O coletor menstrual vai mudar a sua vida!



Aquele role no shopping com as amigas, cinema, lanche, muita conversa boa, altas risadas. Você tá menstruada, mas tá tudo bem, porque você usa aqueles absorventes noturnos que parecem mais uma fralda geriátrica do que um absorvente, nada de mau pode acontecer. Você está SEGURA. 

Conversa vai, conversa vem, uma das suas amigas resolve que quer comprar uma roupa na loja lá do outro lado do shopping, no último andar. Quem se importa de andar muito? Você tá protegida, lembra?

Vocês pegam a escada rolante, e alguém atrás de você está com um perfume muito forte. E o nariz começa a coçar, claro, porque você tem uma rinite fenomenal. Coça o nariz, troca de lugar com a sua amiga no degrau de baixo, mas não adianta. Uma sequencia de espirros começa. E aí... Você só torce pro absorvente ter capacidade de conter todo aquele balde de sangue que acabou de jorrar.

Começa a andar meio torta, tentando evitar relaxar as pernas porque acredita que isso vai segurar o sangue. Sussurra pras amigas que precisa ir ao banheiro com urgência, pede para elas conferirem se tem sangue na sua roupa e quando elas dizem que não: QUE ALÍVIO!

Mas segue tensa até o banheiro para trocar o absorvente e quando vê a situação, aquele misto de alívio com decepção: não manchou a calça jeans só Deus sabe o porquê, pois a calcinha já era..

🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩

Você acha que situações assim são raras? Eu já perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu comigo. No shopping, na escola, faculdade, trabalho, eventos... 

Acontecia tanto, que a menstruação para mim virou sinônimo de dor de cabeça, uma época chata, de restrições, de incômodo.

Aí eu conheci o coletor menstrual, e acho que todo mundo tinha que conhecer. Por isso vou falar dele aqui.

Você já ouviu falar do Coletor menstrual? Nos últimos anos tem crescido bastante o número de mulheres que abandonaram os absorventes descartáveis e passaram a usar o coletor.

Mas afinal, o que é isso?

O Coletor Menstrual nada mais é do que um "copo" introduzido no canal vaginal, para recolher o sangue que sai do útero durante o seu período menstrual.

Como funciona?

Ao introduzir o coletor no canal vaginal, a boca do copinho vai  "abraçar" o colo do útero, que é  a entrada do seu útero (aquela estrutura macia e arredondada com um buraquinho no meio). Este copinho será introduzido dobrado no canal vaginal, e lá dentro ele abrirá e formará um vácuo, que garante a segurança de não permitir vazamento de sangue durante o seu uso.

Vácuo, como assim? 

O coletor menstrual só terá eficácia se introduzido corretamente, ou seja, se abraçar o colo do útero e formar um vácuo. Esse vácuo evita que o coletor saia do lugar e que o sangue vaze. Para conferir se você conseguiu formar o vácuo, basta puxar o coletor pela haste que ele tem na ponta: se ele sair facilmente, não formou vácuo, ou seja, entrou ar dentro do copinho; mas se mesmo puxando a haste com uma força moderada (não force muito para não se machucar), isso quer dizer que o vácuo está formado e que você não terá problemas de vazamento.

Nossa, parece muito difícil!

Realmente, nos primeiros ciclos pode ser difícil acertar. Mas existem vários tutoriais na internet que ensinam tipos de dobras para introduzir o coletor. Cada uma de nós tem um corpo diferente, nosso canal vaginal muda todo o tempo, e até mesmo dentro do ciclo menstrual, o colo do útero se posiciona mais pro alto ou mais perto da entrada da vagina. 

A idade, o fato de já ter estado grávida, e até mesmo a condição da musculatura pélvica pode influenciar na hora de escolher um coletor que seja apropriado ao seu corpo. Por isso não é tão incomum algumas mulheres precisarem mudar o tipo ou tamanho do coletor para melhor adaptação.

Tá bom, mas quais as vantagens de usar isso?

Amiga, MUITAS. Para mim, a maior das vantagens do coletor menstrual é a liberdade. Sério, você pode esquecer que está menstruada! Pode ir à praia, piscina, academia. Não marca a roupa. Pode tossir, rir, espirrar, que não vai acontecer aquela tragédia que todas nós conhecemos. 

Mas, além da liberdade, tem outras vantagens. 

  • É mais barato: você pode usar o mesmo coletor por anos (conforme recomendação do fabricante), ou seja, nada de gastar todo mês com pacotes e mais pacotes de absorventes descartáveis.
  • É melhor para o meio ambiente: já imaginou o quanto de lixo a gente produz só no período menstrual com a quantidade absurda de absorventes descartáveis? Eles não são nada bons para o meio ambiente pois contém plástico e aditivos químicos para disfarçar o odor. Pense no tempo que cada absorvente descartável leva para se degradar no meio ambiente..
  • É mais limpo para nós: como o sangue não entra em contato com o ar, nem com a nossa pele, ele fica limpo por muito mais tempo dentro do coletor do que se estivesse no absorvente descartável. Você fica limpinha o dia inteiro.
  • É mais saudável: sabemos como a nossa ~larissinha~ é sensível, né? Quando usamos absorventes descartáveis, a pele nessa região fica ainda mais sensível. Isso porque o absorvente convencional limita a circulação de ar e mantém a pele sempre úmida - o que, por si só, já aumenta as chances de irritações, coceiras, proliferação de bactérias.
  • Não fede, eu juro: acho que uma das maiores objeções que temos antes de dar uma chance ao coletor, é o nojo que sentimos do nosso sangue menstrual. Se vocês querem saber de alguém que usa, eu juro juradinho pra vocês que o sangue no coletor não fede! Não fede mesmo! 

Sabe o que fede? Quando o sangue vai pro absorvente descartável e fica lá em contato com o oxigênio. Ele meio que apodrece. Se passar algum tempo ele começa a feder. E é desse cheiro que vocês tem nojo. Mas não entendo, se tem nojo desse jeito porque continuar com o tipo de absorvente que faz o sangue feder? 😶

Existem no mercado diversas marcas e modelos de coletor. Algumas marcas variam em tamanho e flexibilidade do material do copo. Às vezes um coletor muito molinho não vai ser bom pra quem tem a musculatura mais firme, sendo melhor comprar um coletor um pouco mais rígido.

Não incomoda?

Se introduzido corretamente, você esquece que está usando um coletor. Ele se molda ao canal vaginal, e você não sente absolutamente nada!

A minha experiência foi muito tranquila com o coletor. Passei 3 dias lutando pra acertar o jeito de introduzi-lo, coloquei errado algumas vezes, passei raiva sim, mas depois que aprendi, ficou fácil. É normal ter um pouco de dificuldade em alguns ciclos, quando se está começando a usar, então é uma coisa que exige uma certa paciência. Pra mim valeu super a pena.

Mas a gente não se suja?

Sim. Se você não quer sujar os dedos esse produto não é pra você. É impossível colocar e retirar o coletor sem sujar um pouco os dedos de sangue. Você vai precisar conhecer a posição e altura do colo do seu útero no período menstrual, e pra isso não tem saída: vai ter que sujar os dedos. Mas, depois de todas as vantagens, será que não vale a pena? Sério, o nojinho vai embora. Não tem porque ter nojo, na verdade. 

Nós somos muito travadas quando se trata do nosso próprio corpo. Temos nojo do nosso sangue, não conhecemos nossa estrutura. Tem mulheres que pensam que podem perder o coletor dentro delas, tamanho é o desconhecimento sobre a estrutura da vagina!

Isso é muito ruim, viu. Temos que conhecer o nosso corpo, até mesmo para reconhecermos se alguma coisa estiver errada. Uma mulher que se conhece é muito mais segura de si. E o coletor só funciona legal se você se conhecer e não tiver nojo de si mesma.

Eu uso o coletor da marca Violeta Cup, gostei muito dele porque eu achei o custo benefício excelente se comparado a outras marcas. Me dei bem com a flexibilidade dele, porque não é muito mole nem rígido demais. 

Vou deixar o link para compra do kit com Coletor + Caneca Higienizadora Tipo A (para mulheres com 30 anos ou mais OU que já tiveram filhos).

Coletor tipo A com caneca higienizadora

E o tipo B (para mulheres com menos de 30 anos ou com colo do útero mais baixo, ou seja, é um copo um pouquinho menor).

Coletor tipo B com caneca higienizadora

Estou indicando esse Kit porque sai muito mais barato do que comprar separadamente, e a caneca higienizadora é um avanço de vida, tá? Você coloca água nela até cobrir o coletor, e coloca uns 4 minutos no micro-ondas. Pronto, tá limpo e pronto pra próxima!

Em breve, farei outro post sobre isso, mas dessa vez falando sobre outro tipo de coletor, o Disco menstrual, e já adianto: é babado!!! 

Atualização: você pode acessar o post sobre o Disco Menstrual clicando AQUI.

Tem alguma dúvida sobre o coletor menstrual? Deixa aqui nos comentários que te respondo! Você já usa o coletor? Como foi a sua experiência? Quero saber também!

Beijinhos!

Comentários

Postar um comentário

Dê a sua opinião!