só, a perda do paladar, parar de sentir o gosto das coisas não é tão incomum não.
    Pode acontecer sim, e a sua cirurgia é muito recente, por enquanto fique tranquila, ta bom?
    Eu não conseguia falar nem controlar a passagem de líquidos pela garganta durante meses... Como essa cirurgia mexe muito nessa região lingua/nariz/ouvidos, pode ocorrer vários efeitos "colaterais".
    Fique tranquila, vai ficar tudo bem :)

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  56. Olá, me chamo Róh Santana e tenho 26 anos.
    Estava pesquisando sobre esse problema pelo qual sofro a anos, minhas amigdalas parecem estar maiores com o passar do tempo, e ha alguns anos surgiram caseos, aquela bolas de massa fedida, elas saem de dentro das amigdalas através das cavidades, o que causa mal hálito, ou seja, além de sofrer com inflamações constantes na garganta, agora surgiu mais esse agravante. Sempre escutei pessoas falando que a um risco de perca da voz, e isso me atormenta. Não tenho medo do pós operatório, nem da recuperação, acho que é relativo de pessoa para pessoa. Mas o fato de não poder mais falar me deixa horrorizada, confesso. Não posso mais conviver com esses problemas, pois me atrapalha muito, me privo de comer alimentos como camarão, carangueiro, entre outros, por quer no outro dia minha garganta estar inflamadíssima, gripes contantes, secreção, ar condicionado? nem pensar! Neblina, acaba comigo. enfim, estou pensando seriamente em fazer essa cirurgia. Esse blog me ajudou muito e, apesar dos relatos de dores e sofrimentos depois da cirurgia, me sinto mais motivada agora. Obrigado pessoal.

    ResponderExcluir
  57. estou na fila p operar estou com um pouco de medo , mais nao tenho escolha ,minha vida nunca mais foi a mesma desde que minhas amdalas inflamaram e nao voltaram ao normal
    ja estou com elas inchadas a 3 meses
    nao vejo a hora de operar logo !!!

    ResponderExcluir
  58. karen fernanda2/10/13 21:43

    J, Rohr, obrigada por me tranquilizar quanto ao paladar. Hoje faz 16 dias que operei, o paladar ainda nao voltou mas ja consigo comer algumas coisas sólidas, tenho um pouco de medo ainda, mas como devagar e graças a Deus esta dando certo. A minha voz ja esta super normal, igualzinha como era antes, boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  59. Tenho sérios problemas de amigdalites já faz mais de 1 ano, estou pensando seriamente em fazer a cirurgia, mas confesso que após ler os comentários de vcs sobre o pós cirúrgico fiquei realmente com muito medo, pois sou muito mole pra sentir dores fortes... Vou voltar ao otorrino e ver se operar é a solução... abraço a todos!

    ResponderExcluir
  60. J, Rohr, oi aqui é a karen novamente.

    Gostaria de saber se vc ou se alguem que já retirou as amigdalas pode me ajudar.
    Bom, quanto ao paladar eu entendi, tem 1 mes que eu operei, e eu sinto a minha boca amarga o tempotodo e quando eu vou comer apesar de não sentir direito o sabor das coisas eu sinto que nas laterais da minha lingua fica amargando, é muito ruim, alguem já sentiu isso?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite! Quando tinha quatros anos de idade os medicos diziam pra minha mãe que eu precisava remover as amigdalas pois eram muito grandes, mas por medo da cirurgia preferiu não fazer, e com o passar do tempo elas diminuiram, mas surgiram os furinhos nelas. Hoje com 18 anos sofro de amigdalites caseosas praticamente uma vez por mês e tenho uma halitose persistente que me priva de muitas coisas, por exemplo beijar sem uma balinha por perto ... Essa semana começarei a fazer os exames pré operatório, confesso que tenho muita vontade de operar principalmente por causa da halitose, pois acredito que não exista constrangimento maior. Mas fiquei assustada e morrendo de medo, após ler os relatos acima. Espero que dê tudo certo na minha cirurgia e no pós operatorio, pois sou muuuito medrosa. E sentir dor pra mim é muito dificil.

    ResponderExcluir
  62. Karen, a língua amargando eu não senti.. por isso não sei como responder, acho melhor você procurar o seu médico e perguntar.. melhoras!!

    ResponderExcluir
  63. Anônimo, eu tb não operei quando era mais nova porque meus pais tiveram medo. Tbm passei por amigdalites frequentes demais, foi quando decidi operar... Olha, se é necessário tenha coragem viu? Apesar de todo o sofrimento que vc leu aqui, tem coisas de que não dá pra fugir, e nem sempre a experiência é tão ruim. Todo pós operatório é enjoado e a maioria dói.. rs, mas que dê tudo certo pra você ta? depois volta pra contar como foi! Se cuida!

    ResponderExcluir
  64. Eu fiz a operçâo de amigdalas tem 2 para vc ir melhoranfo tente conversa nao e facil mas vai melhorar mais o nariz nao dói mas o ruim sao os espiros parece q vai arrebentar minha boca nao tome coisas tipo refrigerantes coisas acidas nos ?3 4 dias tone so sorvetes águas sucos d uva de melao comidas moles e frias tome so com 4 5 dias tome os remedios melhores e parabens pelo post

    ResponderExcluir
  65. Fiz a minha dia 08 de outubro np hospital evangélico na Tijuca, tbm sofria com mtas dores de garganta repetidas e no 3 dias comecou as dores,queimacao intensa na garganta de sair correndo, nada desce,agua,suco seja o que for tudo doi doi muito.
    Sou taxada de fresca pq costumam dizer que e essaa e uma cirurgia mto simples e super fácil.
    Ai eu digo fácil??? Fácil??
    Fácil pra quem não tem que passar pq e mto mto dolorida.
    Impossível voltar a alimntacao normal em 5 dias. Tudo uma mentira pq e sofrido sim !!!!
    Estou a base de deocil que foi o
    milagroso pra mjnhas noites de sono.
    So sopa,suco,danome e tudo com dor ja perdi 3k.

    Claro,tinha que fazer e nao me arrepndo so acho que tem que ser dito que doi mto e falar a verdade e nao enganar que e simples,pq de simples nao tem nada.
    Agora ja fazem 12 dias e mesmo asssim um feijao,arroz nao desce so na sopa, e eu forco doi e vou comendo mesmo asssimqueima tudo parece ter pimenta na garganta!!!!

    Boa sorte pra quem vai fazer.

    ResponderExcluir
  66. Olá a todos,

    Fiz a cirurgia de remoção das amigdalas e correção do septo ( nariz ). Estou no decimo dia pós cirurgia, o nariz um pouco entupido mas a garganta, nossa commmmo dói! Consigo falar numa boa mas para engolir seja o que for a dor começa na garganta e vai até aos ouvidos. Pensei que depois de dez dias a dor ficasse bem leve, mas não, continua muito forte!!!!
    Espero que passe logo, pois quero voltar a dormir bem, correr , etc.

    Diferente de algumas pessoas que citaram aqui, eu se soubesse desse sofrimento, teria feito sim a cirurgia, pois foram 38 anos com inflamações na garganta, sinusites, nariz entupido, etc e que só se curavam com antibióticos. Acho que conheço a grande parte desses remédios de tanto que já tomei, inclusive a famosa bezetacil que tomava uma vez por mês quando era mais jovem.

    É por isso que não me arrependo da cirurgia mas torço que sare rápido, porque a dor hoje ainda é muito forte.

    :/

    Abs
    Martins (oiitap@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  67. Detalhe, nesse momento em que estou escrevendo a dor esta muito forte. Dia 24/10/2013 tenho retorno com o medico, vamos ver o que ele omita falar.

    Abs a todos

    ResponderExcluir
  68. 13 dias e a dor na garganta esta muiito forte!!!

    ResponderExcluir
  69. Ola
    Fiz a cirurgia das amigdalas e nariz , esta sendo a pior coisa que fiz, fiz dia 16/10/2013 e hoje ainda doi, penso que qndo vai melhorar aparece outro tipo de dor, mais aguda na lingua a campanhioa tah inchada quase nem se ve to a base liquidos mas ja to comendo comida mais solidas e o pior e que ma afogo facil com agua tenho que cuidar pra nao sangrar o que ja aconteceu esta sendo uma experiencia terrivel todas noites sofro com alguma dor espero que melhore rapido e que eu fique bom sem akelas dores irritantes e respire melhor pra durmir mas axo que sim, pelo que pesquisei a cirurgia e facil mas a recuperação essa sim e dificl. espero que quem fizer a cirurgia esteja ciente que sofrera hehheheh mas tudo passa assim como essas dores terrivei.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  70. Patrícia2/11/13 23:59

    Realmente o que disse é verdade,faz 5 dias que fiz a cirurgia das amigdalas,desvio de septo e dos cornetos, e estou achando que nunca mais vou voltar a comer, dói demais, estou aqui tentando achar um consolo pra minha dor com o depoimento de vocês, mas é dificil, espero melhorar logo!! Espero que o resultado fique bom!!



























    ResponderExcluir
  71. Minha estoria eh muito parecida com a da Karen Fernanda! Meu filho nao tinha nem 3 anos, fez a cirurgia de retirada das amigdalas e nem parecia que tinha operado. Entrei na onda de fazer o mesmo aos 39 anos e nao me arrependo. Sao 39 anos de amigdalites horriveis, gripes, resfriados, baixa imunidade e mal halito, certamente por conta das malditas amigdalas.
    Diante da maioria dos depoimentos, posso dizer que nao sinto dores absurdas. Estou no decimo dia hoje, cheguei a melhorar bem no sexto dia mas depois deu uma piorada. Ate o sexto dia administrei direitinho os analgesicos, anti-inflamatorios, antibioticos. Mas a partir dai parei com um que eh parente da morfina e que fazia mal demais. Muito sono, tonteira, enjoo. Prefiro ficar so no paracetamol de 4 em 4 horas. Por orientacao medica, so cortei da dieta a comida quente, muito condimentada e acida. No mais, como de tudo normalmente apesar de nao ser facil. Segundo os medicos hoje em dia, nao se deve so comer pastoso, porque a comida solida ajuda a arrancar aquela camada de "pus" verde/amarelo que fica grudada na regiao onde estavam as amigdalas. A partir do setimo dia passei a ter aftas nas laterais da lingua e outros pontos da boca. O que mais me irrita eh nao sentir gosto da comida direito. Sinto um amargo horrivel! A voz tambem ainda esta muito diferente, parece que tenho um ovo na boca. Mas, apesar de tudo, tenho certeza de que nao vou me arrepender do resultado. Amigdalites nunca mais e ja respiro melhor! Boa sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
  72. Oi.. Foi o medico que aconselhou voces a fazerem a cirurgia, ou foram voces que proposeram isso ao medico? Pois eu tenho muitos problemas de saude, como asma, bronquite e sempre que fico doente, é sempre amigdalas.. O que me custa imenso respirar.. Acham que se eu falar com a medica para fazer a operacao, ela ira dizer que posso fazer? Obrigada =)

    ResponderExcluir
  73. Tenho amigdalite há 3 anos, tenho 19 anos, e no começo tinha recorrência de 3 vezes ao ano,com febre, tomava muitos antibióticos... Fiz uma cultura de garaganta e deu Streptococcus beta-hemolítico. Comecei a fazer um tratamento com vacinas e estou com pouca recorrência atualmente. Minha última crise foi bastante forte, uma parte da minha amígdala necrosou e foi expelida, tive que tomar antibióticos injetáveis... Estive pensando em fazer a cirurgia para a retirada das amígdalas em dezembro, mas alguns depoimentos me deixaram realmente assustada. Comentários do tipo "se eu soubesse que era assim jamais teria feito", a questão da voz e a dificuldade de engolir, se forem permanentes... Estou realmente numa indecisão.

    ResponderExcluir
  74. Anonimo, no seu caso eu acho que a cirurgia é muito aconselhável mesmo... É desagradável, o pós-operatório é horroroso pra maioria das pessoas, mas como tudo na vida: PASSA.. Veja bem a situação da sua saúde, sua qualidade de vida. Converse com seu médico e veja o que ele diz.. Tudo de bom pra você!!

    ResponderExcluir
  75. cara provavelmente terei que fazer essa cirurgia, confesso que fiquei mais calmo apesar de saber q vai doer tanto rsrsr... vou pedir ajuda a Deus q ele me ajuda a passar por isso. tenho horror de cirurgia ja vi algo no youtube e tals, oque me anima e saber q vou estar inconsiente durante a cirurgia e sou vou sentir dores depois. bom o caso e que vc foi varios problemas ao mesmo tempo talvez esse tenha sido o motivo das suas dores. boa sorte pra gente que vai fazer a cirurgia porque da muito medo mesmo... mas vai correr tudo bem.Fé em Deus.

    ResponderExcluir
  76. Ajudou muito ler o seus depoimento.

    ResponderExcluir
  77. Realmente, após ler todos os depoimentos, estou com muito medo, minha cirurgia está marcada para o dia 12/12, e eu estou pensando em desistir....

    ResponderExcluir
  78. Pessoal a cirurgia em si é muito simples realmente, agora o pós não é nada simples.
    Fiz a retirada das amigdalas e do desvio no dia 28/11, os quatro primeiros dias muito bom, sem dores, apenas um encomodo para engolir os liquidos, mas do dia 03 para ka, meu Deus a dor na garganta é terrivel.
    Ate para engolir a saliva doi no fundo da alma....Mas estou respirando muito melhor.
    Podem fazer sim e ja se preparam para a dor que é GRANDE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  79. Fiz a cirurgia nesta segunda, 02, o nariz está perfeito, mas a garganta, estou postando este comentário chorando de dor. Ontem, até tive uma melhora fiquei muito feliz achando que iria melhorar!! Que ilusão, estou com muita dor, não aguento mais, se alguém souber de alguma coisa para diminuir um pouco a dor, agradeço!!!

    ResponderExcluir
  80. Sérgio Ribeiro10/12/13 08:55

    Pessoal, fiz cirurgia de desvio de septo e na garganta, para corrigir problema com ronco, há exatos 8 dias. O nariz nunca doeu, mas a garganta está sendo um desafio assombroso. São 2 dores diferenciadas. Uma é na garganta, mais parecida como as dores de quando temos inflamação na garganta e não conseguimos engolir nada. A outra é semelhante, mas é na lingua. Parece até uma caimbra na lingua, na mesma região da garganta. Engolir qualquer coisa me leva a dores muito fortes. Até mesmo engolir a saliva é muito dolorido. Quando falo muito dolorido, não é um exagero. A dor é cruel e latejante. Acordo 2 ou 3 vezes a noite parecendo que o mundo vai acabar de tanta dor na garganta. Não sei quanto tempo isso vai durar, mas o pós operatório da garganta é desumano e a dor é incontrolável e muitas vezes acima do razoável. O médico não alertou para as dores, o que provavelmente impediria qualquer cirurgia. A uvuloplastia é uma cirurgia do mal. Li os relatos com 30 dias após a cirurgia e como estou com apenas 8, imagino que ainda sofrerei muito. Não quero desanimar ninguém, mas as dores na garganta são mesmo aterrorizantes. Se um dia algum médico disser que essa cirurgia é novamente necessária, afirmo que nenhum ser humano me convenceria em fazê-la novamente. Por causa das dores que sinto hoje eu garanto que, caso ainda não tenha feito a cirurgia, vai arrepender-se amargamente depois de fazê-la. Dor parece ser uma coisa muito particular nessas cirurgias da garganta e é impossível explicar como são, mas garanto que nunca senti tamanha dor e desconforto tão permanentes.

    ResponderExcluir
  81. Gente eu quase desisti de fazer a minha cg que foi realizada dia 7 agora de dezembro, devido aos comentarios que eu li aqui .. fui morrendo de medo, tive q retirar as amigdalas devido ao mau halito de inumeras x q minha garganta inflamou, e quando chegou a hora o meu dr disse que ha 2 tipos de cg uma mais agressiva e outra menos que seria a que eu faria e assim foi ... bom durou 1:40 hs entre a cg e eu voltar da anestesia geral, lembro que quando voltei da anestesia reclamei de dor na garganta e em seguida vomitei que por sinal foi mto bom ... passei o dia todo no hospital sem nenhuma dor, mas tbm naum conseguia e nem queria comer nada, mas se vc naum come eles naum te liberam pra alta, entao com mto sagrificio eu dei umas colheras da sopa de fuba q descia rasgando e pronto ... O medico me passou 3 medicamentos para tomar por 5 dias .. gente estou tomando td certinho, e de verdade eu sou mto fraca para dor, entao estava esperando aquelas dores insuportaveis conforme os depoimentos, mas hj estou no 3 dia de pós operatorio e preciso deixar claro que o que doi é quando preciso engolir e eu abusei um pouco de conversar entao sinto que isto afeta bastante tbm, o ideal é ficar quetinha sem conversar, hj aconteceu um incidente comigo me engasguei com o remedio liquido acreditem foi horrivel achei ki fosse morrer .. mas Deus estava comigo e me ajudou, naum sinto dor na mandibula, no ouvido, ñ perdi o paladar, o q é pessimo é bocejar, tossir ou espirrar doi pacas ... ñ consigo comer quase nada porem sinto q naum perdi peso, sinto que com sorvete açai estas coisas geladas anestesia o local,faz diferença sim, e olha que eu naum gosto d enada gelado nem sorvete, mas vale a pena. vou voltar no medico daqui a 3 dias .. vamos ver o que o medico vai dizer, ah gente o cheiro da garganta é horrivel entao sempre coloque um paninho na frente da boca para q as pessoas ñ sinta o cheiro que é forte. Mas pelo o que esperava eu estou otimaaa graças a Deus ..

    ResponderExcluir
  82. ahhh os remedios que estou tomando são toragesic 3x ao dia dipirona 500 mg de 6 em 6 horas mais um de 15 ml em liquido q naum me recordo o nome .. escovo os dentes normalmente, ahh um detalhe é que a noite eu acordo sentindo um pouco de falta de ar, mas nada que eu mude de posição q naum volte ao normal .. realmente estou surpresa com minha pós sem as dores dos nossoa amigos acima.

    ResponderExcluir
  83. 4 dias após a cirurgia, sinto uma dor muito aguda do lado esquerdo da garganta. Meu nariz só precisa ser limpo, não doi nada, mas a garganta resolveu dar as caras. Além dessa dor insuportável, aftas vieram participar da festa. Apesar desse inferno, não tenho o direito de me arrepender de ter feito a cirurgia pois só eu sei o quanto sofri com a maldita amigdalite durante muito tempo. Boa recuperação pra todos nós, um dia isso será apenas uma lembrança ruim.

    ResponderExcluir
  84. Vou fazer a cirurgia tb já estou fazendo exames pre operatórios minhas amígdalas estão enormes e cheia de buraco onde se forma o caseum, mas percebo q pelos depoimentos as pessoas q operarão o nariz sentem muita dor no pós e as q são só amidalectomia n vi muita reclamação de dor é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  85. É o contrário.. no nariz a dor é menor, na garganta é uma lástima rsrsr mas varia de pessoa para pessoa.. eu nao senti nenhuma dor no nariz, mas a garganta quase me matou rsrs

    ResponderExcluir
  86. Karen Fernanda, também fiz a cirurgia de amígdalas e estou enfrentado o mesmo problema com o paladar, gostaria de saber como está em relação a isso, meu e-mail é dautrosilva@hotmail.com

    Fico no aguardo.

    Att. Dautro L. da Silva

    ResponderExcluir
  87. Fiz ontem a cirurgia para retirar as amígdalas e é bem incômoda, mas nada se compara às dores da amigdalite! Operei ontem de manhã e no mesmo dia já consegui tomar sopa fria, sorvete, gelatina, milkshake.. fui liberada hoje e quase não to sentindo dor, apenas uma pequena dificuldade de engolir e parece que a saliva fica mais grossa, é horrível! Não consigo abrir a boca direito, meu médico disse que deu alguns pontos mas eu nao to sentindo nada, queria abrir a boca pra ver alguma coisa mas nao consigo! Ah, e também nao consigo falar desde ontem, nao aguento mais ficar sem falar! hahahaha espero que isso passe logo!

    ResponderExcluir
  88. Sou cirurgiao e minha especialidade e amidgalectomia a questao do paladar a sua recuperacao pode ser de uns dias a 8 meses o que e normal. Relactivamente a questao da campainha ficar enorme e dolorida tambem e normal e demora uma semana a passar. So e uvulite caso tenha pus e bolhas ai va ao medico. A dor varia de pessoa para pessoa para pessoa sendo que umas pessoas tem intensa dor e outras nao sentem praticamente dor nenhuma. Febre e normal nos primeiros 2 dias vomitos. Bebam muita agua fria e comer bastantes gelado mesmo que doa vao melhorar muito. Quem tiver duvidas mandar email para divano88@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Eu fui operada a 5 dias e não estou nd bem :-( realmente fiz operação porque era necessário... Tenho imensas dores, custa m a comer, tenho muitas aftas, e a saliva tá grossa, so para não falar q deito uma coisa amarelada da boa e o amido é horrível... Sinceramente é capaz d valer a pena, mas passar fome possas... Gostei d ler todas as vossas experiências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tudo vai melhorar como ru disse em cima as dores varia muito. Exprimenta tomar xarope bruffen faz milagres! Receito sempre aos meus pacientes e todos agradecem.

      Excluir
  90. Oi.. Operei dia 22 de Janeiro para retirar as amigdalas.. Estou a viver em Paris e foi aki k fiz a cirurgia.. As dores realmente estao horriveis, o pior è passar as noites.. Sinto um ardimento enorme na garganta.. tenho medicacao para as dores (doliprane 1000) mas so da efeito durante 2,3 horas.. Alguem pode me aconselhar um medicamento para a dor mais forte? E que seja conhecido ca em Franca? Obrigada..

    ResponderExcluir

  91. Oi, ñ sei se ai vc encontra mas qdo fiz a minha tomei TRAMAL, só é comprado com receita médica, uma maravilha p dor, porem da mta nauseas, eu ficava sempre com uma garrafinha de agua p hidratar, ajuda mtoo.Creio q sua fase de dor ja esteja no final!

    Aline.

    ResponderExcluir
  92. Nossa gente fiz esta cirurgia de amigadas, desvio de septo, adenoide e sinusite no dia 27/01/14, mais ta dureza viu, queria poder comer e doí de mais a garganta, espero que passe logo.

    ResponderExcluir
  93. Elisangela30/1/14 15:16

    Estou tomando Ibuprofeno que esta ajudando bastante.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo6/2/14 01:18

    Estou no 1º dia do pós operatório de Amigdalectomia. Tenho dor de garganta e de ouvido, só consegui comer coisas líquidas e muito pouco e estou com dificuldade para engolir. Pelo que li logo acima, as dores vão piorar no 4, 5º dia? Ai meu Deus quero comer, falar, e semana que vem começa minha faculdade!!! Força pra quem vai operar e pra quem está enfrentando a recuperação, só os fortes superam essa cirurgia... E se decidirem operar seus filhos faça isso quando criança, pois a recuperação é muito melhor. Bjss

    ResponderExcluir
  95. Oi,
    Fui submetida a essa cirurgia há 5 dias. Estou ainda em fase de recuperação. É MUITO doloroso! Tenho muita dor, quero comer tudo, mas nao posso, não consigo falar.. É horrivel. Espero mesmo que isto passe depressa..

    ResponderExcluir
  96. Olá, enfim fiz a minha cirurgia. Retirei as amigdalas e corrigi o septo. Pooooooooooxa vida, nunca senti tanta dor e passei tanta fome na minha vida. Hoje estou no terceiro dia e pareço estar melhorando, pelo menos no que se refere a alimentação, hoje foi menos ruim. Segunda feira tenho a consulta de retorno com o meu otorrino e vamos ver se até lá eu já estarei bem para voltar as minhas atividades. Ah. esqueci de falar, ninguém tinha me dito que ao beber liquido o mesmo subia para o nariz, Jesus como isso é desesperador. Mas vamos lá, se o caminho é ruim é porque o destino final vale a pena. Deus está comigo e vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  97. Hoje estou no decimo dia apos a cirurgia para a retirada das amigdalas. Os primeiros 6dias foram horriveis. Nao conseguia comer nada.sentia muita dor e ardencia na garganta. Hj ainda sinto muita dor so qdo como ou falo muito...parece que isso nunca mais vai acabar.é desesperador; sinto mta fome e vontade de voltar a comer normalmente...o que me consola é saber que nunca mais vou ter aquelas crises. Apesar de tudo vale a pena!

    ResponderExcluir
  98. Hj esto com 4 dias de operada e nunca vi uma descrição tão perfeita quanto esta. É mta dor...dor mesmo! Já não suporto mais nem olhar para sorvete, apesar de saber q é necessário tomá-lo, além de outros alimentos líquidos e gelado. Mas tenho certeza q estas sensações passarão e daqui a pouco estarei restabelecida e com saúde, que é o q importa.

    ResponderExcluir
  99. Hoje faz 5 dias q operei!!! To ótimo!! Com uma fooooome! Hj vou arriscar um temaquinho!!

    ResponderExcluir
  100. Fiz cirurgia de desvio de septo e amigdalectomia no dia 17, ainda sinto muita dor na garganta, principalmente se fico muito tempo sem beber agua.. Espero melhorar logo, nao agüento mais ficar sem comer comida de verdade! Hahaha

    ResponderExcluir
  101. Anônimo1/4/14 09:53

    nossa vou fazer sexta - feira, confesso que agora deu muito medo.

    ResponderExcluir
  102. Olá, fiz cirurgia de amigdalectomia estou nos 8 dia de pós operatório, mim disseram que era uma cirurgia simples que só iria sentir dores no primeiros dias. É infelizmente não fui tão sortudo, sinto muita dor na garganta, ardência uma coisa presa que tá sendo difícil deglutir a saliva. Estou pensado em voltar ao retorno com a medica antes do previsto, acho que não é normal estar sentido tanta dor.

    ResponderExcluir
  103. Lorena Lobato17/4/14 16:28

    Boa Tarde pessoal...
    Fiz a amigdalectomia no último dia 12/04 e sinceramente... Se eu soubesse que seria todo esse sofrimento com relação à dor, eu não tinha inventado. Fiz esse procedimento por recomendação médica.
    A cirurgia tinha tudo pra ter sido tranquila, não fossem as complicações que eu tove durante a cirurgia. Era pra ter durado 1 hora, durou 4 horas. Precisei ser entubada, colocaram cateter em mim e inclusive foi necessário que aplicassem adrenalina em mim pra que eu voltasse. Acordei com o anestesista, o médico e as enfermeiras ao meu redor. Graças a Deus estou relativamente bem, não fossem essas dores insuportáveis. As medicações não estão aliviando minhas dores. A minha língua dói absurdamente. Não estou me alimentando direito. Fui inventar de tomar açaí e doeu até na alma. Minha língua ficou pinicando e doeu demais. Talvez se eu tivesse lido todos os relatos aqui, teria pensado umas 600 vezes antes de me submeter á essa tortura. Rsrs.
    Espero que daqui em diante todo esse sofrimento seja amenizado. Porque agora que já fiz, só me resta ter paciência e aguardar as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  104. Nossa minha cirurgia foi dia 11/04
    Ainda sinto dor inexplicável, ardência secura, cada dia pior diprina,taragesic nao esta resolvendo estou pirando de dor ....

    ResponderExcluir
  105. ola tenho 10 anos meu nome e Renan,boa noite fiz minha cirurgia dia 17/4/14 deitei naquela mesa dura, ate ai tudo bem,o pessoal da equipe medica muito legal,mais quando o anestesista me deu o remedio fiquei fora da casinha e quando acordei estava com muito sono,tava tambem com muita fome como tirei as amigdalas me trouxeram nescau gelado fui liberado as 17:00 hs cheguei em casa louco pra deitar,muita dor na nuca estou melhor depois de 4 dias estou tomando remedios mais vou melhorar a e boa sorte pra quem fazer a cirurgia vale a pena.

    ResponderExcluir
  106. Estou prestes à fazer minha cirurgia, acredito que seja nessa semana que se inicia, hoje é dia 28/04/14 e acredito que minha cirurgia saia nos próximos 4 dias. Estou ansiosíssima e muito preparada para enfrentar a dor. Minha maior curiosidade não é sobre o pós-operatório e sim como é de fato todo o procedimento, desde a chegada ao hospital até o momento em que é aplicada a anestesia geral. Rs tens que usar aquela camisola de hospital? E esses pontos na garganta que alguns citaram que incomodam são da cirurgia da garganta ou do nariz? Quanto tempo vcs acham que dura o efeito da anestesia? Bom, me desejem sorte assim como desejo sorte à quem ainda irá operar e melhoras a quem está a se recuperar.

    ResponderExcluir
  107. Olá anônimo, vou te responder tendo como base a minha experiência, rs.
    Cheguei ao hospital, preenchi os papeis lá... E fiquei esperando, sala de espera mesmo, não fui pro quarto. Quando me chamaram, já era pra colocar o tal pijama de hospital, rsrs, com toucas nos pés e na cabeça, e sentar na cadeira de rodas e ser carregada para o centro cirúrgico. Eu nem vi a hora que minha anestesia foi aplicada, de tão bem aplicada que ela foi! Só me lembro da sala de cirurgia e depois de acordar numa maca, ao lado de alguém que estava anestesiado,ainda dopado. Os pontos que incomodam são os da garganta. Incomodam MUITO. Mas com mais ou menos 1 semana eles somem. A anestesia é geral, tranquila.. dura o tempo necessário, não se preocupe com isso :) e o procedimento em si, vc pode pesquisar no youtube (não aconselho hahahah é feio), mas, se vc quer ver.. rs.
    Espero que vc tenha uma boa cirurgia, um ótimo pós, com menos dor possível! E sua qualidade de vida vai aumentar, pode ter certeza!
    ;)

    ResponderExcluir
  108. Muito obrigada J. Rohr pela sua resposta, estou muito ansiosa pra fazer a cirurgia, já sofri demais com minhas amígdalas pois além de serem enormes, inflamam com muita frequência. kkkkk estou mais insegura com o fato de ter que ficar somente com essa tal camisola do que com o pós operatório em si, rs ... enfim, bobeira da minha cabeça à parte, muito obrigada e depois que eu operar venho aqui contar como foi. Beijos! Vivi

    ResponderExcluir
  109. Operei ontem cedo, a cirurgia foi um sucesso graças à Deus, mas mal dormi essa noite pois não consigo engolir a saliva, e to expelindo [[[como se fosse um catarro]] isso é normal? Outra coisa também que tenho dúvida é, a dor vem com tudo mesmo desde o começo ou somente quando começa a cicatrização? Pois já está doendo mas nãaaaaaaaaao tão assim, mas claro não está deixando de doer demais... O organismo demora muito pra absorver os pontos? Obrigada, não vejo a hora de sarar pois essa noite foi terrível, não dormi nadinha :( to sofrendo muito!!

    ResponderExcluir
  110. Olá Anônimo!
    Olha só, não sei se expelir é normal.. procure seu médico que ele vai te orientar. Bem, não só a saliva, mas TUDO fica difícil engolir.. É normal ela ficar "grossa" tbm, é um período bem chatinho. No meu caso a dor veio imediatamente. E bem forte. E piorou alguns dias depois... isso varia de pessoa p pessoa, cada caso é um caso.. Infelizmente a gente tem que aguentar essa dor. E.. Ah.. os pontos.. EU ODIAVA esses pontos, me davam ânsia de vômito. Mas demoram em média 1 semana pra serem absorvidos.. Tenha força nos próximos dias, e muita paciência!! Boa recuperação!! Se cuida.

    ResponderExcluir
  111. J. Rohr muito obrigada,acho voce [é claro, mesmo sem te conhecer] um amor de pessoa nas respostas que você dá. Me cuidarei certinho, e espero que minhas dores não aumentem. J. Rohr faz quanto tempo que vc fez sua cirurgia? Voce ainda tem alguma sequela? Eu li em outro blog uma moça dizia que ficaram algumas nela, tais como ao bocejar ainda doía um pouco e também para espirrar... Você ainda sente alguma dor? Já come de tudo sem nenhum incomodo? Obrigada, grande beijos!! Até mais.

    ResponderExcluir
  112. Ah, obrigada!!! :3
    Bom, faz quase dois anos que passei pela cirurgia e o que ficou de sequela.. deixa eu ver.. foi a minha incapacidade de fazer gargarejo.. Isso me atrapalha até no dentista hj em dia; e também às vezes comidas secas ficam entaladas e preciso beber algo pra "empurrar". Dizem que a minha voz mudou um pouco.
    Nada tão graaave, rs.
    Nenhuma dor! Nadica de nada!
    ;)

    ResponderExcluir
  113. Olá pessoal, fiz cirurgia de amigdalectomia no dia 30/04/2014, a cirurgia foi super tranquila porém o pós operatório foi terrível,eu tinha buracos na garganta a onde paravam aquelas bolinhas brancas nojentas a única opção seria tiras a amídalas quando o médico marcou minha cirurgia não me falou que seria tão dolorido o pós operatório,doía garganta ouvidos cabeça e para engolir aquelas sopas frias que só me dava ânsia de vômito era horrível, tomei toragesic,novalgina,paracetamol e vonal para vômito que foi ótimo para ânsia e o toragesic ajudava muito ma minha dor,depois da cirurgia o médico me informou que eu ia sofrer 10 dias e sofri mesmo não teve um dia sem dor,comecei a sentir o paladar depois de 12 dias da cirurgia ainda hoje com 21 dias não sinto direito e ainda arranha um pouquinho a garganta, mas em vista do que eu sofri eu posso dizer que hoje estou ótima, para quem quer fazer essa cirurgia pense bem antes se realmente precisa pois sofre e sofre muito, mas depois de algum tempo estará livre das dores.
    Sorte e forças para aqueles que irão passar por essa cirurgia, siga a orientação médica tome os remédio nos horários certos mesmo de madrugada.
    Bj

    ResponderExcluir
  114. Gente, fiz recentemente. Estou sofrendo horrores. São passados 09 dias de muito sofrimento. Aconselho a quem for se submeter a esse procedimento, procurar se informar direitinho a respeito do pós operatório. As dores são imensas e não se limitam à região da boca. Os ouvidos se ressentem muito também. Sem falar das aftas etc e tal. Uso tylex e dipirona. Minha vida mudou muito nos últimos dias e rezo, muito, para que passe, mas não tem sido fácil. Impressionante é que a sensação que tenho é que as amídalas estão lá, bem inchadas. Só que não estão, não é? Até água é difícil engolir. Em uma madrugada, tive que ser levada à urgência porque já não aguentava mais. Lá tomei profenid e decadron. Entretanto, o que que o médico diz é que tudo está correndo na normalidade. Mas que normalidade sofrida é esta? Estou sofrendo horrores. Coragem!!!! Não está sendo fácil. A família me ajudando muito, mas a dor persiste e persiste. Abraços.
    Norma

    ResponderExcluir
  115. Rogério3/6/14 04:34

    Gente, por favor, quem já passou por essa cirurgia faz tempo... poderia dar um depoimento sobre os prós e contras que aconteceram em sua vida?
    Olha, tenho quase que mensalmente dores de garganta! Ou seja... muito antibiótico e antiflamatório!
    Isso acaba com meus planos... porque faz eu ficar totalmente indisposto e faltar no meu trabalho, cursos e na academia! Ou seja... todos os meus planos... acabam sendo prejudicados com os sintomas de dor de garganta!
    Por isso estou fazendo de tudo pra operar, meu sonho... haha. Masss lendo esses comentários, estou realmente pensando... kkk.

    Só desgraça! Rs. Cadê os pontos positivos? Por favor! Obrigado!

    ResponderExcluir
  116. Anônimo5/6/14 10:37

    Hoje fazem 8 dias que fiz a retirada das amígdalas e realmente jamais teria feito essa cirurgia se soubesse o quanto o pós é dolorido. Sou forte pra suportar dor, mas ta simplesmente impossível. Lá pelo 4/5 dia, as dores estavam melhores, pensei que tudo ficaria melhor rapidamente, até que no 6 dia a dor começou a ficar insuportável, uma ardência estranha, não tem nem como explicar. Fui ao médico e me passaram analgésicos e soro, a dor passou na hora e foi só chegar em casa que voltou tudo de novo.
    Juro que já tô até perdendo as esperanças de melhorar hahaha
    Com quanto tempo será que a dor me dará pelo menos um pequeno alívio??? Socorro!!!

    ResponderExcluir
  117. Dói muito mesmo, rs. Mas é preciso ser muito paciente!!!! As dores passam com umas 2 ou 3 semanas... Depois fica o incômodo natural.. que vai passando com o tempo mesmo.
    Masss.. adeus amigdalites!!! Nunca mais tive.. rs Melhora muito a respiração e você não vai mais precisar de antibióticos tão cedo!!

    ;)

    ResponderExcluir
  118. Olá pessoal, fiz minha cirurgia a 40 dias e ainda não sinto direito meu paladar,liguei para o meu médico e ele achou estranho pois disse que na cirurgia não pega nenhum nervo do paladar, meu retorno médico está longe. Alguém pode me ajudar pois estou com muito medo de não sentir mais o meu paladar como antes...
    Bj Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje é o meu 22° dia e ainda não sinto direito o gosto das comidas tbm...

      Excluir
  119. Boa noite! Estou no quinto dia pós cirurgia e meu Deus, que dor é essa!! Sempre sofri com frequentes inflamações, e não imaginava um pós tão dolorido, só espero que melhore, tudo queima, até água. Espero que essa dor passe logo!!

    ResponderExcluir
  120. Eu micheline , estou no sexto dia da minha cirurgia de retirada das amigdalas ... meu Deus não sabia que a dor era tão insuportável... não falo, não como... estou a base de analgésicos em 2 em 2 horas... se soubesse q era assim, jamais faria... boa sorte para quem tiver que passar por essa cirurgia!

    ResponderExcluir
  121. Anônimo1/7/14 22:28

    Estou no meu quinto dia pós operada, no primeiro dia nem doeu tanto, mas os dias seguintes foram um inferno, só operei as amígdalas mas tenho o septo desviado, não consegui ser entubada por uma narina que ainda esta sangrando e entubaram pela outra, minha amígdala estava com fibrase e quando foi retirada meu palato caiu e foi preciso dar pontos, uma coisa que não teria pois a cirurgia era só cauterizada... 5 dias de muito sofrimento, acordo mal todos os dias, consegui uma receita de tramal, a minha sorte porque minha medica só me passou analgésicos normais, eu não ia conseguir suportar só com novalgina... Misturava o sorvete com o remédio e hoje não consigo mais ver o sorvete, tenho nojo... As noites são só cochilos e uma fome intensa, estou comendo abobrinha e cenoura de papinha, ainda sim porque é bem salgadinha... Não vejo a hora de comer um xis salada... A medica não me passou corticóides para a dor no ouvido, então fiquei os 4 dias penando, quando eu deglutia parecia que os meus ouvidos iam explodir, e o biprofenid era o que resolvia por 3 horas, depois na segunda feira comecei os corticóides... Gente é complicado, todos temos náuseas, não conseguimos comer... Mas temos que pensar que é passageiro, melhor isso temporário do que uma garganta com caseos e tendo que tomar antibióticos todo mês, as dores são infernais, mesmo com tramal ainda sentia a dor, então pra você que ta pensando em fazer... Peça um remédio forte pro seu medico e pras dores de ouvido, eu sofri demais, agora está cicatrizando e o pior está por vir, a garganta coça, tenho tosse as placas estão caindo, quando eu tusso parece que vou vomitar e a garganta vai rasgar, sinto umas fisgadas que são tao fortes que deixam os meus olhos cheios de água, espero que eu melhore, pois agora não da mais pra voltar atrás, não aguento mais passar fome... Boa sorte pra quem for passar pela cirurgia, e peça pro seu medico tramal e corticóides pro ouvido!

    ResponderExcluir
  122. Gente.... Q sofrimento é esse? Hoje é o décimo dia após minha cirurgia de septo e amígdalas e vou dizer que está sendo muito difícil! Nos primeiros dias tinha dor mas os remédios ajudavam, agora minha garganta parece estar em chamas e não há o que faça melhorar! Sinto que piora a cada dia!Dois dias atrás cheguei a convulsionar de tanta dor! Meu filho fez a mesma cirurgia em Março e sinceramente se tivesse feito antes dele acredito que não permitiria que ele tivesse passado por isso! Que dó!

    ResponderExcluir
  123. Falar que essa cirurgia "dói um pouco em adultos" é mentira Pq na verdade ela dói muitooooo. Hj faz 7 dias que fui operada e ainda dói pra falar e se alimentar isso porque ainda não sai dos líquidos o máximo que consegui foi um purê de batata bem fino. :( Sinto fome mas só de pensar em comer me dá vontade de chorar porque eu sei que vai doer.. Tenho 27 anos e essa cirurgia foi a pior que já fiz e olha que eu já passei por uma cesariana. Bom espero melhorar logo pois não aguento mais.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde pessoal,

    está agendada minha cirurgia, dia 21/07/2014! Haha. Lá vamos nós... rsrs...

    Eu já tinha lido esse post e todos os comentários... e como disse anteriormente, "OH MY GOD, só desgraça!". Aqui o pessoal só posta coisas tristes... rsrs... e assustadoras!

    Gostaria que o pessoal que já está recuperado, também aparecesse aqui para dar seu depoimento na melhora que obtiveram após a retirada!

    Olha, o que me tranquiliza é que meu amigo do trabalho fez e ele disse que a recuperação dele foi de 15 dias, super tranquila... Disse que dói, mas é suave e que se fosse necessário fazer novamente, ele faria, pois a qualidade de vida dele melhorou imensamente!

    Boa sorte, e depois venho para falar como estou no meu pós e quando melhorar também! Hehe.

    ResponderExcluir
  125. Fiz cirurgia de desvio e sinusite em 01/2014 e depous disso minga garganta inflamou 5 vezes ate junho. Agora em julho o medico falou q vou ter q tirar as amidalas pq sao grandes. Pq nao olhou isso antes e fez tudo junto.. agora vou sofrer mais um pouco. Alguem entendeu pq nao fez tudo junto. Apesar q antes ela nao inflamava com tanta freguencia.

    ResponderExcluir
  126. Já comentei anteriormente, hoje é meu 17° dia, as placas não caíram totalmente e o medico disse que estão formando colônias de bactérias na minha garganta, estou no antibiótico de novo, pra piorar, como fiquei muito tempo sem comer estou com gastrite, tudo o que eu como me faz mal, tive que entrar na perícia, infelizmente quando fiz imaginei que iria ser mais fácil, ainda estou com algodões no ouvido e as dores nele ainda continuam, são mais leves, porém ainda sinto mal estar e fraqueza... Beijos

    ResponderExcluir
  127. Faz três dias que retirei minhas amígdalas... Antes de fazer minha médica orientou que a cirurgia em si era super tranquila, porém a recuperação seria muito difícil. Disse que a dor de 1 a 10 seria 9 para mulheres e 11 para os homens e para crianças no mesmo dia elas estariam bem.

    Então quando fiz a cirurgia, estava ciente da dor da recuperação. Minhas amígdalas eram gigantes, oq causava várias infecções , atrapalhava até minha fala.

    Enfim, estou com dor, mas pelo que li aqui, estou bem melhor q muitos. Consigo comer até miojo, gelado claro!

    Quero me recuperar logo, não vejo a hora de comer pão haha.

    Dia 22/7 tenho retorno , vamos ver como vai ser. Volto aqui pra dar meu depoimento.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  128. Fiz a retirada das amígdalas ontem, e pelo que vejo estou melhor do que muita gente! Engolir a saliva realmente dói bastante, por enquanto só consigo engolir líquidos gelados, mas fora isso as dores são suportáveis!!

    ResponderExcluir
  129. Muito bom ter achado esses comentários, tem 10 dias que operei das amigdalas e septo e caramba não sabia que iria doer tanto so que agora que esta quase tudo cicatrizado percebi uma pele presa entre o sino e onde ficava a amigdala fui ao medico ele falou que e normal que sai com o tempo, mas sinceramente esta bem preso não acredito que vá sair sozinho e dói muito pois a comida prende antes de descer. aff vivendo e aprendendo há não sinto gosto da comida e muito ruim comer e não sentir gosto de nada

    ResponderExcluir
  130. Olá! Tem dois dias desde a retirada das minhas amígdalas, e não tem sido muito fácil, principalmente porque engasgo quase toda hora! Só tenho me alimentado de sorvete e suco, e já estou muito enjoada disso, não vejo a hora de comer algo sólido! Desde a hora em que saí do hospital não paro de pensar na enorme vontade de comer pastel, hahahaha! Não sinto muitas dores na garganta, engolir que é complicado mesmo, além do fato de parecer que tem uma papa que não sai do final da minha garganta por nada, fico cuspindo o tempo todo... Mas no momento o que mais me preocupa é o fato da minha língua e da minha úvula estarem muito inchadas, e minha língua de vez em quando fica bem dormente, mais alguém sentiu isso?

    ResponderExcluir
  131. Olá. Sei que o texto vai ficar gigante, mas para quem vai fazer e pensa em desistir, espero que isto sirva como uma esperança. (Vou colocar em partes)
    Quando faltava uma semana para a minha amigdalectomia, resolvi pesquisar sobre o pós-operatório e parei aqui. Confesso que fiquei apavorada e pensei em desistir. Tudo o que eu li foi sobre como as dores eram insuportáveis. Amanhã fará duas semanas que eu fiz (07/07/2014) e tenho que contar a minha história. Também quero deixar bem claro que sempre fui fraquinha quanto às dores.
    Quando pequena sempre tive muitas infecções e o meu otorrino sempre recomendou a cirurgia, mas meus pais eram contra. Aos meus 16 anos, resolvi fazer não por causa das infecções (que passaram com o tempo), mas por outro motivo: cáseos (aqueles bolos alimentares que ficam PODRES nas amigdalas, responsáveis por um mau hálito repulsivo. Marquei a cirurgia e na segunda de manhã lá estava eu no hospital, chorando. E para ser sincera, me senti patética, pois haviam crianças super animadas para fazerem (coitadas, só souberam da parte do sorvete).
    Primeiramente, você tem que ficar 8 horas de jejum, mas como o processo de internação demorou, fiquei 12 horas. Entrei na sala de cirurgia chorando, foi quando apareceu o médico mais lindo do mundo para me operar (aquilo deu um pouco de esperança, haha). Na hora você se sente desesperada, mas quando te dão a anestesia, você apaga e não sente absolutamente nada. Acordei com uma enfermeira me chacoalhando, e apesar de estar grogue, lembro-me de dizer algumas coisas, como: "você viu aquele médico gato que me operou?". Enfim, cheguei ao quarto e me colocaram no soro (com tramal). Sobre a dor: você não sente nada por causa do efeito da anestesia. É uma sensação engraçada, parece que a garganta fecha e você perde o movimento da língua. Assim que acabou o efeito da anestesia, começou a me dar um enjoo péssimo (e o meu maior medo era vomitar sangue), e pedi pra minha mãe ficar me abanando (aquilo ajudou MUITO). Algum tempo depois chegou uma enfermeira para aplicar a medicação, que incluía o antibiótico e o anti-inflamatório. Além disso, a mulher trouxe a dieta (que incluía um pote de sopa, uma gelatina, um suco e uma água) e me aparece com um cobertor caso eu “quisesse vomitar”. Aquilo me apavorou tanto, que o enjoo aumentou (e a minha mãe me abanando por duas horas, hahaha). Foi quando eu pedi para trazerem Dramin. Só digo uma coisa: aquele bendito remédio SALVOU A MINHA VIDA. Tanto, que uns 20 minutos após eu ter tomado, a fome voltou. Eu queria um hambúrguer desesperadamente, mas tive que me contentar com a gelatina. Disseram que tinha que tomar água primeiro, e que a primeira deglutição iria me matar de dor, mas eu precisava de comida. Aquela gelatina desceu PERFEITAMENTE (tem que fazer um esforço, mas é tranquilo). Depois disso, tentei a sopa, mas não deu, porque no começo, tudo que é salgado queima. Então, fiquei tomando água (hidratar-se é essencial, e talvez seja isso que me salvou), e mais tarde, veio o sorvete. A fome era tanta que eu tinha vontade de roubar a gelatina da mulher da cama do lado, haha. Fiquei na dúvida se os médicos queriam se livrar logo de mim ou se a minha recuperação foi milagrosa, porque eu saí de lá em menos de 6 horas. Resumidamente, cheguei 7h30, operei às 11h (a internação demorou, o hospital estava lotado), e saí de lá 16h30. Ah, vou declarar que quem fizer, não consegue falar. E é melhor nem tentar, porque cada vez que você abre a boca sai uns sons ridículos. Apenas tome água a cada 10 minutos e fique de molho em casa vendo TV.

    ResponderExcluir
  132. Minha primeira noite foi tranquila (comparado à quem fez, deste blog). Acordei às 4h da manhã com dor (talvez você sinta mais dor à noite e de manhã porque a garganta seca), mas tomei remédio (tramal) e comi uma gelatina, e passou. Quem já fez deve estar pensando que eu não senti dor por causa do Tramal (analgésico mais forte que tem), mas eu não concordo, porque depois do 2º dia, passei a tomar o Toragesic (comprimido que derrete na língua), e a partir do 4º fiquei só no Ibuprofeno. Além dos analgésicos, tem o Amoxicilina (antibiótico, líquido) e um que eu não sei o nome, mas o gosto é horrível (anti-inflamatório, comprimido que tem que quebrar e misturar com água). Tomei bastante Dramin também, por causa dos enjoos. Mas adivinhem só: EU NÃO VOMITEI SANGUE HAHAHAHA.
    Vou tentar resumir ao máximo. No 2º dia eu tentei purê e não consegui (é grosso, parece que você vai se engasgar) e descobri que dava pra tomar Vono (aquelas sopas de saquinho). Fiquei aliviada por conseguir consumir alguma coisa salgada, além da água, dos sucos, das gelatinas (que a propósito eu NÃO ENJOEI) e dos sorvetes (também não enjoei). No 3º dia, já consegui sopas caseiras batidas no liquidificador e papinhas. O problema é que a droga da fome não passa. Aí no 4º dia consegui comer purê (uma grande vitória), no 5º LEGUMES AMASSADOS, no 6º idem, e no 7º finalmente comi arroz, pequenos pedaços de carne, etc. Eu ainda estava receosa, pois a consulta para realmente ter alta era no 10º dia e eu não sabia se algo iria machucar a garganta. Na quinta, fui ao médico, e ele disse que eu poderia sair de lá e comer o que quiser. Não pensei duas vezes antes de ir numa Temakeria, haha.
    Enfim, eles dizem que quanto mais velho você é, mais dói. Não sei se foi o meu organismo que cooperou, mas eu não tive febre, infecções, não vomitei, e as dores numa escala de 0 à 10 chegaram no máximo 5 (já tive cólicas mais fortes). A minha fala melhorou lá pelo 5º dia. Dizem também que cada dia que passa a dor piora. Comigo não foi assim. Não sou médica, mas acho que a água gelada ajuda muito, e o importante é não deixar a garganta secar. As gelatinas aliviam muito também. Com o tempo você reaprende a engolir (beber água com vários goles seguidos, simplesmente não dá, pois parece que vai sair pelo nariz), e este tempo passa rápido.
    Para você, que vai fazer, eu desejo boa sorte e que a sua recuperação seja como a minha! É preciso paciência e persistência na hora de comer. Acho que com o tempo, vai valer a pena. Cáseos, adeus, nunca mais.

    ResponderExcluir
  133. Estas cirurgias foram feitas como? Vocês queixam-se tanto.
    A minha filha tem 8 anos, fez a cirurgia na 4ª feira dia 16 começou logo a comer no 2º dia. Já só toma analgésicos 2x por dia e diz não ter muitas dores.
    A cirurgia dela foi a lazer e não sangra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tiram com bisturi e depois dão pontos. Sua filha deu sorte, pois do outro modo é bem mais doloroso, e o procedimento é totalmente diferente (realmente não sangra).

      Quanto às dores, você fez bem em operá-la com 8 anos, pois a recuperação é bem mais rápida do que a de um adolescente ou adulto, e as dores mais amenas.

      Excluir
  134. Fez muito bem em operar a sua filha ainda criança!!! A recuperação das crianças é muito mais rápida! Melhoram rapidinho... Nos adultos o buraco é mais embaixo, rsrs...
    A minha cirurgia tb foi a laser, mas tiveram que fazer pontos..

    ResponderExcluir
  135. Ah gente eu fiz o do nariz desvio septco meu Deus dueu de mais meu nariz inchou muito e tirando o raio do tampão que nao foi nada facil a dor nois primeiroa dias foran insuportável e engraçado ninguém reclamou de dor no nariz e na sala qe eu tava todo mundo com o nariz normal so o meu inchado confesso que agora eu fique com medo de fazer o da amidolas e ser pior do que a do nariz pq pra tira aqueles tapão dueu mto que Deus me ajuda pq ta dificil tomar a decisão

    ResponderExcluir
  136. Ola pessoal o meu filho tb xta com o mesmo problemas q voces ja fizemos os exames e xtamos a espera d dia marcada .No principio xtava cm mto medo mas o medico disse q em criancas e bm mais facil .

    ResponderExcluir
  137. Olá pessoal, como prometido, aqui estou após fazer a cirurgia!

    Olha... sei que essa cirurgia varia de pessoa pra pessoa, mas eu fico muito feliz que possa estar aqui para dar um depoimento positivo! Haha.

    Bem, retirei as amígdalas e a carne esponjosa, fiz o desvio de septo e não senti NADA de dor!
    Sério mesmo, não estou mentindo... na verdade o que eu achava que seriam dias de sofrimentos, foram dias de descanso e muitaaa folga, rs!

    Eu fiz no Hospital São Luiz com a Dr. Carlisa, logo quando acordei, muito grogs, engoli a saliva para sentir como era a dor... e desceu como se tivesse uma pequena irritação, mas nada de lágrimas, rs. Pensei que fosse pelo efeito da anestesia... mas logo que fui pro quarto (ou Polo Norte), geladíssimo por conta do ar condicionado, já estava bem. Dormi bastante, acordava para tomar o remédio na veia, apenas um oral que era pra dor, um comprimido dissolvido na água... e logo estava ali, tomando Toddynho, suco e comendo gelatina! Rs.

    Quando fui pra casa... nossa, se preparem para gastar, quanta coisa gostosa (nos primeiros dias...)!
    Minha alimentação na primeira semana foi na base de Milk Shake, sorvete de todo tipo e sabor (cremoso), danoninho, danete, iogurte, yakult, suco, gelatina... só doce! Haha.
    O único sofrimento que tive foi ficar na ansiedade de comer algo salgado... rs...

    Fiz muitas coisas que a médica disse que não poderia, como tomar banho quente... escovar os dentes... tudo normalmente!

    Resumindo... meu nariz não sangrou, minha garganta não doeu nem após a cirurgia, nem quando comecei a comer coisas "salgadas" (é o momento mais feliz, sentir o sal na boca! Kkk!), nem quando a médica retirou o plástico do meu nariz... nada. Acho que é porque cumpri (graças a minha enfermeira mãe, rs) tudo no horário certo, sem deixar nada passar... desde o soro para limpeza, o gelo e os remédios!

    Pois bem, fiquem tranquilos... pois apesar de tantos depoimentos assustadores, o meu foi muito de boa!
    Já estou trabalhando, fazendo tudo normal... só passando o soro, porque são 60 dias!

    Abraços e força pra todo mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor cometario o seu! Me serviu como base antes da cirurgia... E graças a Deus, tudo ok até agora, sem dor considerável... Valeu man! Abs.

      Excluir
  138. Anônimo6/8/14 21:20

    Bom...se eu tivesse pensado mais um pouquinho nao teria feito a cirurgia de amigalectomia.Nao aconselho a ninguem fazer uma loucura dessa!
    há 09 meses e 1 dia fiz a minha cirurgia de retirada de amigalas,e particurlamente fui muito infeliz com a tal,não me refiro ao pós-operatório, pq por mais doloroso que seja(que realmente é)é um dor por tempo determinado,so até se dar por completo a cicatrização. O meu organismo hoje depois de 8meses,ainda sente com a falta das amigdalas,o meu paladar ficou muuuuuito diminuido,já tenho prazer na minha alimentação! o que era um momento prazeroso para mim,hoje é uma lastima. fiz a cirurgia so por conta dos malditos caseos,NUNCA(pelo menos que eu me lembre) tive inflamação de garganta,mas depois da cirurgia..tenho faringite constantemente, nao consigo trabalhar com a minha fala continuamente mais do 5 ou 6 minutos,se passar disso a minha faringe já irrita,já nao sinto mais aquele cheirinho deixado por alguns alimentos na boca depois de ingerilos, por ex: depois de comer um bombom,fica aquele cheirinho bom na boca,já nao sinto isso mais...é triste pq depois da cirurgia a minha medica so disse que nao era comum isso acontecer....vc vai expor a situação e muitas vezes é tachada de poliqueixosa....Se naquela epoca eu tivesse aminima noção que essas sequelas poderiam vir acontecer,por menor que fosse a possibilidade EU JAMAIS TERIA FEITO E NAO ACONSELHO NINGUEM A FAZER111

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje fazem 17 dias que fiz a cirurgia e também não sinto o gosto dos alimentos e isto está me angustiando. Fui na minha médica hj e ela me disse que isso é normal, esperado e acontece quando as amígdalas são muito grande e por isso parte delas estava "colada" na base da língua, na extração, alguns nervos ficam traumatizados. Ela jurou que é reversível, que passa com o tempo. Ela me passou Complexo B para adiantar o processo, pois está vitamina ajuda na recuperação dos nervos. Não tem contra indicação, caso queira tentar. Espero que isso passe logo pra vc, pois realmente é uma sensação horrível. Boa sorte!

      Excluir
  139. Anônimo8/8/14 21:11

    Eu tambem fiz, amigdalas + desvio de septo, nos primeiros dias achei que ia pirar, hoje estou no 10 dia, doe um pouco para alimentar, nao é possivel comer nada solido, apenas sopa. acredito que mais 1 semana vou estar melhor. Agora em relacao ao nariz.....é top!!! pode fazer sem medo

    ResponderExcluir
  140. Anônimo9/8/14 02:17

    Eu também fiz a cirurgia da retirada das amígdalas. Dia 02/08/2014.
    Sofri um pouquinho nos 4 primeiros dias , porém hj no 7°dia pós cirurgia já estou me sentindo bem .
    Só tem um probleminha . Durante às refeições, ao passar dos alimentos , tanto líquido ou pastoso pela garganta , estou sentindo uma dor até que considerável . Da uma bela dumas pontadas nos ouvidos , dores que eu não sentia nos primeiros . E estou meio preocupado com essa dor . Alguém saberia me informar algo a respeito , o que devo fazer , alguma ajuda ? Obrigado , passar bem e uma boa recuperação a todos .

    ResponderExcluir
  141. Olá, achei esse blog ao pesquisar sobre a falta de paladar apos a retirada das amigdalas e encontrei varios casos semelhantes ao meu. Operei dia 14/08/2014 e vou ter q dizer q tambem faço parte do grupo q sofreu DEMAIS com as dores.em 5 dias já tinha perdido 3kg pq nao conseguia comer nada, e o mais impressionante é q quanto mais se passam os dias e a gente pensa q vai melhorar, a dor vai piorando, no meu caso o primeiro dia foi ruim demais, mas o terceiro.... só Deus, comecei a ter dores no ouvido, usei um medicamento muuuuuito bom pra dor chamado Deocil sublingual,resolvia o problema em 30min depois d usado, mas dai era so tentar tomar uma agua, pq saliva eu nem sonhava em engolir, q começava a dor dnovo. mas enfim, hoje ja estou melhor das dores, mas angustiada pq nao sinto direito o sabor das coisas.

    ResponderExcluir
  142. Karine aleixo4/9/14 21:42

    Fiz a cirurgia dia 02/09/14, to bem por enquanto, as vezes sinto umas dores bem fortes no ouvido e na garganta. Aquele sininho que fica pendurado na garganta é o pior, ta inchado, não sei se isso é normal, só isso que ta me incomodando muito. Demora muito para voltar ao normal ? Tem que tomar remédios pra desinchar ? Socorrrr

    ResponderExcluir
  143. Catarina Alves12/9/14 00:36

    Olá meu filho de nove anos fez essa cirurgia de adenóide e amigalite e com 12 dias ele acordou na madrugada sangrando muito levei ao hospital mais próximo liguei para o médico dele que fez a cirurgia ele pediu pra receitar o remédio transamim, após ser medicado viajei para o hospital onde foi feito a cirurgia que a distância é de 6 horas de viajem e lá o médico me disse que foi um vaso sangüíneo que dilatou e causou o sangramento,não sei se foi algum esforço que ele fez mais resumindo está hoje com apenas 19 dias hoje as 00:30 minutos do dia 11 de setembro e ainda estou muito preocupada a pouco tempo ele tava me falando que tava descendo um líquido mais acho que não é nada sério, assim espero que deus abençoe a todos que faz essa cirurgia pois ela é uma cirurgia muito fina.



    ResponderExcluir
  144. Hoje tenho 1 mÊs e 3 dias de operada!!! Senti todas essas dores que falaram. Muita, muita mesmo e quando achava que ia melhorar, piorava. Eu não imaginava que sofreria tanto, pois estava acostumada com as dores das tantas amigdalites que tinha. Fiz desvio de septo também, incomoda quando está com o split, pois respirar não tem como, só pela boca. Retirei 6 dias depois, mas tive que aprender a respirar, pois me "afogava" com tanto ar. Hoje o nariz ainda está sensível, levemente dolorido, as vezes sai uns aliens e semana passada tive um pequeno sangramento. Continuo lavando com soro, maresis e avamys. Como quase normal, pois preciso de muito liquido pra engolir qualquer coisa, mas o problema que minha úvula deu edema e ainda não desinchou e isso incomoda muito, até na respiração. Já tomoei 4 antialérgicos e nada. Estou muito mau humorada com isso, mas o médico disse que a úvula é a mais preguiçosa na recuperação e pode levar até 60 dias para voltar ao normal. Se Deus quiser não levará isso tudo, porque é realmente muitooo incomodo. Aconteceu isso com alguém? Com quanto tempo a uvula voltou ao normal?!

    ResponderExcluir
  145. Olá, tenho uma dúvida, hoje faz um mês e dois dias que a minha filhinha de quatro aninhos fez amigdala e adenoide, foi tudo dentro do esperado nos primeiros dias e ela estava super bem semana passada, mas de ontem pra cá, esta com o nariz um pouquinho entupido e bastante dor de garganta, sera que isso pode acontecer mesmo?estou preocupada, não pensei que ela reclamaria tão cedo de dores na garganta.

    ResponderExcluir
  146. Viva pessoal, venho por meio desta partihar a minha experiencia... Fiz a minha amigdalectomia no dia 30-09-2014 e estava muito nervoso e com medo das dores do pós-operatório que tanto se fala... Mas depois de ler alguns depoimentos sobre as dores horriveis do pós-operatório, pude perceber que as mesmas variam de pessoa para pessoa, fiquei mais descansado e segui em frente. Hoje estou no terceiro dia, tive e tenho dores suportaveis quando tenho que engolir saliva ou me alimentar.
    Graças a Deus até agora não sinto as temiveis dores horriveis e espero continuar assim. Não tenho problemas do paladar, não tenho febre nem dores de ouvido, e tento seguir a risca as recomendações médicas. É de salientar que apenas operei as amigdalas, por causa da infecção crónicas das mesmas que estavam constantemente inflamadas. Espero que este depoimento tenha ajudado em alguma coisa. Se tiver que ser operado, não desista por causa das dores, pois variam de pessoa para pessoa e acredito que doi menos caso a operação for apenas nas amigdalas, evite operar caso esteja com tosses ou com gripe, para não passar mal durante o pós-operatorio. Um forte abraço e obrigado pelo blog, ajudou-me muito!

    ResponderExcluir
  147. Oii Gente .. vim aqui dar o meu depoimento porq acho que a maioria das pessoas que vai passar por uma cirurgia dessas sempre procura depoimento de outros pra saber como que é e tudo mais(eu pelo menos fiz isso). No meu caso operei apenas das amigdalas . Depois de 11 meses com uma amigdalite crônica, tomando antibióticos de 15 em 15 dias devido a infecções bacterianas e tomando muuuitas injeções(da bendita benzetacil principalmente) eu finalmente fiz a tal cirurgia... Cirurgia essa que eu deveria ter feito quando tinha uns 12 anos,mas por medo não fiz, agora com 18 anos tive que fazer! Confesso que fiquei MORRENDO DE MEDO . Dizem que em adulto,é tudo pior. Eu tinha pesadelos com a "tal cirurgia" . Mas não teve outra alternativa, tentei de tudo. Marquei a bendita! No começo meu medo maior era a anestesia geral, eu tinha medo de acordar antes de a cirurgia acabar. Mas depois que comecei a ler alguns relatos do pós operatório, o meu medo mudou, porq eu via que falavam muito mal do pós operatório. Diziam que era um sofrimento de meses. Mas fiz! Dia 25 de julho de 2014. Operei no final da tarde e ja sai do hospital no outro dia,cedinho. Com toda sinceridade: OS 5 PRIMEIROS DIAS SÃO OS PIORES! Eu só conseguia comer sorvete,tomar água gelada e leite gelado. Nada de comida salgada, nem sopa. O tempero ardia taaaaanto, que eu preferia ficar cm fome. E eu realmente senti muuuuuuuita fome. Mas, a partir do 5ºdia eu descobri que conseguia comer pão(o miolo) e pão de queijo .. Porq qdo mastigados bem mastigadinhos, forma um bolo, e aquele bolo não dói para engolir. Fiquei a base do pão e do pão de queijo até o 8ºdia. No 8ºdia consegui comer uma pratada de arroz com feijão e uma carne beeem molinha. Do 8º dia em diante, as coisas só melhoraram .. Então pessoal, que estiver com medo dos relatos aterrorizantes, fiquem tranquilos... Cada um reage de uma forma, mas posso dizer que outras duas meninas que fizeram a mesma cirurgia no mesmo dia que eu, com o mesmo médico, tambem se recuperaram nesse mesmo prazo. O ideal é repouso absoluto. Não sair no sol, não abaixar a cabeça, não falar, manter a garganta sempre molhada(chupar gelo é uma ótima) ... E pra quem estiver com medo da anestesia geral, como eu no inicio, converse com a sua anestesista .. eu pessoalmente, tirei todas as minhas dúvidas com a anestesista pouco antes da cirurgia e ela me passou uma segurança enorme e tranquilizou! Uma boa cirurgia pra quem for fazer ai, e uma boa recuperação! Sigam direitinho as recomendações, que vocês vão ver que nao é o tal bicho de 7 cabeças que dizem ser! Abraços!

    ResponderExcluir
  148. Genteee!!! To muitooo preocupada, porque tenho 49 dias de operada e minha úvula não desinchou ainda...já tomei 5 antialérgicos diferentes, to evitando coisas quentes, mas nadaaa =( o médico tá querendo cortar um pedaço e estou desesperadaaa!!! Mas ele disse que ela é preguiçosa e pode levar até 60 dias...Mas alguém ficou assim??? Demorou mesmo??? Mais voltou ao normal em quantos dias???

    ResponderExcluir
  149. Oi gente, tenho 45 anos e fiz a retirada das amigdalas porque tinha caseo, horrível conviver quase uma vida com isso, anti-social, enfim, estou ótima em relação a recuperação, não senti dor nenhuma, somente desconforto ao engolir e garganta seca, mas minha garganta ficou horrível, tem peles penduradas, parece que tem sempre alguma coisa pra engolir, sem contar que a aparência da garganta ficou feia demais, com as amigdalas era mais bonita....será que isso melhora. Mas não desistam de fazer, tomem bastante liquido e se alimentem bem desde o primeiro dia, mesmo que doa um pouco, mas recomendo, pois a vida sem aquelas coisas fedorentas na boca, será muito melhor. Se alguém souber sobre a melhora da aparência e essas peles despencadas no fundo da gargante, poste. Vou agradecer.

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde!
    Resolvi postar aqui pois fiz minha cirurgia no dia 21/10 e antes disso lí todos os comentários e tinha ficado com bastante medo.
    O médico resolveu fazer a cirurgia pois minhas amigdalas eram muito grandes então internei no dia 21/10 (terça-feira) na parte da manhã, fui para o centro cirurgico por volta das 10h00 e voltei para o quarto às 14h00 (acho!). Não estava com nenhuma dor. Esperei um pouco e logo já comi uma gelatina e tentei comer uma sopa, só não consegui pq cansava comer...Fui liberada no mesmo dia. Chegando em casa consegui tomar iogurte. No ia seguinte fiquei com uma dor chatinha, nada comparado à infeccao nas amigdalas. O remédio ajudou muitooooo tomei o Toragesic. Quando estava passando o efeito começava a sentir uma pequena dor na garganta e ouvido. Unica coisa muito chata no 2º e 3º dia era que eu me engasgava muito, não conseguia comer e nem dormir pq me engasgava. No 4º dia começou a melhorar e comecei a falar um pouco e comer umas coisinhas diferentes, um pedacinho de pão mole, etc. No 5º e 6º estava bem melhor, tomava remédio para dor quando sentia, e nem sera AQUELA dor, somente um incomodo. O problema era a linha do ponto, comecava a cocar e eu tossia e espirrava, ai doia um pouco. Hoje estou no 7º dia e não estou mais tomando remédio para dor, vim trabalhar, falo muito estranha ainda e comecei a comer. Prefiro um macarrão mais molinho mas não sinto a dor insuportável que achei q vc sentir. Ah e o médico retirou um pedaço da uvula (campainha) tbem mas ela está bem grandinha para quem cortou, pelos comentários acima acho que volta ao tamanho normal com o tempo. Eu acho que cada pessoa é diferente com relação a dor. Para mim está sendo superrr trnaquilo, bem melhor do que imaginei/li que seria, mas estou tomando os remédios certinho, fiz repouso absoluto, não levantava pra nada. Fiquei o tempo todo deitada/sentada. Bom é isso, espero que continue assim. Pelo que dei uma olhada não está tão inchado e bem ficou com tanta placa branca..boa sorte para quem está pensando em fazer e pense que cada um sente uma dor diferente, tem uma recuperação diferente...

    ResponderExcluir
  151. Faz 1 dia que operei (15 anos de idade), tenho alergia a paracetamol e estou só no dipirona. Tenho muita dor de garganta e ouvido (suportável). Estou conseguindo beber água e danone, mais tarde vou tentar comer uma gelatina. Espero que isso passe rápido.

    ResponderExcluir
  152. Olá! resolvi voltar aqui depois da minha cirurgia, de fato fiquei bem assustada com os depoimentos. Fiz a minha a 5 dias junto com a de desvio do septo tb. Minha experiencia foi a seguinte: estive gripada uma semana antes, achei até que nao fossem mais fazer a cirurgia, mas como eu já estava recuperada foi assim mesmo. Fiz a cirurgia, voltei ao quarto e lá fiquei sendo medicada com dramim, dipirona, predidnisona e algo mais no soro que nao sei o que é. Ai como já tinha ouvido falar da dor do pós operatorio, eu logo no primeiro momento reclamei de muita dor.. tava doendo sim, mas dava para aguentar, só que eu sabia que se nao reclamasse talvez ficassem só na dipirona. Enfim no final do dia a medica ai mandou aplicar tramal no soro e recomendou fortemente que eu passasse a noite do hospital, e de fato recomendo muito. Motivo: os enfermeiros estao ali para qualquer susto que vc venha a ter, fora os horarios do medicamento que seguem a risca. Enfim.. no dia seguinte tive alta, comprei os remedios e comecei o tratamento em casa. O que digo sobre as dores, é que elas aparecem quando vc tenta comer algo mesmo que pastoso. Eu estou no quinto dia e ainda sinto dores na hora de comer algo mais consistente, estou realmente só nos liquidos e tomando Ibuprofeno, tramal só em caso de dor extrema. Entao minh recomendaçao é: tomem liquido, até o medicamento ela receitou liquido... preparem sopas essas coisas. Outra coisa que ninguem menciona é que é importante nutrir-se de vitamina C e vitamina K (a couve é rica nesse nutriente). Sorvete tb dá uma aliviada forte na dor... Sobre a cirurgia junto com o septo o que mais me incomodou foi o nariz entupido, vc tem que respirar pela boca e isso da uma certo panico na hora de dormir. Estou lavando as narinas para dar uma aliviada, mas nao posso assoar o nariz entao fica complicado. De resto me parece que está sendo tranquilo perto dos outros depoimentos...

    ResponderExcluir
  153. Boa tarde a todos!

    Operei dia 05.12.14,

    Operação foi um sucesso disse o médico.
    Quando me levaram para o quarto, já comecei a sentir dores, porem ainda estava tomando medicamento na veia!

    Quando fui para casa...

    Começou uns dos piores dias de minha vida. Muita dor, muita mesmo! Mas sempre fazendo força para engolir pelo menos aguá. Saliva grossa horrivel! Quando ia dormir, dormia 30min e logo acordava achando que ia morrer engasgado kkkk,
    Minha lingua saiu feridas e com isso tudo piorou!!
    Hoje 11 de dezembro, se passou 6 dias da minha operação, estou bem melhor graças a Deus, porem com dor na garganta e pra variar fui cuspir e saiu os pontos!! Liguei para o médico, o mesmo disse que é normal...

    Doi ainda mais bemmmmmmmmm menos!

    Falo fanhoso, minha voz mudou completamente...

    Teve muitos momentos que me arrependi de ter feito a cirurgia. Mas agora vamos aguardar como que vai ficar depois de feito e recuperada né!

    Boa sorte a todos, pois o pós operatório vai te pegar kkkkk!

    ResponderExcluir
  154. Fiz minha cirurgia devido aos tais caseos amidaliticos, dia 04 desse mês. Fiquei um pouco nervosa na hora, mas qnd me deu conta já estavam me levando para o quarto, mas ainda me sentindo dopada. As primeiras horas, assim como a noite foi um pouco difícil: não senti dor, mas mt incomodo, saliva grossa e mt fome, me deram água e iogurte, os quais incomodavam mt ao engolir. Como fiz a cirurgia a tarde, tive que dormir no hospital. De manhã tive alta e retornei p casa, ainda sem dor somente com o tal incomodo. Só me alimentei de líquido até o 3 dia, fiquei com medo de sentir dor, mas graças a Deus, nenhuma. Hj, já 1 semana depois, já como comidas desfiadas mas com receio. O que ainda incomoda acho que são os pontos que parecem c a sensação de algo arranhando no fim da garganta, isso dá um pouco de enjôo, mas nada de dor! Amanhã retornarei a médica e espero que caso seja os pontos msm q estejam incomodando que ela resolva lá msm! A minha língua ainda está amortecida msm c o término dos remédios!

    ResponderExcluir
  155. Ola pessoal que sofreu eu sou mais uma pra se juntar ao grupo bom eu tive pelo menos um pingo de sorte de n ter q fazer a do desvio séptico tbm só as amígdalas mesmo. O primeiro dia doeu muitoooo o segundo a mesma coisa mas o 3° e 4° dia eu juro q quase parti pra outra vida doía muito muito mesmo e o pior e q o meu medico deu dois remédios para a dor só q nenhum adiantava descia pela garganta mas parecia agua pq a dor continuava lá oqestou um pouco receosa e q meu medico disse q falaria normal mas jjá faz 1semana e 4 q operei e ainda assim quando tento falar tem uma dorzinha da para suportar mas e q fica um encomodo e ainda quando vou engolir sinto um pouquinho de dificuldade e o problema e q ta todo mundo me pressionando dizendo q posso falar normal e eu q não quero e isso me irrita muito pq só quem já passo sabe como e e por mais q tente as vezes eu vou falar e a voz sai falhada e pra escovar os dentes q na primeira semana mal abria a boca e ainda hj n consigo abri a minha boca ate onde conseguia antes e nem botar a lingua pra fora o meu problema e que estamos a 1 semana do natal e ainda não consigo comer nem direito uma sopa mais grossa a não ser bem amassada e ainda assim as vezes batida sera q ate o natal já poderei comer carne??

    ResponderExcluir
  156. Tenho 22 anos e fiz amigdalectomia há 8 dias. Nos 4 primeiros dias foram relativamente tranquilos, sem muita dor, mas sempre tomando os remédios e seguindo a recomendação médica sobre a alimentação. A partir do 5 dia a dor começou a ficar muito forte! Acordo muitas vezes a noite, precisando tomar o Torafesic sublingual para aliviar a dor e conseguir voltar a dormir. Minha uvula (campainha) ainda está bastante inchada e atrapalha minha respiração a noite (tenho que dormir de lado) A alimentação é só com líquidos e pastosos. (Ontem consegui tomar uma sopinha com arroz molinho e franguinho desfiado. Não aguentava mais comer coisas doces! Uma dica é aquelas papinhas pra criança.. até que são gostosas... e Nutella.. tudo de bom!! não dói e é uma delícia! kkkk
    A articulação da minha mandíbula ainda está bastante dolorida, não consigo abrir muito a boca; escovar os dentes e a língua é bem dolorido.
    Amanha é meu retorno com o médico.. vamos ver se está tudo em ordem.. heheh
    Espero que a dor acabe logo e que tenha valido a pena! pq essa dor... ngm merece!e espero que até o natal eu esteja melhor!
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  157. Ola, que horror!
    Meu filho também passou por uma amigdalectomia e realmente ele sofreu, teve varios sintomas iguais que os teus (muita dor na garganta, dor de ouvido, náuseas...) E efeito colateral do antibiótico que ele tomou para profilaxis! Mas ele ja esta comendo, faz um pouco mas de 1 mes da cirurgia, só que acho extranho porque ele diz que quando toma liquido, não sente o gosto!!? Extranho né! algém sentiu isso! só com os alimentos liquidos, ele chá ou suco e diz q tem sabor a agua com azucar, e gasosa só sente o sabor de água e gás! acho muito extranho! Como se estivesse perdido o paladar más só para liquidos.

    ResponderExcluir
  158. Fiz cornetos , amigdalas e uma cirurgia no palato mole pq eu roncava muito. Detalhe fiz a cirurgia dia 23 de Dezembro. Os doia primeiros dias tudo sussegado, uma dor razoavel e dificuldade pra comer gelatina, sorvete e ingerir remedios, ate ai tudo bem. Mas a partir do quarto dia comecou uma dor nos ouvidos horrivel, hora doia espontaneamente as vezes doia ao beber agua. Nunca senti tamanha dor na vida. Meu medico disse q era uma dor reflexa e q tinha q tomar os analhesicos e ter paciencia. Meu natal ja sabia q ia perder mas o ano novo achava que poderia aproveitar mas pelo visto nao vou poder pois hj ja é dia 29 e a dor no ouvido esta insuportavel. Melhoras na respiracao e uma coisa q se nota rapido, os roncos ainda terei de esperar tudo voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  159. Grande ajuda todo esse fórum....caramba meu filho operou em 08 jan 2015 e nossa ta mto dificil a recuperação dele e pra mim como mãe poder ajudá-lo, ele tem 14 anos e mta dor ele sente e além das recomendações médicas eu recorro a pessoas q fizeram essa cirurgia e tb aki na net sempre ajuda....agradeço aos post s aqui de depoimentos que está me ajundando na recuperação dele....forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  160. Olá a todos. De alguma forma é reconfortante saber que não sou o único a passar por situação tão desagradável. Fiz correcção do septo nasal e retirada das amigdalas linguais (as amigdalas "normais" tirei quando era criança). Fiz operação dia 15/01. Os três primeiros dias andei todo contente... dores??? Diziam tão mal da operação e afinal isto não doi nada... Espera pelo quarto dia... QUEM É QUE COLOCOU PREGOS E CAVILHAS NA MINHA GARGANTA???? Credo estou no sétimo dia e não há maneira da dor passar... Já não posso ver gelados e gelatinas, iogurtes e batidos. Hoje consegui comer bolacha "maria" amolecida em chá. Mas tenho esperança que amanhã já estou melhor (ou não). Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  161. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

    Estou na segunda semana da cirurgia de septo e amídalas. Graças a Deus, não sangrou, não usei tampão, não usei splint nasal, só houve dores na garganta intensas no quarto a sexto dia. PORÉM, QUANDO ENGULO ALGO parece ter comida presa no lado esquerdo da garganta. O lado direito está "normal", mas o esquerdo... parece que tem um grão de arroz cutucando. Alguém passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou assim, estou com 28 dias e também não sinto o gosto das coisas. Já achou alguma resposta?

      Excluir
  162. Fiz esta cirurgia no dia 20 de janeiro de 2015. Retirei amigadalas, adenoides e corneto. Ouvi muitos relatos de que a recuperação em adultos é mais complicada e que a dor é intensa. Sofro com problemas nas amigdalas desde que nasci e agora aos 19 anos resolvi operar pois os remédios não faziam mais efeito. No primeiro dia senti uma dor incomoda ao acordar da anestesia pela manhã, mas a noite consegui tomar o caldinho de uma sopa no hospital. Por morar em outra cidade fiquei internada no hospital até o outro dia com soro e remédios e pensei que a dor seria mais intensa nos próximos dias. Mas me surpreendi pois ela foi diminuindo.Só uma dorzinho nos ouvidos que incomodou mas era só tomar o remédio e ela logo passava. Estava preparada para sentir dores horríveis mas confesso que a dor era pior antes da operação quando as amigdalas inflamavam e ficavam inchadas. No outro dia tomei suco natural, mingau e sorvete. Durante a semana consegui comer feijão iogurte, sopa ,miojo, e arroz e meio cachorro quente :p e tomo agua direto o dia todo com tudo que vou comer. Hoje completa uma semana não doi quase nada pra engolir o ruim é o gosto ruim que fica na garganta, parece que tudo tem gosto de remédio. Sentia "o grão de arroz cutucando" tbm mas agora ja passou...mal vejo a hora de voltar a sentir o gosto "normal" das coisas. Minha garganta está com aquelas placas brancas que assustam e tem um buraquinho em um dos lados que espero ser normal.Graças a Deus ocorreu tudo melhor do que o esperado. Veremos como serão os proximos dias :p

    ResponderExcluir
  163. Pessoal, dia 22/01/15 fez 6 meses que fiz a cirurgia de retirada das amígdalas. Desde então perdi o paladar. Sinto o gosto da primeira e segunda garfadas, as demais não sinto. Alguém passou por isso e recuperou o paladar? Demorou quanto tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu estou do mesmo jeito, estou desesperada. Hj fazem 30 dias. Será q vou ficár mais q isso? Meu Deus,,,,

      Excluir
  164. Anônimo6/2/15 15:20

    Tenho 50 anos e fiz amigdalectomia há 3 dias, nunca sangrei, nem quando acordei e bochechei para lavar a boca tinha sangue. Falei sem grande dificuldade logo nesse dia, só ao acordar da anestesia é que era um pouco difícil falar.
    Dores, não muito intensas, senti ao acordar mas logo me deram remédio e fez efeito em 15 minutos mais ao menos. Notei que tinha tudo inchado mas nada de sufocante.
    Comer no início não apetece muito mas no fim do 1º dia já comi um pouco de sopa passada com uma palhinha, mas fazia doer e comi pouca.
    No 2º dia, já em casa, lá comi mais, sopa passada, gelado caseiro e boião de fruta.
    O meu maior incomodo foi não conseguir dormir deitada, tinha que ser com a cama levantada na cabeceira porque senão tinha que respirar pela boca, o que é chato porque seca muito. Pelo nariz conseguia inspirar mas não expirar, o que resolvi com a cabeça mais alta.
    Hoje, 3º dia, ao acordar descobri que esse problema tinha desaparecido, algo desinchou!
    Ao comer fica a doer por isso tomo o remédio para as dores antes e fica resolvido. Continuo sem qualquer sangramento e nem precisei de pontos.
    Recomendo a quem ainda for fazer a cirurgia pedir ao médico para proteger os lábios porque a mim deixaram-me com umas feridinhas e extremamente secos e rachado num dos cantos e nem tiveram o cuidado de depois me aplicar um creme adequado qualquer.
    Pelos relatos que aqui li antes d cirurgia ia com receio mas acho que até tive sorte, pelo menos até hoje, 3º dia do pós.
    Ah, e o paladar continua igual ;)

    ResponderExcluir
  165. oi! minha filha faz so 07 dia que fez a cirurgia de retirada de amidalit e adenoide tava indo tudo ate que ela começou a sentir o ouvido doer muito quando engoli nem a garganta e nem o ouvido doi mas o ouvido e insuportavel. eu to um pouco nervosa porque eu nao sei se e normal,eu ja ligue pra medica e nao consegue falar com ela,se alguem tiver essa esperiencia escrevam... o brigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/3/15 04:08

      Ahaam, é porque é o mesmo nervo e responde na garganta, provavelmente a médica não deve ter dado corticoides pra tomar... cmg foi assim... minha recuperação demorou demais... Espero que sua filha esteja melhor... já faz 7 meses que fiz a minha cirurgia e desconfio que a médica fez merda na minha garganta, porque ainda dói demais... e o paladar ficou reduzido... beijos.

      Excluir
  166. Maria Laura14/3/15 22:49

    CAAAAAAAAAAAALMA minha gente, que desespero é esse?!!!
    Quando eu vi os depoimentos de vocês fiquei impressionada, aterrorizada e cancelei minha cirurgia. Mas graças aos céus eu pensei melhor, fiz as pazes com meu otorrino e remarquei a retirada das amigdalas. Tenho 30 anos e desde criança sofria de amigdalites terríveis. Pra piorar, nos 2 ultimos anos comecei a desenvolver o quadro das amigdalas caseosas, que acumulam aquele capsum repugnante. Tentei todos os tratamentos alternativos, sem efeito. Então resolvi dar um fim nas amigdalas e decidi que nenhuma dor pós-cirúrgica me faria desistir. Me submeti à cirurgia 4 dias atrás (10/03/15) e estou aqui pra contar minha feliz historia! :D
    Vejam bem, não existe procedimento cirúrgico desta magnitude que não ocasione dor. Portanto a dor é normal e esperada, não há porque fugir dela. Ao entrar na sala da cirurgia me preparei para sair sofrendo e passar os próximos 30 piores dias da minha vida (sim 1 mês), sob essas dores alucinantes e interrompíveis que vocês relataram aqui. Eu nunca tinha me submetido a nenhuma cirurgia, então isso gerou certa insegurança. Mas a anestesia foi tranquila, tudo indolor. Qd acordei, lá estava meu otorrino explicando que o procedimento foi um sucesso. Obviamente eu não quis forçar as articulações e musculaturas da boca que estavam sensíveis, mas consegui balbuciar umas palavras beeeem baixinho avisando q estava tudo bem. Fiquei aliviada ao constatar que estava tudo OK com minha voz e a partir de então resolvi fazer meu voto de silencio até o fim da recuperação. Meu otorrino me entregou minhas amigdalas, num recipiente, pra eu ver: duas almôndegas, ehehhe. Adeus amigdalites, adeus capsum, aleluia!!
    Bom, passaram-se o efeito da anestesia e dos analgésicos intravenosos q tomei no hospital... ao receber alta, fiquei 12h sem tomar remédio nenhum (esqueceram de comprar) e pra minha surpresa constatei que a DOR É completamente SUPORTAVEL! Yupiiiiiiii! Dói de forma ininterrupta, mas NÃO É NADA DE OUTRO MUNDO! Além da garganta, senti a língua também doer como se sofresse um “estiramento” e tive a sensação de que parte das minhas papilas gustativas foram raspadas. Sem analgésicos dói p engolir e dói até se a gente ficar parada... Mas, francamente: parecia que eu estava tendo só mais uma crise forte de amigdalite, como eu sempre tive...! Ao encarar a dor em sua potencia máxima, desprovida de medicamentos, eu pensei comigo: “é só isso então????!”.
    Talvez eu seja uma felizarda, por que, ao contrario da maioria de vocês: não tive complicação nenhuma, meus pontos não me incomodam, sequer os sinto. Meus ouvidos e mandíbula jamais doeram, minha boca não teve nenhum ferimento, consegui escovar os dentes numa boa, nunca perdi o controle da língua nem da deglutição, jamais engasguei. Minhas papilas gustativas estão se reconstituindo a cada dia na superfície da língua, tudo voltando (lentamente) ao normal. De cara limpa, sem analgésicos, A DOR é forte mas SUPORTÁVEL e nunca me impediu de dormir, descansei plenamente todas as noites. E remédios existem pra isso: tomando os analgésicos não sinto dor nenhuma, nadica de nada... é uma maravilha. Como sou bem sensível pra dores, meu otorrino achou que eu fosse sofrer muito, então me passou duas classes de analgésicos: os moderados e os mais potentes. Pois nem precisei dos potentes! Comecei com os 2 mais “fracos” e ontem (3º dia) já abandonei um deles, pois a dor diminuiu significativamente. Sigo com o “Toragesic” que é um comprimido sub-lingual maravilhoso que dá conta do recado, não precisa engolir e ainda tem gostinho bom (peçam pros seus médicos, super recomendo). Na verdade nem estou mais seguindo os horários prescritos, só tomo esse analgésico quando a dor resolve aparecer. Quanto menos drogas, melhor... (continua abaixo)

    ResponderExcluir
  167. Maria Laura14/3/15 22:52

    (continuando meu relato)
    ... E o mais engraçado: acho que eu engordei em vez de emagrecer, culpa do sorvete, kkk. Me esforço pra ter uma alimentação saudável, mas, com a cirurgia fiquei privada de comer minhas saladinhas, meus cereais e minhas fontes de proteína... sendo obrigada a tomar sorvete, coisa que não tenho costume, engordei um pouquinho. O repouso físico (pra evitar hemorragias) deve ter contribuído pra isso também.

    Mas não tenho do que me queixar! Meu pós-operatório está sendo ótimo, esperava coisa muitíssimo pior e traumatizante.
    Tudo depende de como você encara as coisas: se tiver paciência e aguentar o desconforto, tudo vai se adaptando e melhorando devagarinho. Mas esteja consciente de que vc precisa de muuuita PACIÊNCIA, porque o processo de recuperação é lento mesmo. Meu médico estimou que minha recuperação completa levará 10 dias. E assim tem sido, um dia após o outro, vejo que estou progredindo...devagar e sempre.

    Sei que cada pessoa responde de um jeito, mas creio que escolher um bom médico pra essa cirurgia é fundamental... modéstia à parte, o meu otorrino é sensacional, me acompanha a anos e eu sei de toda a competência dele. Eu tinha certeza que ele faria um ótimo trabalho. Também acredito que alguns cuidados são essenciais e potencializam a recuperação: não importa o desconforto, eu sempre estava engolindo algo muito muito muito gelado. Água o tempo todo, direto do freezer, quase totalmente empedrada. O gelo anestesia o local e tira a dor, é fantástico. Não forcei a mastigação nem a fala. Continuo com meu voto de silêncio. Exercitei minha paciência e autocontrole pra me contentar com shakes, iogurtes e caldo de lentinha...tudo líquido e gelado. Ontem (3º dia) belisquei um pedacinho de pão e de lasanha (fria) que desceram bem, mas optei manter a dieta liquida por mais uns dias pra não forçar.

    Prometo voltar pra dar noticias sobre o andamento do meu pós-operatório, mas desde já fica o meu recado: avante meus amigos, NÃO TEMAM!!!
    Façam sim a cirurgia de extração das amigdalas, VALE MUITO A PENA!! :D
    Libertem-se das amigdalites, do infame capsum e SEJAM FELIZES!!!

    Desejo uma ótima recuperação a todos que também estão no pós-operatório... não se desesperem, a dor passa. Lembrem que este desconforto não é para sempre! VENCEREMOS, SOBREVIVEREMOS E SEREMOS MAIS FORTES!! Haha :D

    ResponderExcluir
  168. Quero alertar quem vai ser operado, ou já foi há poucos dias, que mesmo estando tudo a correr bem, na segunda semana pode haver uma hemorragia.
    É algo comum, não que esteja qualquer coisa muito mal mas o que acontece é que a "crosta" cai.
    No meu caso ainda tentei em casa gargarejar com água fria mas não resultou. Caso vos aconteça vão logo ao hospital que só lá conseguem parar a hemorragia num instante.
    Depois cicatriza outra vez e será muito improvável que volte a acontecer o mesmo, pelo menos do mesmo lado.
    Boa sorte para todos!

    ResponderExcluir
  169. Uma coisa muito importante

    Não se deixem amedrontar pelo que lêem aqui que cada caso é um caso e não há dois iguais!

    Quem tem cirurgia marcada não vá cancelar pelo que lê aqui!

    Ou então considerem também os relatos de quem não teve problemas!

    ResponderExcluir
  170. Olá pessoal. Tirei as amígdalas há uns 29 dias. Meu paladar não voltou ao normal, não sinto bem o gosto dos alimentos. e uns dias atrás minha língua ficou uma lixa. Agora melhorou. mas três dias para cá sinto algo estranho na garganta e estou com mau hálito. eu tirei as amígdalas porque eram caseosas. alguém passou por isso??

    ResponderExcluir
  171. Passamos pelo mesmo estresse, só que foram 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  172. Passei por tudo isso, menos o fato de enjoar. Mas me vi na seu texto, ademais estou melhorando ainda da parte da amigdala, ontem comecei a tomar sorvete, hoje ja consegui me alimentar de sopa, ainda não consigo falar bem, mas melhoro a cada dia; ( esses malditos pontos.) Quanto ao comentário de uma leitora, não é o metódo ultrapassado, são os convenios e planos de saúde que acabam por ditar o modo da cirurgia, e na urgência só nos resta aceitar. O meu metódo foi o mais dolorido segundo o médico e o do texto pelo o que parece foi o mesmo.
    Valeu!

    ass LULA

    ResponderExcluir
  173. Me chamo Thaynara,

    Bom pessoal, não li todos os relatos (são muitos! rs) mas já percebi que 98% sofreram MUITO com a cirurgia! Fiz a cirurgia dia 11/06, e estou no 4º dia. O primeiro dia foi tranquilo, doía sem fazer nada, porém suportável, e doía para engolir, mas também suportável. Pensei que dali só iria melhorar né? Mas não (não se assustem), o 2º e 3º dia foram os piores! Dores no ouvido e na garganta comigo paradinha, e para engolir ardia muito mesmo... Não comia praticamente nada, o que comia era empurrando com muito esforço pois sabia que tinha que me alimentar! Hoje no 4º dia estou muito melhor, comi pão de forma e leite (o leite empurrando o pão guela a baixo rs), mas parada não sinto dor, as vezes e muito fraca dor no ouvido. Realmente varia de pessoa para pessoa, pois estou muito tranquila mesmo, em vista do 2º dia. O que mais me incomoda hoje, pois as piores dores já passaram, é a baba. EU BABO MUITO! Uma baba grossa, que só de pensar em engolir me dá náuseas (sim consigo engolir!). Sempre fui uma pessoa AMANTE de culinária, e é MUITO DOLORIDO NÃO PODER COMER! Sentir cheiro de comida, imaginar, ver na TV... como isso está me fazendo mal! Parece bobagem essa vontade, mas em mim causa um efeito muito depressivo! E tudo que posso comer (coisas pastosas) não me dão apetite algum, pelo contrário, me dão enjoô de imaginar. Como uma vez só e chega, tira de perto de mim! Por isso hoje tentei comer pão de forma pois estava com MUITA fome e sem apetite para nada. Espero a noite conseguir jantar algo diferente... Vou tentar comer carne cozida com batata e feijão.
    Para quem vai fazer a cirurgia, em mim a pior dor física imagino que já passou! Estou sofrendo mesmo com a fome e as lombrigas atacadas aqui rsrs
    O que comi nesses dias, caso alguém queira para tentar variar o cardápio: Mingau de maizena; Mingau de farinha lactea; Mingau de mucilon; Cremogema; Sopa batida natural; Papinha da nestle; toddynho; sorvete; vitaminas (banana e abacate); danoninho; purê de batata com bastaaante leite;. Detalhe, tudo uma vez só, não aguento nem mais o cheiro...

    ResponderExcluir
  174. Olá! Sou a Thaynara que fiz o post acima. Hoje retornei ao médico e está tudo ótimo! Estranhei muito minha úvula, estava com uma gosma envolta parecida com catarro... mas ele disse que é normal e usou o termo "demasiada" para descrevê-la. Como mexe muito próximo dela, ela também sentiu alterações. E estou bem! Como comida morna já, bebo goles de água, maravilha! A depressão de não poder comer passou, meu humor voltou rsrs Muito bem mesmo! Lembrando que fiz a cirurgia quinta dia 11, e hoje é 16, então passou rápido né? Ainda arde um pouquinho com água quando a boca fica parada muito tempo, acho que resseca a garganta, mas totalmente suportável!
    Boa sorte pra quem for fazer! Espero que seja rápido como a minha!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  175. Alice Angelique28/6/15 17:00

    Olá pessoal! Tenho 19 anos, e desde sempre tive as amígdalas enormes e cheias de buracos. Ano passado pra cá tive uma amigdalite atrás da outra, por isso fiz a cirurgia terça-feira dia 23/06. Meu médico disse que a cirurgia foi um sucesso, que não sangrou nadinha e que minha recuperação ia ser rápida. Eu como a maioria achei depois do segundo dia que só ia melhorar(I L U D I D A), e só vem piorando.. Não consigo dormir direito, toda hora tenho umas alucinações sonhando acordada e sofrendo com a garganta. Meu pai pra melhorar minha vida fica comendo carne na minha frente e literalmente lambendo os dedos pra me provocar. Ontem ele fez um carreteiro, e quando ja tava gelado na panela eu não aguentei e peguei umas 4 colherinhas e não doeu pra descer, só meus dentes pra mastigar a carne, pois involuntariamente eu acabo forcando eles pra não bocejar pois DOI MUITO. Hoje tá sendo o pior dia, acordei com muita dor e não há remédio que ajude.. To tomando toragesic de 8h/8h e Lisador 6h/6h. Li em um outro blog que na hora do desespero uma compressa gelada ajuda, até que aliviou, mas volta em seguida.. até agora só tomei meio copo de iogurte o dia inteiro, de tanto medo de comer algo e doer mais do que já tá.. Não vejo a hora de conseguir dormir e acordar sem dor e poder comer carne a vontade. Desejo boa sorte e força a todos, que a recuperação seja rápida!!

    ResponderExcluir
  176. Alice sua louca!! Segundo dia e já tá tentando comer sólido? Eu tomei sorvete e liquidado gelado por 3 ou 4 dias, só daí passei pras sopas que incomodava bastante por causa do sal e/ou açúcar natural dos alimentos e depois de uma semana comia sólido bem devagar. Invista no líquido e nas dormidas. Eu só "bebia" e dormia muito, pois a tensão da dor parece que não ajuda na cicatrização. Fica tranquila que logo melhora, vocês se desesperam demais hahaha, mas tem que levar a risca a recuperação.

    E sim, o topo da "dor" é no 4 ou 5º dia, depois melhora. Parece que é quando o efeito da anestesia vai embora..., quando saí do hospital achei que poderia sair sambando já... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  177. Anônimo9/7/15 05:25

    Sou totalmente contra essa cirurgia. Não pelos efeitos curto prazo mas sim pelo longo prazo. Primeira coisa que vcs tem que saber eh que essa cirurgia eh muito lucrativa para os médicos, então muitas vezes eles receitam ela sem nem precisar. Outra coisa, tirando as amígdalas vc deixa sua faringe desprotegida e prejudica sua voz, depois que vc opera falar por longos períodos de tempo irrita a faringe. Eu operei e me arrependo muito de ter feito, tenho vontade de matar o médico que me indicou tirar minhas amidalas, pena que não posso voltar atrás e pega las de volta. Malditos médicos que indicam só para lucrar! Outra coisa ruim eh que sua garganta e boca ficam bem mais secas, gerando xerostomia... Não caia nesse papo de medico que amigdala não serve pra nada, isso eh a maior mentira que eles contam, dizem isso pq ganham dinheiro para tira la, e nunca tiram as deles , só as dos outros. Outra coisa, desconfiem desses comentários de pessoas que disseram que operaram e não sentiram dor nenhuma, provavelmente são medicos disfarçados que querem te convencer a tirar a amigdala. Se pudesse voltar atrás jamais retiraria as minhas... Sinto um gosto amargo terrível e já opereei há um ano já era pra ter passado infelizmente acho que vou ficar eternamente com esse gosto ruim na boca. Não posso durmir c ar condicionado q logo minha garganta fica muito ressecada isso quando não fico com faringite e eu não era assim antes de operar. Abram o olho, tudo o que eu queria era que me avisassem isso antes de operar. Não recomendo ninguém a operar amigdala. Além de tudo ainda gera problemas cardíacos pois tem duas veias que passam no pescoço perto delas se for mal feita a cirurgia vc pode ter problemas cardíacos, além de problema até no ouvido como eh meu caso.

    ResponderExcluir
  178. Boa tarde! Operei dia 13 de julho. Tudo correu bem. Graças a Deus. Hoje faz cinco dias da cirurgia, e de ontem pra ca a garganta arde e doi muito. Espero que passe logo, porque estou perdendo a vontade de comer so pra evitar a dor. E olha q estou so me alimentando de suco, iogurte e sopa.

    ResponderExcluir
  179. Ola pessoal. pessoal vou deixar meu relato com a minha experiência com a pós de retirada de amígdalas. Bom hj estou no 8 dias de cirurgia e ainda dói muito, essa dor intensa começou a partir do 5 dia e de lá pra cá a dor só pirá. Existe relatos de que melhora a partir do 10 dia e eu espero que realmente melhore pois já devo ter emagrecido uns 5 kg e eu sinto muita fome muita vontade de comer coisas sólidas uma carne com ARROZ, um sanduíche mas não consigo. Hoje com muita dor consegui comer uma pamonha no almoço mas fiquei com a garganta dolorosa o resto da tarde. Estou vivendo a base de analgésico já consumi três caixinhas de toragesic pois é o único analgésico que alivia minha dor. Eu espero que quando tudo isso passa o resultados seja bom pq pra sofrer tudo isso tem que haver ganhos! E se me perguntarem como é o pós operatorio eu direi que é a pior dor do mundo!!!!!

    ResponderExcluir
  180. Ola pessoal. pessoal vou deixar meu relato com a minha experiência com a pós de retirada de amígdalas. Bom hj estou no 8 dias de cirurgia e ainda dói muito, essa dor intensa começou a partir do 5 dia e de lá pra cá a dor só pirá. Existe relatos de que melhora a partir do 10 dia e eu espero que realmente melhore pois já devo ter emagrecido uns 5 kg e eu sinto muita fome muita vontade de comer coisas sólidas uma carne com ARROZ, um sanduíche mas não consigo. Hoje com muita dor consegui comer uma pamonha no almoço mas fiquei com a garganta dolorosa o resto da tarde. Estou vivendo a base de analgésico já consumi três caixinhas de toragesic pois é o único analgésico que alivia minha dor. Eu espero que quando tudo isso passa o resultados seja bom pq pra sofrer tudo isso tem que haver ganhos! E se me perguntarem como é o pós operatorio eu direi que é a pior dor do mundo!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê a sua opinião!